Na quarta-feira, dia 16 de junho, Junior Crocco, especialista em negócios digitais, reuniu gestores do fitness no “Academ.IA – Inteligência Artificial para Academias”, evento que contou com o apoio e a presença da ACAD Brasil. Foi uma imersão no universo da IA, com dicas práticas, sugestões de abordagens e apresentação de ferramenta de integração de quatro módulos: comercial, marketing, operacional e de gestão estratégica.
“A Inteligência artificial hoje não é mais futuro: é uma realidade absoluta. A questão é que as pessoas ainda estão acreditando que IA é conversinha no WhatsApp automatizada ou ficar pedindo conselho para a chat GPT. Na verdade, é uma capacidade nova que você tem de acelerar e ampliar todas as suas possibilidades em toda a sua camada de negócio. É preciso olhar para IA e entender como utilizá-la para potencializar cada área da academia, não apenas vendas ou atendimento, desde a gestão ao financeiro, incluindo relacionamento, marketing e tudo mais. É uma nova habilidade, um novo idioma que o gestor, os profissionais e o mercado precisam aprender. Os eventos presencias têm por objetivo preparar essa nova geração de gestores que vão ter outras competências e outras capacidades para gerir um negócio com mais velocidade, com mais assertividade, com mais margem de lucro, trabalhando muito menos e trabalhando de forma muito mais inteligente. Então ele aumenta o potencial dele como business man. Esse é o ponto”, disse Junior Crocco.
Sobre o futuro que já chegou, Crocco é enfático: “eu acredito que em seis meses, a inteligência artificial será o idioma que vai estar presente em 100% das empresas que estão performando. Não estou falando sobre um canal simples de atendimento, mas sobre a estrutura da empresa que tem a cultura IA em todas as áreas, da análise de relatório, da gestão, das estratégias. IA passa a ser um aliado no desenvolvimento do negócio, que não vai substituir as pessoas, mas que vai substituí-las em determinadas funções e vão nascer novas atribuições, novas competências necessárias para aumentar os resultados.”
Entre os muitos empresários e gestores presentes ao evento, esteve Vera Mendes, sócia na rede de academias AMS Xperience, de São Paulo. “Foi um encontro muito rico, com muito conteúdo sobre inteligência artificial para as academias. Recebemos um panorama sobre o quanto é possível automatizar serviços e consequentemente ter um melhor resultado nos negócios. E o mais legal de tudo é que todo o conteúdo, tudo o que o Crocco apresentou foi de forma prática, com dicas de ferramentas, que podemos aplicar diretamente no nosso dia a dia. A abordagem foi diferente de alguns outros treinamentos nos quais têm muito conteúdo, mas na hora de trazer isso para prática é tão complexo que a gente não consegue. Foi muito proveitoso para nossa academia”, disse Vera Mendes.