Informativo ACAD Brasil

Entrevista: Miren Oca virá ao Brasil em abril para o 15º Congresso de Natação Infantil

“Escola de Natação Ocaquatics apoia funcionários e muda vidas”, diz Miren Oca. Ser capaz de ensinar natação e construir um império de escolas de natação são experiências totalmente diferentes, mas Miren construiu seu negócio de 30 anos com base no que aprendeu na adolescência. Ela é fundadora e atual CEO da Ocaquatics Swim School, rede em Miami, Estados Unidos.  Nos dias 4 e 5 de abril ela estará no 15º Congresso Internacional de Natação Infantil e no Swim Schools Strategic Summit, organizados pelo INATI, para mostrar porque é uma das lideranças mais inovadoras no setor. Miren já foi matéria da revista Forbes, por conta de suas iniciativas ousadas e vai contar aos brasileiros tudo sobre uma gestão de sucesso. 

Fundar uma escola de natação não foi sua primeira escolha profissional? 

“Se você tivesse me perguntado aos 18 anos onde eu estaria hoje, eu teria dito que estaria em meu consultório médico como cirurgiã-ortopédica. No entanto, aqui estou eu, mais de 30 anos depois… É engraçado as coisas que planejamos e como elas mudam ao longo dos anos. Quando eu era uma jovem estudante universitária, inesperadamente engravidei do meu filho. Eu sabia que, para sustentar minha família em crescimento, eu tinha que começar a ganhar a vida, então voltei para o que já sabia: ensinar natação!”

Como você se apaixonou pela natação? 

“A natação estava na minha vida desde que me lembro. Do acampamento de verão à natação competitiva. Em seguida, para salva-vidas e dar aulas como estudante do ensino médio. Morando na Flórida, eu sabia que a instrução de natação era algo que eu poderia fazer o ano todo para me sustentar financeiramente. E então, comecei minha própria escola de natação. Para minha surpresa, a demanda por meus serviços cresceu rapidamente e percebi que poderia contratar outros instrutores e expandir para o ensino em instalações maiores e mais profissionais. Mas a cada passo à frente, havia algo me segurando…”

Quais foram os principais desafios de um negócio de atividades aquáticas? 

“À medida que meu negócio crescia, os gerentes de propriedade com quem eu estava lidando ficavam mais desconfortáveis e fui expulsa de todas as piscinas que aluguei Esse desafio me levou a construir minhas próprias instalações. Ter a nossa própria propriedade, onde pudéssemos controlar o ambiente para nossas aulas foi fundamental à fase seguinte do meu negócio. Embora esse fosse um enorme risco financeiro, valeu a pena a longo prazo. Depois que abri meu primeiro local construído para esse fim, o negócio começou a prosperar e abri mais quatro locais em Miami.”

Você diz que “a Escola de Natação Ocaquatics apoia funcionários e muda vidas”. Pode falar mais sobre essa afirmação?

“A Ocaquatics é reconhecida como uma empresa que se preocupa com as pessoas da equipe, com a nossa comunidade e nosso planeta. Além disso, por meio de nosso programa de bolsas de estudo, ajudamos famílias de todos os níveis de renda a se tornarem mais seguras perto da água. Em comemoração ao nosso aniversário de 30 anos, fizemos a transição do negócio para um Employee Ownership Trust (EOT). Isso significa que agora somos uma empresa 100% de propriedade dos funcionários.

Depois de 30 neste mercado, qual é o saldo? 

“Olho para os últimos 30 anos e tenho orgulho dos três milhões de aulas de natação que ensinamos no sul da Flórida! Ao longo de tudo isso, uma das principais lições que aprendi é que tive que acreditar em mim e no meu sonho. E arrisquei! A cada passo, os obstáculos estavam por toda parte. Quando eu estava lutando para encontrar piscinas para alugar, tomei a iniciativa e construí a minha própria. Quando os bancos me rejeitaram para um empréstimo, fiz uma segunda hipoteca da minha casa. Apesar dos desafios, segui em frente, mantive-me fiel aos meus valores e desenvolvi um negócio que estava mudando a vida das pessoas. Tenho orgulho dos desafios que superei, do negócio que construí, do impacto que causamos e estou animada com as oportunidades futuras.”

Clique aqui e veja o convite de Miren para o Congresso Internacional de Natação Infalntil, que será nos dias 4 e 5 de abril. 

Esta matéria é uma livre adaptação à original, escrita por Ellen Sherberg, repórter e editora da American City Business Journals, e publicada no Biz Journal.

WhatsApp chat