Informativo ACAD Brasil

ACAD apoia movimento “Parcelo Sim” que já tem 1 milhão de assinaturas

 

Movimento a favor do ‘parcelado sem juros’ atinge 1 milhão de assinaturas

Movimento reúne 24 associações ligadas aos setores de comércio, empreendedorismo e defesa do consumidor. O movimento “Parcelo Sim”, criado por entidades do varejo em novembro de 2023, quando se discutiam mudanças no cartão de crédito – com possíveis alterações no parcelado sem juros – atingiu a marca de 1 milhão de assinaturas.

 

O movimento reúne 24 associações, entre as quais a ACAD Brasil, ligadas aos setores de comércio, empreendedorismo e defesa do consumidor, e brigou com os bancos, que defendiam a necessidade de mudanças no parcelado sem juros.

 

“Para o empreendedor, o parcelado sem juros é uma ferramenta fundamental. Não faria nenhum sentido mudar as regras só para ‘agradar’ aos grandes bancos”, afirma Henrique Lian, presidente de Relações Institucionais e mídia da Proteste.

 

As novas regras para o rotativo do cartão de crédito, aprovadas no fim de dezembro de 2023 pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), entraram em vigor no início de janeiro de 2024. A partir de agora, os juros e encargos cobrados após o atraso do pagamento da fatura do cartão não poderão exceder 100% do valor da dívida original.

 

O manifesto: Em defesa do Parcelado Sem Juros

 

O Parcelado Sem Juros (PSJ) do cartão de crédito é uma das mais importantes ferramentas de concessão de crédito do Brasil. Ele ajuda 200 milhões de brasileiros todos os dias: quem precisa trocar o smartphone por um modelo novo para trabalhar, quem precisa comprar móveis e eletrodomésticos novos depois de um imprevisto, quem tem o sonho de dar uma TV nova para a família. Mas não é só isso. Muita gente usa o Parcelado Sem Juros para comprar remédios, uma necessidade que não pode ser adiada. Tem gente que parcela a compra do mercado para levar comida para casa. O PSJ é uma conquista dos brasileiros e faz parte do nosso dia a dia.

 

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), essa modalidade de pagamento é adotada por 90% dos varejistas e, segundo o Datafolha, 75% da população faz uso dela. O que pouca gente sabe é que estão tentando mexer nele e limitar esse direito do consumidor. Se isso acontecer, 42% das pessoas reduzirão seus gastos pela metade, segundo o Instituto Locomotiva. A mesma pesquisa mostra que 115 milhões de brasileiros só conseguiram realizar seus sonhos até hoje com ajuda do PSJ.

 

Criamos esse movimento com objetivo de preservar uma conquista que é nossa. Essa campanha é para todos nós. Manifeste-se contra as mudanças no PSJ e a favor dos seus direitos. Parcelo Sim!

 

Clique aqui para assinar o manifesto: https://parcelosim.com.br/

WhatsApp chat