Nesta edição, você vai ler:
— Conexões ACAD Brasil encerra o calendário de 2025 em Minas Gerais
— Conference RJ terá ACAD Talks presencial com especialistas do mercado: últimas vagas!
— Fitness tem novos públicos e desafios de fidelização: atesta pesquisa da Fecomércio
— Justiça Federal reconhece que habilitar profissionais de Educação Física exige formação superior
— MGB completa 20 anos sob o propósito de transformar o ensino da natação
— Pesquisa: atividade física pode curar corações partidos

Conexões ACAD Brasil encerra o calendário de 2025 em Minas Gerais
O último Conexões ACAD Brasil do ano será realizado em Belo Horizonte, no dia 27 de novembro, reunindo empresários, gestores e profissionais do setor para um dia de trocas e aprendizados sobre os principais movimentos do mercado fitness.
A programação começa com a palestra “Tendências Globais que Estão Transformando o Mercado Fitness”, conduzida por Dudu Netto, que trará uma visão atualizada das inovações e mudanças de comportamento que vêm moldando o setor no Brasil e no mundo.
Na sequência, a mesa redonda “O que muda com a Reforma Tributária para o setor fitness” vai abordar os impactos práticos das novas regras fiscais para academias e empresas do segmento, com foco na adaptação e planejamento estratégico.
Encerrando a manhã, o Painel de Nichos: Potencializando oportunidades propõe uma dinâmica interativa em que cada participante escolhe o grupo que mais se conecta ao seu modelo de negócio. Serão quatro temas: Aquático, High ticket / Box / Studio, Redes e Não rede, com debates sobre estratégias específicas para cada público.
O encontro será seguido de um almoço de confraternização de final de ano, também no Adega Steak House, proporcionando um momento de integração entre os participantes e encerrando o ciclo de eventos da ACAD Brasil em 2025.
📅 Data: 27 de novembro de 2025
🕗 Horário: 08h às 13h
📍 Local: Adega Steak House – Av. do Contorno, 8831, Gutierrez, Belo Horizonte – MG

Conference RJ terá ACAD Talks presencial com especialistas do mercado: últimas vagas!
Na próxima sexta-feira, dia 14 de novembro, será realizada uma edição especialíssima do ACAD Conference Rio de Janeiro, um dos eventos mais aguardados para fechar o ano. Será um dia inteiro de imersão no mercado fitness, com uma programação voltada para práticas de gestão e negócios de academias.

Fitness tem novos públicos e desafios de fidelização: atesta pesquisa da Fecomércio
Uma pesquisa recém-lançada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), em parceria com o Sebrae-PE, revelou que o mercado de fitness na região cresceu, se transformou com novos perfis e registrou um aumento nas academias de mulheres e pessoas acima dos 50 anos nas academias. Outro ponto relevante apontado foi o desafio de manter alunos por mais tempo.
Na pesquisa, que contou com o apoio do CREF-PE, do Sincad-PE e da ACAD Brasil, também ficou evidente na pesquisa que o mercado pernambucano vive uma fase de renovação: mais diversificado, digital e voltado ao bem-estar integral, o setor tem atraído novos públicos e impulsionado a abertura de academias em diferentes regiões do estado.
Justiça Federal reconhece que habilitar profissionais de Educação Física exige formação superior
A Justiça Federal reconheceu o pedido do CREF1-RJ confirmou a decisão que determina a Confederação Brasileira de Musculação e Fisiculturismo (CBMF) suspender imediatamente a venda e a promoção de cursos que prometam habilitar pessoas a atuar como personal trainer ou um instrutor de musculação sem o devido registro no Sistema Confef/CREF. O descumprimento da ordem está sob pena de multa diária. De acordo com a liminar, os cursos oferecidos pela CBMF eram amplamente divulgados ao público em redes sociais e acompanhados de estratégias mercadológicas, como promessa de inserção no mercado de trabalho, o que caracteriza publicidade enganosa e fere o Código de Defesa do Consumidor.
MGB completa 20 anos sob o propósito de transformar o ensino da natação
Criada em 2005, a Metodologia Gustavo Borges (MGB) teve como ponto de partida a percepção do medalhista olímpico, Gustavo Borges, e dos demais sócios, Renato Ramalho, Gustavo Pinto e Felipe Malburg, de que a academia deles precisava de um sistema estruturado de ensino, capaz de formar professores, engajar alunos e gerar resultados consistentes para o negócio. “Em algum momento do desenho inicial daquele projeto, eles perceberam que o método estruturado seria útil não só para a piscina deles, mas para qualquer escola de natação ou academia”, garante Rodrigo Vidal Ferraz, head de operações na MGB. Ele conversou com a equipe de comunicação da ACAD Brasil e o resultado você confere abaixo.
Pesquisa: atividade física pode curar corações partidos
Uma pesquisa da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, revelou que corações partidos são reais e que exercícios físicos, como natação e ciclismo indoor, podem ajudar a curá-los. O estudo pioneiro descobriu que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a atividade física podem tratar com sucesso a síndrome de Takotsuba, também conhecida como síndrome do coração partido. Esta é a interação mais forte entre o estado mental e a saúde física já identificada pela Medicina.
Pesquisadores da Universidade de Aberdeen concluíram recentemente o primeiro ensaio clínico randomizado do mundo sobre tratamentos para a síndrome, que muitas vezes é confundida com um ataque cardíaco, até mesmo por profissionais da área médica. Os cientistas acreditam que o fenômeno ocorre como uma reação a uma descarga de adrenalina no coração após estresse emocional ou físico extremo, embora alguns casos não tenham um gatilho conhecido. O coração pode não retornar ao normal e os pacientes têm o dobro do risco de morte em comparação com a população em geral.


