Informativo ACAD Brasil

Entrevista com Angelo Vargas – Pós-Doutor em Ciência do Desporto veste a camisa “Somos Essenciais”

 

 

Em agosto de 2023, a ACAD Brasil lançou o movimento “Somos essenciais”, chamando a atenção para a importância das academias e dos profissionais de Educação Física – já reconhecidos oficialmente como da Saúde – para a prevenção e a manutenção da saúde da população brasileira. Nestes últimos seis meses, proprietários de academias, personal trainers, legisladores, médicos, senadores, ministros, empresários… centenas de pessoas aderiram ao movimento em prol do combate ao sedentarismo e por um Brasil mais ativo.

Entre os que apoiam o Somos Essenciais – e literalmente vestem a camisa – está Angelo Vargas, profissional de Educação Física, pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciência da Motricidade, Doutor em Educação Física, Pós-Doutor em Ciência do Desporto, Pós-Doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A equipe da ACAD Brasil conversou com o prof. Angelo, um nome de peso que apoia o movimento e veste essa camisa.

 

Qual a importância do movimento e como fazer para que ele alcance cada vez mais pessoas influentes?

Eu entendo que o movimento “Somos Essenciais” tem uma importância fundamental, assume uma magnitude impactante na sociedade brasileira e coloca a ACAD Brasil como protagonista da segurança da sociedade. Reconhecendo, por lei, o profissional de Educação Física como um profissional da área da Saúde e a atividade física essencialíssima para a manutenção e a prevenção da saúde, somos nós os únicos profissionais genuinamente da Saúde, porque trabalhamos em saúde preventiva, primária e de recuperação, como reconhece a Organização Mundial da Saúde – OMS. Podemos dizer que o único profissional tecnicamente e academicamente preparado para dar segurança à sociedade neste designo da saúde é o profissional de Educação Física.

Divulgar essa essencialidade é, acima de tudo, protagonizar a segurança da sociedade. Assim, este é um movimento de suma importância, justamente porque chama a atenção para a atividade física, o exercício físico, que é a sinergia técnica que tem um objetivo específico: a manutenção da saúde, a priorização da saúde.

 

O que falta para que toda a sociedade se convença de que o combate ao sedentarismo pode salvar muitas vidas?

Eu sou bastante intolerante com o cidadão brasileiro e a qualquer atividade, por ação ou omissão, que coloque em segundo plano a segurança da saúde da sociedade. É mais do que sabido, está consagrado mundialmente, inclusive com documento instituídos da OMS, que uma das formas preventivas no terceiro milénio para salvar o ser humano dos males degenerativos da vida contemporânea é o exercício físico bem orientado. Isso é sabido no mundo inteiro, em todos os países desenvolvidos, subdesenvolvidos, emergentes. Não há por que a sociedade brasileira assumir uma conduta omissiva, seja por parte do médico, do fisioterapeuta, do próprio profissional de Educação Física, da dona de casa, do executivo, não importa. Temos que entender claramente o risco que o sedentarismo traz para todos e cada um de nós. A prática da atividade física é imperativa para a manutenção da saúde. O mundo moderno pela automação e tecnologia procura cada vez mais o conforto e este conforto tem o nome: ausência de sinergias e movimento. Quanto mais conforto mais sedentarismo, quanto mais conforto mais necessidade de atividades físicas compensatórias e essas compensações chama-se exercício físico, porque visa sobretudo a manutenção da saúde e muitas vezes até a cura de alguns males que estão perigando nos acometer.

Essa essencialidade é imperiosa, porque nós somos essenciais porque somos nós essenciais, porque somos o epicentro de onde tudo começa para garantir a segurança da sociedade. Na verdade, nós somos soldados da saúde, porque nós atuamos o tempo inteiro na saúde, em saúde. Este movimento fala de algo muito importante, algo que não se negocia, que é essencialidade.

 

Qual o papel de uma Associação como a ACAD Brasil neste movimento em prol uma sociedade mais ativa?

A ACAD assume importância capital neste movimento, já que divulga este conceito da essencialidade de academias e profissionais de Educação Física, em nome da sociedade. Parabenizo a Associação por assumir esse protagonismo, essa responsabilidade, de divulgar um direito do cidadão de praticar exercício físico com um profissional competente que tenha responsabilidade civil e administrativa para prescrever orientar coordenar exercícios físicos na área da saúde.

 

WhatsApp chat