O constrangimento em não saber nadar na fase adulta foi o motriz para a história de amor que levou à criação do maior congresso de natação infantil do mundo, realizado no Brasil. A trajetória é contada no livro “Sangue, Suor e Água”, lançado na 15ª edição do evento, em abril. Episódios como o primeiro encontro entre o tímido Rafaele Madormo e a exigente professora Sandra Rossi Madormo são “pano de fundo” para o relato das braçadas que o casal deu para difundir a natação e a prevenção de afogamentos, com a criação de iniciativas como o mês nacional de segurança aquática, o INATI (Instituto de Natação Infantil) e a ABPNI (Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil).
“Há muitos anos nós sentíamos o desejo e a necessidade de registrar o nosso trabalho na contribuição no mercado de ensino da natação infantil – de forma respeitosa e prazerosa para os alunos – e a função social na prevenção de afogamentos e no desenvolvimento global das crianças. O marco das 15 edições do Congresso Brasileiro de Natação Infantil foi o momento ideal para colocar no papel mais esse sonho”, diz Rafaele, coautor ao lado de Sandra.
Dividido em duas partes, o livro relata da infância e do ingresso na natação e competições de Sandra no SESI até as atividades como professora que inovou com o método do “brincar fundamentado” com conceitos de psicomotricidade, que a levaram a ganhar o prêmio internacional Virginia Hunt Newman pelo ISHOF (International Swimming Hall of Fame), em 2024. Em paralelo, Rafaele tinha mergulhado no futsal e só emergiu na natação por receio de um possível batizado na piscina em uma convenção de trabalho. O então promotor de vendas procurou a escola de natação em que ela atuava e assim conheceu dois grandes amores: Sandra e a natação infantil, a que veio se dedicar.
“Nosso sonho desde o início foi contribuir, através da água, para o bem-estar das pessoas. Acreditamos que a nossa contribuição foi importante, que cumpriu aquilo que nos propusemos para esta fase da vida. É uma sensação de realização muito significativa”, diz Sandra. Na segunda parte do livro a especialista disponibiliza uma série de atividades desenvolvidas para diferentes faixas etárias e aborda conceitos que guiam o trabalho de segurança aquática, enquanto Rafaele discorre sobre marketing e a evolução do mercado de atividades aquáticas. Assim, “Sangue, Suor e Água” resume a trajetória do casal que encontrou na natação infantil e na segurança aquática a sua missão de vida.
Se quiser conhecer a história completa, é só clicar aqui e adquirir o livro.