O Dia Mundial da Prevenção do Afogamento foi declarado em 2021 na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A Organização Mundial da Saúde – OMS designada como coordenadora e facilitadora das ações. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), parceira da OMS na luta contra afogamentos, coordena nacionalmente a campanha. A mobilização lembra as quase 5.500 vidas perdidas todos os anos no Brasil por afogamento e convoca todos a se tornarem protagonistas nessa luta.
“O objetivo é divulgar a data e conscientizar o maior número de pessoas possível a respeito do problema afogamento e sua solução, que é a prevenção”, disse Antonio Santos, chefe de Departamento do programa Piscina + Segura da Sobrasa.
A proposta da OMS é que em todos os países, as pessoas iluminem os monumentos mais importantes em cada cidade. Mas, ainda tem muito mais que pode ser feito presencial ou digital:
- Organize sua equipe e participe da volta ao mundo pela água – já somos 24 estados e percorremos 54 mil quilômetros e vamos além.
- Organize uma ação com o seu público – conte conosco para sugestões.
- Faça uma postagem em sua rede social, uma dica de prevenção ou junte um grupo e abrace uma área de risco de afogamento.
Em 2023, as ações conjuntas no Dia Mundial da Prevenção do Afogamento alcançaram mais de 314 mil pessoas e 21 milhões de impressões digitais com 37.674 postagens, 1.563 reportagens em TVs, Jornais, Rádios e outros, 176 milhões de cobertura e 1,3 bilhão de visualizações.
Clique aqui para acompanhar os resultados do ano passado.
Qual o tamanho do problema do afogamento
- Foi causa de mais de 2,5 milhões de mortes na última década.
- 90% dessas mortes ocorre em países de baixa e média renda.
- Globalmente, os afogamentos vitimam mais crianças de 1 a 4 anos, seguidas por crianças de 5 a 9 anos.
- No Brasil, 15 brasileiros morrem afogados diariamente, ou seja, um a cada 90 min.
- Afogamento mata 3 crianças por dia, sendo que uma morte ocorre dentro de casa a cada 3 dias.
- Afogamento é a 2ª causa de morte de 1 a 4 anos e 4ª de 5 a 24 anos.
Para mais informações, clique aqui!