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4 erros na gestão de academia que você comete e nem sabia

Pare de cometer erros na gestão de academia com dicas simples e que irão te ajudar a alavancar seu negócio.

Administrar um negócio, qualquer que seja ele, pode se tornar cada vez mais complexo a cada dia, uma vez que mudanças tendem a acontecer o tempo todo e erros na gestão de academia podem aparecer.

No começo, pode ser que não afetem os resultados, soando como algo passageiro ou que não acarreta em problemas cumulativos, mas a maioria deles tende a prejudicar a gestão.

Neste post blog, separamos 4 itens para abordarmos formas que poderão auxiliar nas suas tomadas de decisões, além de oferecer um direcionamento para que esses possíveis erros deixem de existir.

Erros na gestão de academia, por que é tão fácil passar por eles?

No dia a dia de qualquer profissional as inúmeras tarefas desempenhadas costumam afetar não só a produtividade, mas também a forma como as coisas acontecem.

Muitas vezes um fator isolado pode se juntar a outro, criando um conglomerado de situações que poderiam ter sido evitadas.

É necessário atenção redobrada, pois o mercado conta com uma ampla concorrência, que vem crescendo e se consolidando a cada dia, inclusive através de outros segmentos que englobam a atividade física

Para que o negócio ande nos eixos, é de extrema importância que metas sejam elaboradas, planos de negócios, além de contar com uma equipe capacitada e o mantenimento de um ambiente atrativo para a prática diária dos alunos.

O cenário brasileiro para as academias tende a ser promissor, porém alguns desses erros podem comprometer os resultados. Abaixo, veremos alguns deles:

Falta de diálogo e exposição de metas com colaboradores 

De nada adianta criar metas e objetivos que não estejam alinhados com a equipe, afinal, são os seus colaboradores que estarão na linha de frente para que os resultados sejam alcançados. 

É preciso encontrar formas saudáveis de gerar feedbacks constantes, sejam eles negativos ou positivos, pois assim é possível alinhar as estratégias e expectativas.

Um bom diálogo entre gestores e funcionários acarreta em um relacionamento saudável, maduro e capaz de alcançar o que se deseja, em ambos os lados.

Além disso, é imprescindível que as metas sejam atingíveis, pois assim existirá maior motivação e persistência rumo ao objetivo final.

Inclusive, falamos sobre isso no e-Book: “Academias em 2022: como estabelecer metas atingíveis”, onde trouxemos um pouco mais sobre a metodologia SMART e a necessidade de aproximação com os colaboradores.

Para um melhor processo, treinamentos e capacitações também são peça fundamental, já que é preciso contornar as objeções de vendas com sucesso. 

Tudo isso irá garantir um atendimento de excelência para a sua academia, levando os seus funcionários a conhecerem muito bem o produto/serviço que estão oferecendo, visando sanar dúvidas, realizar sugestões e captar o máximo de informações relevantes para o seu negócio.

Não fidelização de alunos antigos

Como você já deve ter visto em posts anteriores, não fidelizar seus alunos é um erro tremendo. 

Isso porque o custo de novos clientes tende a ser muito maior, além de que os clientes que já conhecem o seu negócio, possuem um relacionamento muitas vezes já consolidado. 

“Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Essa é uma das famosas frases de Philip Kotler, considerado o pai do marketing.

Podemos tomar como base a jornada de compra, que tende a demorar um certo tempo, sendo percorrida de acordo com as necessidades do cliente, podendo avançar ou não dentro do funil de vendas.

Todo esse processo exige um planejamento estratégico, além de investimentos como marketing digital, anúncios, promoções e redes sociais, por exemplo. 

Já no caso da fidelização, as pessoas já possuem um relacionamento com a academia, como falamos anteriormente, exigindo um custo muito menor e resultados excelentes. 

Afinal, o cliente já terá passado por todo esse caminho e, portanto, novos negócios se tornam mais fáceis e com custo menor.

Sem contar que eles poderão levar à sua academia novos alunos, uma vez que as indicações costumam ser uma fonte de matrículas. 

Ou seja, é necessário o fortalecimento desse vínculo, sempre pensando em gerar excelentes experiências aos consumidores, além de superar suas expectativas.

Pouca exposição on-line e falta de constância nas redes

Atualmente, você já se deparou com algum empreendimento que não está nas redes sociais? Quase impossível, não é mesmo?

Principalmente depois do início da pandemia, os negócios precisaram se reinventar, absorvendo as demandas do on-line.

Muitas academias criaram modalidades de treinos em casa, através de plataformas de vídeo, possibilitando o acesso remoto de novos e antigos alunos.

Isso fez com que a internet tivesse um boom de treinamentos físicos, com o surgimento das academias híbridas, que oferecem treinos presenciais e on-line.

Além disso, o algoritmo tem sido um pouco cruel com aqueles que não aparecem muito, por isso, é crucial criar um planejamento de marketing estratégico para suprir a necessidade dos seus alunos em acompanhar o dia a dia da sua academia.

A maioria das pessoas gosta de compartilhar, interagir e obter respostas imediatas às suas necessidades.

Então, pense em como o seu conteúdo poderá auxiliar seus alunos, você pode trabalhar com:

  • Posts de incentivo aos treinos durante a semana;
  • Atividades diferentes e exclusivas para seguidores;
  • Reels de rotina diária dentro e fora da academia;
  • Materiais gratuitos para download;
  • Colabs com profissionais que agreguem à sua área de atuação, como nutricionistas, por exemplo;
  • Stories interativos que possam auxiliar na captação de informações relevantes para o seu negócio.

Lembre-se também que a humanização é muito importante, afinal, estamos falando com pessoas!

Falta de pagamento facilitado

A crise financeira está presente na vida de muitas pessoas, mas a conscientização de que a prática de atividade física fez com que houvesse mais investimento na saúde.

Ou seja, muitos brasileiros estão fazendo escolhas baseadas na qualidade de vida e no bem-estar, fazendo com que parte do dinheiro recebido seja direcionado para as academias.

Porém, o pagamento das mensalidades tende a ficar de lado caso algum imprevisto aconteça, então é preciso que o gestor tenha cartas na manga para não perder o aluno.

Sendo assim, trabalhar com pagamentos facilitados, cartões de crédito/débito e até mesmo pacotes, amplia as chances de oferecer a chance de que os treinos não precisem parar. 

Ao ser um associado ACAD você também pode usufruir da parceria com a Getnet, a maquininha que oferece a partir de 0,85% de taxas, além de:

  • Ser aceita por todas as bandeiras;
  • Ter uma taxa especial de antecipação;
  • Possuir 100% de desconto nas máquinas;
  • E desconto exclusivo em pacotes de serviço.

Não espere mais nem um segundo para botar todas as dicas que você viu aqui em prática! Temos certeza de que a sua gestão poderá se beneficiar muito ao não cometer nenhum desses erros. 

Conte com a ACAD Brasil para auxiliar na sua gestão

 

 

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