Informativo ACAD Brasil

FIBO: brasileiros marcam presença e contam tudo sobre a 40ª edição do evento

Entre os dias 10 e 13 de abril, foi realizada em Colônia, na Alemanha, a 40ª edição da FIBO, um dos maiores e mais importantes eventos mundiais do fitness. O impacto do evento foi evidente pelos números impressionantes:

  • 154.748 participantes de 129 países
  • 1.200 expositores espalhados por 12 pavilhões
  • 4 dias intensos de conexões, lançamentos e networking global.

Muitos brasileiros, atentos à movimentação da indústria global de fitness, saúde e bem-estar, marcaram presença no evento. A equipe de comunicação da ACAD Brasil ouviu algum deles sobre o que mais impressionou na FIBO deste ano.

 

Monica Marques, diretora da ACAD Brasil, esteve na feira e destacou algumas das principais tendências: Treinamento de força e hipertrofia em alta; Sistemas de musculação com software e IA atrelados; Equipamentos com anilhas e pesos livres; Grande quantidade de equipamentos “plate loaded”, com destaque para as anilhas prateadas e douradas; Softwares com IA e várias aplicações; Pilates em alta; Hyrox ocupando lugar que já foi do Crossfit; Recovery; e Suplementação alimentar.

Monica aproveitou a viagem à Alemanha e fez um tour de bicicleta para visitar academias na cidade de Colônia. “O passeio foi organizado pelo Guillermo Velez, do Mercado Fitness, e teve como guia o professor Matias Lego. No total foram 28 participantes latinos, oriundos da Espanha, Argentina, Colômbia, Brasil e outros países.  A maioria de gestores e donos de academia, consultores e fornecedores de produtos fitness. O grupo se encontrou para um almoço italiano e depois foi para a locação das bikes. Pedalamos cerca de 15 km em 4 horas e visitamos seis academias, todas com modelos de negócios diferentes”.

 

Eduardo Netto, diretor técnico da BodyTech é um assíduo frequentador deste evento e esteve em Colônia para ver de perto o que o mundo do fitness tem a mostrar. Segundo o especialista, as principais tendências que marcaram a feira foram: Inteligência Artificial; novo boom do Pilates; equipamentos analógicos de força; muitas ofertas para bem-estar (relaxamento, recuperação e nutrição).

O especialista também falou do clima geral entre os participantes da FIBO: “apesar de incertezas econômicas e questões tarifárias, que impactam o setor, o sentimento predominante foi de crescimento, inovação e ambição. A indústria mostrou que está mais unida, propositiva e voltada para resultados de impacto”, destacou Eduardo Netto. 

Diretor da ACAD conversa com parceiros sobre a FIBO in loco

Quem também acompanha de perto todos os movimentos do mercado no Brasil e no mundo é o diretor regional da ACAD Brasil em Minas Gerais, Carlos Eduardo Moura Rodrigues, que já esteve até na China em busca de novidades! Na semana passada, ele esteve na Alemanha, percorreu os 12 pavilhões da feira e ainda conversou com vários parceiros da Associação que estavam por lá. Confira o que empresários e gestores têm a dizer.

 

“Um dos objetivos da ACAD é trazer para o mercado brasileiro informações e tendências globais nas principais eventos internacionais como a FIBO que por sinal é a maior do mundo! Como empresário do setor e diretor da Associação, procuro me atualizar constantemente, a fim de melhorar meus negócios e, também, conhecer ainda mais sobre este mercado com o qual trabalho e sou apaixonado! Nossa presença na FIBO foi muito especial, pois pudemos encontrar com amigos e grandes players do setor e prestigiar nossos parceiros nos estandes”,
Carlos Eduardo Moura Rodrigues, diretor regional ACAD Brasil MG.

 

“A experiência na FIBO foi muito gratificante. Recebemos inúmeros clientes, inclusive do Brasil, muitos deles conferiram os nossos lançamentos e as tendências que a empresa tem seguido para se direcionar no mercado. A gente acredita que o mercado brasileiro tende a crescer bastante, tanto que a empresa aposta muito na Matrix Brasil, e a gente tem uma expectativa de crescimento bem agressivo.”
Reginaldo Recchia, CEO Matrix.

 

“É um prazer ver a ACAD aqui na Europa, tendo um olhar mais profundo sobre o mercado global e obviamente levando as tendências e novidades para o Brasil, que tanto carece de informações mais sofisticadas sobre o setor. Sobre a feira, eu acho que esse é um ano interessante, pela forte presença da América Latina e de fato o ano que se tem mais empreendedores brasileiros, o que demonstra que o mercado brasileiro tem se desenvolvido muito. É uma surpresa muito positiva ver a presença de países da América Latina que estão aqui para buscar mais informação, novas tendências, novas oportunidades de negócio, olhar outras estratégias de negócio… estar aqui demonstra o poder e a força dos mercados brasileiro e latino-americano no cenário global.”
Pietro Carmignani, EVP e Partnerships na Wellhub

 

“A feira este ano estava ainda maior, o que reflete o crescimento do setor, com ainda mais profissionalização no mundo todo. Eu vejo pessoas jovens, geração Z, treinando, entrando nesse mercado e se apaixonando… então, a tendência é a turma se motivar cada vez mais, estar mais ligado à saúde e o mercado apresentar ainda mais crescimento.”
Renato Gabas, CEO da Casa do Fitness

 

“Nunca vi tanto brasileiro na FIBO… ouso dizer que pelo menos 150 brasileiros estão acompanhando a feira com objetivos empresariais, para entender o que o mercado tem de novidade. Esse mercado fitness está se tornando cada vez mais forte, como um movimento cultural. O que a gente espera é que com tecnologia a gente possa aumentar a eficiência, melhorar a experiência desses alunos dentro de cada tipo de academia e estúdio. A gente quer entregar gestão, inovação e facilidade para que as academias possam crescer com mais velocidade, com boa gestão, com boa visão do negócio e especialmente com bons serviços. Essa é a perspectiva que a gente vem buscar aqui.”
Leonardo Borges, CEO da Pacto Soluções

 

 

WhatsApp chat