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Eventos em academia: 7 ideias para inovar e conquistar clientes

 

 

O mercado de fitness é extremamente competitivo – principalmente pela demanda de um consumidor cada vez mais exigente. Além de praticar exercício físico, os alunos tendem a procurar espaços nos quais se sintam bem e engajados, a todo instante. A ideia de pertencimento faz das academias um espaço atrativo, propício a criação de “tribos” e isso é uma vantagem mercadológica. E os eventos em academia têm alto potencial para conquistar esse público.

 

Algumas das vantagens de eventos em academias:

  • Tira os alunos da rotina dos treinos;
  • Cria um ambiente interessante e atrativo;
  • Proporciona momentos de descontração e trocas de experiências entre os alunos;
  • Cria espaços para que mais pessoas conheçam a academia;
  • Aumenta o engajamento dos alunos;
  • Melhora a retenção dos clientes, diminuindo a sazonalidade de matrículas;
  • Aumenta a rentabilidade em caso de cobrança de taxa de participação!

 

Para embarcar nessas vantagens, a seguir 7 ideias de eventos para serem realizados dentro da academia e conquistar alunos.


1. Promova competições saudáveis

Desafios são ótimos mobilizadores, tanto para quem participa quanto para quem assiste. E as academias estão cheias de oportunidades para desafiar os alunos, sempre de forma saudável. Pense em competições relacionadas à frequência de treinos dos alunos, cumprimento de metas individuais, ou outros desafios que possam mobilizar as pessoas – sem que isso ofenda quem não deseja fazer parte do movimento.


2. Desenvolva eventos para complementar o cuidado com a saúde

O cuidado com o corpo está diretamente relacionado a uma alimentação saudável, saúde mental, autoestima e outros benefícios integrados. Realizar eventos que tenham como temática qualquer uma dessas atividades complementares pode melhorar a experiência do aluno na academia. Você também pode promover minicursos, palestras ou workshops levando alguma personalidade ou especialista para ministrar o evento.

 

3. Comemore datas comemorativas

Principalmente as datas comemorativas e comerciais mais conhecidas – como Dia das Mulheres, Réveillon, Carnaval, Natal, etc. – são pratos cheios para celebrações nas academias. Além de decorar o espaço, promova o engajamento dos alunos com músicas e quitutes temáticos e convide para que eles treinem com vestimentas a caráter!

 

4. Promova eventos beneficentes ou que apoiem alguma causa

Com certeza você já ouviu falar que “Gentileza gera gentileza”. Convidar as pessoas para contribuírem com movimentos que apoiem alguma instituição ou causa costumam trazer alto engajamento, principalmente quando elas percebem a mobilização dos outros. É interessante relacionar essas causas com alguma temática saudável, como as campanhas Outubro Rosa ou Novembro Azul, por exemplo.

 

5. Realize aulões em locais diferenciados

Essa é uma prática bem comum em studios de Yoga, por exemplo, em que os professores convidam seus alunos para realizar a prática em parques ou espaços públicos. Além de tirar as pessoas da rotina, eventos como esses ainda fazem com que as outras pessoas que frequentem o local também possam conhecer sua marca.

 

6. Promova um dia para levar um amigo ou familiar

Outra ótima forma de conquistar novos clientes é criar um dia para que os alunos convidem uma pessoa para treinar junto com eles, seja um amigo ou familiar. Nessa data é interessante criar exercícios diferenciados para não impactar quem não aderir ao evento e engajar aqueles que vão fazer as atividades com seus convidados.

 

7. Faça treinos online gratuitos

Na mesma linha de realizar aulões em locais diferenciados, os treinos online – que tiveram grande destaque durante a pandemia – também podem contribuir com a promoção da sua imagem de marca. Esses movimentos são importantes para que os participantes conheçam seu espaço, o “clima” da academia e a expertise dos profissionais que trabalham lá. Para alguns, pode até funcionar como uma “aula experimental” sem sair de casa, gerando curiosidade e vontade de realizar a matrícula.

 

O que sortear em eventos na academia?

 

Muitas vezes o engajamento dos eventos em academia é potencializado por meio de uma “moeda de troca”, que pode ser a entrega de brindes e sorteios.

Em ambos os casos, é interessante entregar itens que possam ser usados pelos alunos no próprio espaço, como squeeze, camiseta, toalha, mochila, adesivos, entre outros. Considere sempre personalizar esses brindes com o logotipo da sua empresa, para que sua marca seja vista também quando os alunos os utilizarem fora da academia.

Mesmo que os convidados não se convertam em alunos, a partir de uma boa experiência, a chance de divulgarem positivamente sua academia é muito maior.

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