
Neste informativo de estreia do ano, o time da Associação já tem novidades para contar: foi realizada a primeira reunião de diretoria, um espaço para novas ideias, debate sobre prioridades e definição de estratégias; a equipe ACAD também já começou a desenhar a super agenda de eventos próprios, os já tradicionais encontros regionais, que no ano passado esteve presente em 18 cidades de Norte a Sul do País, nas capitais e no interior dos estados; como fruto de uma das dezenas de ações da Associação frente às políticas públicas, uma vitória sobre a permissão da cobrança de multa de até 20% do valor dos planos com prazo determinado, em caso de rescisão antecipada pelo consumidor.
“Começamos com gás total, já planejando ações e estratégias de apoio ao desenvolvimento do setor. Estamos animados com todas as possibilidades que poderão fazer de 2026 um ano de consolidação de várias iniciativas voltadas para os negócios de academias. Também estruturamos a ACAD para trabalhar ainda mais em prol deste nosso mercado que vem sendo reconhecido, cada vez mais, como essencial à saúde da população. Venha com a gente, fazer parte desse time!”, disse Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil.
O ano de 2026 será de desafios, com o país voltado às Eleições presidenciais e Copa do Mundo, que costumam roubar as atenções da população. Será um ano também com nove feriados nacionais caindo em dias úteis, sem contar os estaduais e municipais, e pontos facultativos. Dos nove feriados nacionais, sete serão em sextas ou segundas-feiras, podendo dar origem aos feriados prolongados com um descanso de 3 dias. Outros dois feriados cairão em quintas ou terças-feiras, permitindo um descanso ainda maior caso as empresas decidam emendar essas folgas, como é o caso de Tiradentes e Corpus Christi.
Uma sugestão para transformar tantos dias de “folga” – o que pode refletir na frequência nas academias – é ter em mãos essas datas com antecedência, para assim definir um planejamento de gestão de pessoas, com escalas para a equipe e com programação especial para os frequentadores da academia. Quando bem estruturado, esse planejamento pode se transformar em uma oportunidade estratégica, contribuindo para melhorar o engajamento das pessoas, o clima organizacional e até mesmo a performance, com entregas especiais para o consumidor da ponta.
“Um dos espaços mais interessantes e assertivos para se ter dicas de gestão e de planejamento são os eventos do setor fitness. Além da Associação participar de vários deles, no Brasil e, também, internacionalmente, estamos preparando uma agenda imperdível de eventos próprios e estaremos presente em cidades de todas as regiões do país. Sabemos que os encontros vão muito além de aproveitar os conteúdos das palestras: são espaços para que possamos entender o movimento do mercado; trocar experiência com quem vive desafios parecidos; enxergar novas oportunidades e crescer com tantas dicas de gestão. Não deixem de participar dos Encontros ACAD Conexões”, disse Andrea Rodrigues, gestora executiva da ACAD Brasil.
E aí! Você está preparado para os desafios e oportunidades de 2026?