A história da Johnson Health Tech começou em 1975 em Taiwan, onde Peter Lo fundou a Johnson Metals. Ele ganhou seu primeiro cliente, Ivanko, escrevendo cartas para centenas de empresas para oferecer seus serviços de manufatura. O começo modesto rapidamente deu lugar a fortes investimentos e crescimento agressivos. Logo, a Johnson se tornou um dos principais fabricantes de equipamentos de ginástica e, em 2001, criou a Matrix, de equipamentos premium, hoje com mais de 600 produtos no portfólio.
Em 2025, a Johnson Health Tech completa 50 anos e traz para o Brasil mais uma de suas marcas, também de equipamentos para academias profissionais: a Vision Fitness. Para saber mais sobre as comemorações do cinquentenário e a chegada de mais uma marca com a chancela Johnson ao mercado nacional, a equipe de Comunicação da ACAD Brasil conversou com Deborah Gomes, Head de Marketing na Matrix Fitness Brasil.
A empresa completa 50 anos, com uma presença muito forte no Brasil. Como serão as comemorações?
Em outubro, faremos uma grande comemoração dos 50 anos da empresa! Estamos presentes em mais de 130 países, com uma subsidiária brasileira, é sem dúvida motivo para comemorar. Aqui no Brasil, já estamos trazendo para os eventos de 2025 a marca Vision Fitness. Nossa estreia foi no Arnold Sports Festival, em abril, agora estamos aqui na Rio Sport Show, e em agosto estaremos na Fitness Brasil Expo também com estande próprio da Vision, apresentando os produtos da marca para que as pessoas tenham contato com os equipamentos. Neste evento, teremos estande da Matrix e estande da Vision, com mix de produtos de cada uma, para destacar bem as duas marcas.
A Matrix é muito consolidada como marca no Brasil. O que os operadores de academias podem esperar quanto aos equipamentos da Vision?
É importante dizer que somos a mesma empresa, que possui marcas diferentes. A Vision não é uma submarca da Matrix, são só marcas com características próprias, com produtos diferentes. Assim, as mesmas fábricas que fabricam Matrix fabricam Vision; os equipamentos são testados com mais de mil repetições; há detalhes diferenciados no design, mas a qualidade é a mesma e com recursos que os clientes não abrem mão como tela touch, toda a parte de entretenimento, acesso à Netflix. Estamos aumentando o mix de produtos gradativamente e hoje já conseguimos montar uma academia completa só com equipamentos Vision.
O que já está disponível de equipamentos Vision para o mercado brasileiro e qual a expectativa de aderência?
Já estão disponíveis leg press, air bike, bike indoor, equipamento específico para treino de glúteo e estamos trazendo um simulador de escadas da Vision, e este é o produto mais vendido da Matrix no Brasil. Começamos este ano a apresentar a marca e já estamos vendo o retorno. Muito provavelmente isso se deve à confiança que o mercado já tem com os produtos Johnson Health Tech. Um dos pilares da marca Vision é justamente a confiabilidade. Já temos fechado com academias e novas redes 100% Vision, apostando na marca e já iniciam a operação com a Vision como marca principal. Tem uma rede de academias da Europa que está vindo para o Brasil e chega aqui com a nossa marca junto, porque eles já usam nossos produtos lá. Tem uma rede de academias do interior de São Paulo que também está com nossos equipamentos: começamos com eles quando eram duas academias e hoje eles têm dez unidades.
A Matrix é parceira há muitos anos da ACAD Brasil. Como você vê o papel da Associação?
Para nós é uma honra fazer parte da ACAD, porque entendemos a importância que a Associação tem para o mercado, para os associados, para as pessoas que estão começando a empreender com uma academia, porque vocês trazem muito conteúdo para todos. Muitas vezes, as pessoas estão perdidas e não sabem onde procurar essas informações. Os newsletters que vocês enviam trazem conteúdos que me impactam de alguma forma, porque vocês falam sobre saúde, bem-estar, dicas de gestão e muitas outras informações. Somos parceiros como Matrix e é de extrema relevância que a Vision esteja junto como parceira também, porque assim podemos estar mais perto dos nossos clientes, em cada Estado, nos eventos regionais da ACAD e termos esse contato mais próximo.