Informativo ACAD Brasil

2023: ano marcado por encontros com autoridades governamentais

Em 2023, foram muitas as reuniões da ACAD com autoridades das três instâncias, desde representantes do Congresso Nacional, passando por Ministros, Senadores, deputados Federais e Estaduais, Secretários de Estado e outras autoridades em dezenas de municípios Brasil afora.

Muitos destes encontros foram essenciais para avançar em pautas determinantes às atividades do setor de academias. A seguir, confira alguns destaques, apenas do 1º semestre.

25/01 – Agenda cheia em Brasília: Senador Veneziano recebe ACAD e CREF

Logo no início do ano de 2023, esteve em Brasília, no Congresso Nacional, uma comitiva formada por Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, e dos representantes do CREF4-SP, Nelson Leme, presidente, Humberto Panzetti, 2º vice-presidente, e Patrick Novaes, conselheiro do CREF7-DF. Um dos encontros mais importantes foi com o Senador Veneziano Vital, vice-presidente do Senado, que recebeu a comitiva para tratar de temas impactantes, entre os quais a Reforma Tributária. “Nossa rodada de compromissos com representantes do Senado e da Câmara mostra o quanto estamos trabalhando para que as atividades das academias e dos profissionais de Educação Física sejam reconhecidas por sua essencialidade e para que possamos desenvolver ainda mais o setor”, disse Ailton Mendes.

27/01 – ACAD no lançamento do Programa VidAtiva do Governo do Estado de SP

Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, representou as academias do país no lançamento do Programa VidAtiva, onde conversou com Helena dos Santos Reis, secretária dos Esportes do governo do Estado de São Paulo, pasta responsável pela iniciativa. O VidAtiva é um incentivo do Governo para a prática de atividades físicas dentro das academias. Pessoas com mais de 60 anos, inscritas no programa, recebem um cartão magnético, com valor pré-pago de até R$ 100 por mês. O beneficiado deve ter frequência comprovada mínima de 75% da carga horária mensal das atividades em que estiver matriculado para seguir recebendo o recurso.

24/03 – Presidente do Senado recebe presidente do CREF4-SP e comitiva

Encontro em Brasília foi um verdadeiro marco na trajetória do setor nacional de fitness: pela primeira vez na história o presidente do Senado recebeu o presidente de um dos Conselhos Regionais de Educação Física. Nelson Leme, presidente do CREF4-SP, liderou uma comitiva com presidentes de outros conselhos regionais, e foi recebido, em encontro de mais de uma hora, por Rodrigo Pacheco, para uma conversa sobre as demandas das academias e dos profissionais de Educação Física.

19/04 – Audiência Pública no Congresso Nacional reúne setor

A Audiência Pública “o impacto da pandemia do Covid-19 no esporte”, proposta pelo deputado federal Diego Garcia, foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a participação de representantes do setor de fitness, entre os quais: Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, Nelson Leme, presidente do CREF4-SP, Gustavo Brandão, presidente do CREF9-PR, e Monica Marques, consultora da International Health Racquet & Sportsclubs Association e diretora da ACAD. Ailton Mendes e Patrick Aguiar, vice-presidente do CREF7-DF e líder da ACAD em Brasília, também cumpriram uma extensa e produtiva agenda no Congresso Nacional, na qual as pautas prioritárias foram a essencialidade do setor de fitness e bem-estar na saúde e a Reforma Tributária. A agenda contemplou encontros com os senadores Veneziano e Efraim Filho, e os deputados federais Júlio César, Ricardo Abrão e Daniel Soranz, ex-secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro.

15/06: Arthur Lira recebe comitiva ACAD na residência oficial da Câmara

O deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, recebeu o presidente da ACAD Brasil, Ailton Mendes, e o deputado federal Felipe Carreras para uma conversa sobre o papel estratégico das academias e dos profissionais de Educação Física. A comitiva entregou à Lira um dossiê que comprova que atividades de condicionamento físico contribuem para a saúde primária e desonera o estado, uma vez que garante a saúde física e mental das pessoas, as torna mais produtivas, além de diminuir os gastos no SUS.

 

WhatsApp chat