Você conhece bem as entidades de classe que representam o setor de fitness? Este texto traz um pouco mais sobre responsabilidades e atribuições de cada instituição que representa os negócios de academias e os profissionais deste mercado.
Sindicatos Patronais
São organizações coletivas de fabricantes, varejistas ou outros empregadores de trabalho assalariado, como no caso das academias empregadoras. No caso das academias, a principal função do sindicato patronal é fazer as negociações anuais, de convenções coletivas, com os sindicatos laborais, e, também os acordos coletivos de trabalho, em negociações diretamente com as empresas.
No Brasil, também são conhecidas como sindicatos de empregadores ou sindicatos patronais. Em um mercado livre, a competição entre empresas concorrentes naturalmente tende a impedir a ação conjunta para a promoção de interesses comuns. O surgimento de sindicatos e seus esforços para estabelecer acordos coletivos de trabalho locais ou de toda a indústria acabaram por abrir caminho para a ação combinada de concorrentes que empregavam essa mesma mão de obra.
Sistema Confef/CREFs
O Conselho Federal de Educação Física (assim como os Conselhos Regionais) registra normatiza, fiscaliza, julga e orienta o exercício profissional, em relação aos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física e pelas Pessoas Jurídicas nas áreas de atividades físicas, exercícios físicos e do desporto no âmbito da educação, saúde, esporte, cultura e lazer, atuando como órgão consultivo e normativo.
O Confef tem atuação nacional e é a instituição central e coordenadora do Sistema Confef/CREFs. Os conselhos são organizados e dirigidos pelos próprios Profissionais e mantidos por estes e pelas Pessoas Jurídicas que oferecem serviço em atividades físicas, exercícios físicos e atividades esportivas com independência e autonomia, sem qualquer vínculo funcional, técnico, administrativo ou hierárquico com qualquer órgão da Administração Pública.
ACAD Brasil
Fundada em 1999, como uma Associação apenas de academias do Rio de Janeiro, em apenas um ano a entidade passou a se chamar ACAD Brasil e, pouco a pouco, foi reunindo academias também de São Paulo, depois de Minas Gerais até que conquistou associados em todas as regiões do país, com representantes do Piauí, do Amazonas, do Rio Grande do Norte e do Sul!
Hoje, a Associação Brasileira de Academias – ACAD Brasil reúne mais de 1600 associados, tem uma diretoria composta por mais de 30 Diretores Regionais e até o final de 2024, quando completa 25 anos de existência, contará com um time de mais de 90 líderes, de empresários e gestores de todo o país, atuando como lideranças voluntárias em prol a defesa e o desenvolvimento dos negócios de academias e do setor de fitness, saúde e bem-estar.