Informativo ACAD Brasil

Deu na Folha de SP: prancha e agachamento reduzem pressão arterial

 

 

Esta semana, o jornal Folha de São Paulo noticiou alguns dos resultados de um recente estudo pesquisa publicado no British Journal of Sports Medicine: os exercícios isométricos, também chamados de estáticos, como prancha e agachamento, são comprovadamente uma das atividades físicas mais eficazes para prevenir e tratar a hipertensão.

O estudo avaliou a eficácia de diferentes modalidades de exercícios na redução da pressão arterial, incluindo exercícios aeróbicos, treinamento de resistência dinâmica, treinamento combinado, treinamento intervalado de alta intensidade e exercícios isométricos. A pesquisa foi uma meta-análise de 270 ensaios clínicos randomizados com uma amostra total de 15.827 participantes.

Os resultados indicaram que os exercícios isométricos, como agachamentos contra a parede, aperto manual e extensão de perna, foram os mais eficazes na redução da pressão arterial, com resultados superiores aos de outras modalidades de exercício, como o treinamento aeróbico e o de resistência dinâmica.

O estudo cumpre critérios científicos rigorosos e oferece evidências robustas de que os exercícios isométricos podem ser uma ferramenta eficaz para reduzir a pressão arterial, comparáveis ou até superiores a outros tipos de exercícios tradicionalmente recomendados para essa finalidade.

Clique aqui e acesse a íntegra do estudo!

 

WhatsApp chat