Saiba como atrair, converter, vender e fidelizar seus alunos!
Atualmente, todos nós sabemos que existe uma ampla gama de atividades físicas ao alcance de todos, mas esses serviços são oferecidos por pessoas que se organizam através de uma estratégia de marketing?
Algumas empresas já começam com um planejamento muito bem definido, antes mesmo de abrirem as portas, enquanto outras caminham entre concorrentes diretos e indiretos, sem prestar muita atenção no que está acontecendo no mercado.
Mas de uma coisa nós temos certeza, as academias estão espalhadas por toda parte e cabe ao gestor intensificar a forma como o negócio é visto pelos alunos atuais e futuros.
O número de oportunidades tende a crescer quando se sabe empregar recursos de publicidade de maneira efetiva, afinal, é através deles que a marca será vista e lembrada.
Nosso conteúdo de hoje vem com uma abordagem um pouco mais “técnica”, fazendo com que o seu negócio possa ganhar maior visibilidade e até mesmo retorno financeiro.
Estratégia de marketing digital, forte aliada para o desenvolvimento da sua academia
Com tantos canais de interação, já se imaginou estar fora de algum deles? Hoje em dia isso é praticamente impossível não é mesmo?
Os clientes de qualquer tipo de segmento estão “espalhados”, inclusive navegando por páginas infinitas que, muitas vezes, não oferecem aquilo que estão buscando.
É preciso pensar que a maioria das pessoas não dispõe de tempo para navegação, utilizando principalmente seus celulares.
Sendo assim, toda a comunicação deve ser fácil e objetiva, oferecendo uma experiência de consumo que vá além das expectativas esperadas.
O funil de vendas nada mais é do que guiar o seu cliente em potencial por várias etapas, desde a atração (momento de pesquisa) até a compra efetiva do serviço ofertado.
Isso é essencial para a sua equipe de vendas, devido ao fato de que ela estará preparada para abordar o aluno na melhor fase para o fechamento da aquisição.
Afinal, uma pessoa abordada no momento de interesse final, é bem mais fácil de ser convertida do que aquela que está apenas “dando uma olhadinha”.
Além disso, quando a busca por informação se inicia, oferecer ao seu futuro consumidor um conteúdo que seja relevante, atrai olhares, pois ele poderá acessar informações detalhadas que, às vezes, nem estava esperando encontrar.
Para que fique mais claro, separamos as etapas de forma mais detalhada para que você possa entender melhor como funciona esse fluxo.
As etapas do funil de vendas e sua importância para os negócios
O caminho percorrido pelos clientes às vezes é longo, mas também pode ser bem curto. Não existe uma forma de se prever quando uma estratégia de marketing não é bem traçada.
Mas um detalhe que vale ser destacado, é que a forma de abordagem é diferente para cada uma das etapas pelas quais o seu cliente em potencial está passando.
Veja como funciona na prática:
1- Atraindo o seu cliente
Mesmo sendo a primeira “fase”, essa é uma etapa crucial para o seu funil, pois é onde os consumidores poderão acessar informações sobre a sua academia.
Ele pode ter chegado ao seu negócio de diferentes maneiras: mídias sociais, impulsionamento, pesquisa no Google, localização privilegiada, indicação e muito mais!
Sendo assim, ainda está querendo saber mais sobre como o seu investimento irá valer a pena.
A decisão ainda não é concreta e ele não tem “em mãos” todas as informações necessárias para tomá-la.
Existem muitas dúvidas a serem sanadas, além, é claro, de muita curiosidade sobre os serviços ofertados.
A partir do momento que ele cria interesse em receber seus conteúdos, através de cadastro em mailing, landing pages, formulários etc, transforma-se em um lead, que nada mais é do que um potencial aluno no futuro.
Esse lead precisa ser alimentado com conteúdos relevantes sobre o que ele procura, englobando também o que ele nem sabia que tinha dúvida. Por exemplo: e-Books, checklists, webinars, posts, dentre outros.
Ao fazer isso, você estará nutrindo o seu lead, fazendo com que ele siga de forma natural através do funil de vendas, de acordo com a necessidade e objetivo do momento em que se encontra.
Uma boa sugestão para que isso aconteça de forma bastante efetiva, é a criação de uma persona, que nada mais é do que um cliente fictício que possui interesses, gostos, dores (problemas que você pode resolver) e necessidades.
Com essa persona, traçar o perfil do seu aluno fica muito mais fácil, tornando a sua estratégia de marketing ainda mais efetiva.
1- O momento da conversão
Imagine: se você fosse um futuro aluno, o que desejaria saber sobre a sua academia? É dessa forma que a etapa de conversão deve ser pensada.
Através dessa fase do funil você poderá responder a perguntas certeiras sobre o seu negócio, envolvendo ainda mais o cliente.
Quais são seus desejos, dores, necessidades, objetivos, sonhos? O que ele espera? Você será a solução de todos os problemas e a peça-chave para que alcancem seus objetivos.
2- É chegada a hora de vender
O momento da venda também é crucial, visto que muitos negociadores entendem que quando o lead chega nessa fase está tudo certo para fechar negócio.
É aí que eles se enganam. Como o funil funciona como uma via de mão dupla, ao mesmo tempo que o cliente se encontra em uma fase avançada, ele pode muito bem voltar atrás caso surja alguma dúvida inesperada ou algo que não o agrade durante o processo de aquisição.
Explore os seus diferenciais e mantenha um bom relacionamento com seus alunos, isso também garante a fidelização, que falaremos a seguir, além de futuras indicações para o seu negócio.
Fechar um contrato é muito mais do que assinar papéis ou realizar pagamentos de mensalidades.
Além disso, é super importante atentar aos clientes que procuram a sua academia de forma presencial, pois eles estão ali em busca de um local onde se sintam à vontade para realizar suas atividades.
Aparelhos atualizados, áreas atrativas e uma equipe bem preparada são apenas alguns dos “itens” essenciais para prosseguir com o fechamento da contratação.
3 – O famoso pós-venda e a memória ativa da sua marca
A última etapa não se difere das outras quando alinhamos o grau de importância, devido ao fato de que é fundamental manter a sua academia em uma memória sempre ativa, ou seja, as pessoas estarão sempre com a academia em mente, pensando no ambiente, indicando para amigos, conhecidos e “falando bem” do lugar onde pratica suas atividades.
Quando um aluno se sente satisfeito com os serviços prestados ele permanece e, além disso, acaba indicando outros possíveis clientes.
Ao mapear seus visitantes convertidos em leads e seus leads convertidos em alunos, no mundo digital, você poderá saber quantas pessoas precisa atingir para alcançar suas metas.
Isso é essencial para que a sua academia viabilize contatos (telefones, e-mails ou outros pontos de contato, para prospectar novos futuros alunos e obter possíveis contratações) e conteúdos efetivos para o fechamento e a fidelização, fazendo com que o sucesso seja alcançado.
Continue acompanhando as nossas postagens e tenha acesso à informações relevantes para a ampliação da estratégia de marketing aplicada na sua academia.
2 respostas
Olá!
Adorei o conteúdo!
Vocês fazem assessoria presencial em academia?
Precisamos melhorar cada dia mais nossa empresa e buscamos fornecedores de conhecimento para tudo acontecer melhor!
Fico no aguardo
Claudemir, ficamos felizes pelo seu feedback relacionado ao conteúdo!
A ACAD Brasil presta suporte aos associados através de diversos benefícios. Dentre os eles oferecemos: Orientação jurídica. Para saber quais são todos os benefícios, acesse: https://acadbrasil.com.br/beneficios/