Informativo ACAD Brasil

Alessandro Mendes no ACAD Talks: “IA é o investimento mais barato e com maior retorno para o seu negócio”

Ontem, foi o consultor Alessandro Mendes realizou a segunda rodada do ACAD Talks, mentoria mensal que tem reunido gestores do fitness de todo o país. Alê, como é conhecido no mercado, começou a mentoria perguntando ao Carlinhos Califórnia, mediador da live, o quanto ele tem se surpreendido com o uso da Inteligência Artificial em suas academias. A resposta foi uma provocação: “me surpreendo diariamente e quem não está nessa tá errando. Muitos gestores ainda estão usando a IA como um Google melhorado, com perguntas para o ChatGPT (versão gratuita)”.

Segundo Alessandro Mendes: “foi uma experiência muito legal. A troca ao vivo ali com o Carlinhos fez total sentido. A gente abordou as principais IAs existem atualmente e contextualizou com diversos exemplos de como os gestores, os profissionais de Educação Física podem utilizar isso de forma estratégica para poder gerar mais resultado. E o panorama que ficou pintado ali é que a gente precisa se mexer, que as pessoas precisam investir. Não dá para contar com experiências em formatos gratuitos, porque elas são mais simples e rasas na hora de processar a informação e te entregar os caminhos. Não dá para você aprender o que é a IA só lendo, só estudando, só assistindo vídeo. Você tem que mexer para que você consiga entender como elas realmente funcionam.” 

Alguns destaques da mentoria de ontem

“A inteligência Artificial tem transformado nossas vidas, de forma galopante especialmente no último ano. E hoje, podemos dizer que o investimento em IA é o mais barato e com o maior retorno para o seu negócio.  Um uso imediato e muito eficaz é a criação de uma comunicação com o cliente que acabou de ingressar na academia. A IA pode programar os contatos, sob um gerenciamento eficaz de comunicação entre a academia e o usuário, prevendo o aproveitamento dos treinos, a frequência, se esse cara pode desistir de frequentar… a IA vai ler os dados, preparar um script de comunicação, programar os disparos de contato, registar as respostas, analisar os resultados, construir uma nova interação com bases nessas informações…. Tudo isso como forma de excelência para promover a retenção.”

Alessandro continuou: “existem ferramentas de IA que custam 15 dólares e permitem que você utilize personagens, para suas campanhas de marketing, baseados em pessoas que treinam em sua academia, com desenhos superbacanas feitos a partir das fotos de seus clientes. Imagine uma comunicação extremamente personalizada? É isso. Um looping de 100% na nossa capacidade de gerar conteúdo para nossos clientes. A quantidade de dados que você consegue produzir de dentro do seu negócio é surreal.”

O consultor fala também de uma recente experiência em sua empresa: “finalizamos um imenso projeto de análise de concorrência de mercado para entender a viabilidade de um novo negócio em Santa Catarina, com investimento de R$10 milhões. Fomos às ruas com nosso time, fizemos as pesquisas, levantamos muitas informações, mas na hora de cruzar e analisar os dados, o que a Inteligência Artificial fez, a gente não conseguiria: comparar concorrente com concorrente; apontar pontos fortes e fracos; construir lacunas de criação de estratégias; definir posicionamento para ser mais competitivo… inacreditável! A IA nos mostrou que matematicamente não era viável montar aquele negócio, naquele lugar”

Para quem ainda acha que a Inteligência Artificial vai substituir as relações humanas, Alessandro alerta: “o que haverá é uma readequação da inteligência humana às novas formas de trabalho, de construir riqueza, de se relacionar com o outro. Isso já está acontecendo. Com a ajuda da IA, as pessoas poderão deixar inúmeras tarefas com a tecnologia e assim terão mais tempo a dedicar aquilo que só o humano pode fazer: humanização.”

O encontro contou com a presença on-line de dezenas de gestores de todos os cantos do país, que participaram, através do chat, com diversas perguntas para o mentor. Entre as perguntas, Samuel Machado questionou sobre como usar a IA sem perder autenticidade e conexão. A resposta de Alessandro Mendes foi muito interessante.

“No filme “Ela”, o personagem do ator Joaquim Phenix compra uma IA porque ele não tem mais pessoas com quem conversar e ele se apaixona pela IA. As conexões dependem de como você enfrenta o mundo ao seu redor. Minha filha de 5 anos começou a interagir com a IA que eu já havia “instruído” sobre a dificuldade de fazê-la tomar banho em dias de frio extremo conversando com a minha filha, a IA disse para ela levar a boneca favorita para a cachoeiras das princesas, onde havia muita purpurina. A IA transformou o banheiro em um local dos sonhos e meu problema acabou. Em um futuro próximo, minha filha vai treinar em uma academia. Você acha que ela vai se contentar em conversar com a IA? A gente precisa se preparar para atender esse novo público.”

Não bastasse todo o conteúdo apresentado, Alessandro incluiu o ChatGPT dele na live e pediu três dicas de uso de IA em academias. É o futuro que já chegou!

A terceira rodada da mentoria já tem mentor definido: Paulo Akiau, presidente da ABC EVO. Não deixe de participar.

📅 Data: 25 de setembro
🕖 Horário: 19h
💻 Online e gratuito apenas para associados ACAD Brasil

ACAD Brasil
WhatsApp chat