Para quem ainda não leu a entrevista com a executiva Ana Paula Leal Graziano, publicada na última edição da Revista ACAD Brasil, esta é mais uma oportunidade.
“Organizei mais de 300 eventos em 35 anos!” Este é um dos muitos feitos da fundadora e diretora executiva da Savaget, que é, também, a CEO do Arnold Sports South America. Ana Paula é uma mulher extremamente bem-sucedida em um mercado tradicionalmente masculino e, em sua trajetória, superou estereótipos para demonstrar de forma consistente que a liderança feminina não só é possível, como fundamental para a inovação e para a construção de ambientes mais colaborativos e inclusivos. Em 2025, Ana Paula estará à frente de outras dezenas de eventos, entre os quais Arnold Sports Festival e Rio Sport Show, ambos já consagrados na agenda oficial do mercado.
Quais são os desafios em ser uma mulher bem-sucedida num mercado tradicionalmente masculino?
Acredito que a principal barreira resida na necessidade constante de provar competência e resiliência. Essa jornada exige coragem, determinação e, sobretudo, a criação de redes de apoio que incentivem e empoderem outras mulheres a ocuparem espaços de destaque. Acredito que cada desafio superado fortaleça nossa presença e pavimente o caminho para que mais mulheres possam contribuir com suas ideias e habilidades, transformando o setor e inspirando futuras gerações. Sinto um imenso orgulho em fazer parte dessa evolução e estou comprometida em continuar promovendo eventos que celebrem a diversidade, a excelência e o espírito inovador que caracteriza o universo do fitness brasileiro.
A primeira vez que você abriu a sua casa depois da pandemia foi para reunir sua equipe e planejar a edição do “Arnold”. Ter um time bem próximo faz diferença?
Ter um time que funciona como uma verdadeira família é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, especialmente no setor de eventos, onde a colaboração, o comprometimento e a resiliência são fundamentais. Mais de 50% dos colaboradores da Savaget vieram de laços de amizade e, apesar de questionado por muitos, este modelo de gestão tem funcionado para mim, pois conheço cada um, as suas limitações e os seus pontos fortes, o que torna a relação mais fluida e eficaz. Uma equipe alinhada com os mesmos valores e propósitos também reflete na qualidade do evento, pois quando as pessoas trabalham com paixão e sintonia, isso transparece no resultado, impactando positivamente expositores, parceiros e o público. No fim das contas, o mais importante não é O QUE realizamos, mas COM QUEM realizamos!
Schwarzenegger é autor da frase: “coisas comuns são para pessoas comuns, eu sou diferente!” O que se terá de diferente na edição de 2025 do Arnold Sports Festival?
Essa frase do Schwarzenegger reflete exatamente o espírito que permeia o evento. Buscamos ir além do lugar comum! Construímos cada edição baseada nos pontos fortes e nos que precisam ser aprimorados. Estamos preparando inovações que vão transformar não somente a experiência do público, mas também a dos expositores. O evento é um grande “combo” e reúne feira + conhecimento + esportes + entretenimento! No fitness, criamos diversos eventos paralelos: Congresso de Gestores de Academias, Congresso de Fisioterapia e Fórum de Hotelaria e Condôminos. A experiência que vamos gerar estende-se fortemente para o business e as marcas poderão experimentar não apenas o contato com o consumidor dos seus produtos, mas um estreitamento ainda maior com os clientes. O espírito “eu sou diferente” não é apenas uma frase, é o nosso compromisso diário em oferecer um evento que transcende expectativas e redefine o que significa ser extraordinário no mundo do esporte, saúde e qualidade de vida!
Você realiza eventos de esportes desde 1993. O que mudou nestes 32 anos, não só no mercado, mas na sua visão sobre eventos?
O mercado de eventos esportivos passou por uma transformação gigantesca, tanto em estrutura quanto em alcance. No início, eventos eram mais segmentados em nichos, como musculação, corrida ou esportes olímpicos. Hoje, há uma integração muito maior entre diferentes áreas, incluindo fitness, saúde, nutrição, tecnologia e até bem-estar animal, refletindo a demanda crescente por experiências mais completas e diversificadas. A profissionalização do setor também evoluiu exponencialmente e hoje usamos big data, inteligência artificial e redes sociais para entender o público, personalizar experiências e ampliar o alcance global. Além disso, a sustentabilidade e o impacto social se tornaram essenciais. Há 30 anos, pouco se falava de ESG em eventos esportivos, mas hoje é uma prioridade pensar em logística sustentável, acessibilidade e inclusão. Minha visão sobre eventos mudou junto com esse crescimento. Antes, eu via um evento apenas como um espaço para competições e expositores. Hoje, enxergo como um ecossistema vivo, onde cada detalhe — da experiência digital à interação presencial — precisa ser pensado para criar conexões, gerar negócios e promover um estilo de vida saudável e inspirador. O segredo do sucesso ao longo dessas três décadas foi adaptar constantemente, ouvir o público e inovar sem perder a essência do esporte.
A ACAD Brasil completou 25 anos e você foi homenageada em reconhecimento à imensa contribuição ao mercado de fitness. Como você se sente sendo uma referência de excelência?
Receber essa homenagem da ACAD, pelas mãos do Ailton, que eu tanto admiro, em um momento tão emblemático como os 25 anos da associação, é uma sensação profundamente gratificante e inspiradora. Sinto-me honrada em ser reconhecida como uma referência de excelência em um setor que pulsa inovação, paixão e transformação. Essa conquista não é apenas fruto do meu trabalho individual, mas do esforço coletivo de todos que, dia após dia, contribuem para elevar o padrão do mercado nacional de fitness, nutrição esportiva e esportes.
O mercado carioca está ávido por mais uma edição da Rio Sport Show. É verdade que ela vai acontecer em 2025? Pode nos contar mais sobre este evento?
A Rio Sports Show teve sua primeira edição em 1999 e desempenhou um papel fundamental no crescimento do mercado de academias no Brasil. Após um hiato de oito anos, estamos muito empolgados em anunciar que o evento retorna ao Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de julho de 2025, no Centro de Convenções Promag, totalmente repaginado e preparado para atender às novas demandas do setor de fitness. Esta edição chega com grandes expectativas, trazendo inovações, tendências e oportunidades de negócios para impulsionar o mercado carioca. Será uma grande celebração do segmento de academias e bem-estar, reunindo marcas, profissionais e entusiastas do setor em um ambiente dinâmico e estratégico, além do Congresso para Gestores de Academias e muito mais.