Esta semana, a brasileira Sandra Rossi Madormo se tornou a vencedora do prêmio internacional Virginia Hunt Newman, criado pela World Aquatic Babies and Children Network – WABC e realizado pelo International Swimming Hall of Fame – ISHOF.
O prêmio reconhece profissionais com contribuições notáveis aos esportes aquáticos.
Com 43 anos dedicados ao ensino de natação a bebês e crianças, Sandra é a Fundadora do Instituto de Natação Infantil – INATI, e acredita que o reconhecimento pode contribuir para que a conscientização da segurança aquática ganhe mais força e diminua os índices de incidentes – lembrando que o Brasil é líder em afogamentos na América Latina. Somente em 2022, os afogamentos foram a causa de 5.488 mortes no país, segundo o DataSUS do Ministério da Saúde e o relatório da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
“Os números ainda estão num patamar muito elevado, o que reforça a necessidade de intensificação do trabalho e que ele seja mais universal, abrangendo crianças, adolescentes e adultos de todas as classes sociais, já que o afogamento não discrimina por faixa etária, cor, raça, gênero ou classe social. A premiação pode ser mais uma forma de chamar atenção para este tema tão importante, mas que ainda não é percebido como tal pela população em geral”, diz Sandra.