Informativo ACAD Brasil

Livros estratégicos que todo gestor de academia deveria ler

O mercado fitness mudou muito nas últimas décadas. E com uma concorrência cada vez mais acirrada, quem se capacita para liderar o negócio sai na frente. Conhecer mais sobre gestão financeira, processos, liderança, marketing, novas tecnologias e gestão de pessoas é determinante.

Para ajudar nesta missão, a equipe da ACAD Brasil consultou alguns especialistas, referências e lideranças do setor e compilou uma lista de dicas de livros fundamentais e estratégicos aqueles que desejam ser bem-sucedidos à frente de negócios de academias.

  1. Manual de Programação Neurolinguística – Joseph O’Connor
  • Um guia com técnicas e exercícios de treinamento em temas como confiança, habilidades de negociação e coaching. Técnica de autodesenvolvimento, para agir e pensar de formas diferentes.

 

  1. Manual do Gestor de Academia – Fabio Motta Venlioles
  • Traz uma preocupação comum entre todos os gestores de academia: a retenção de clientes. O livro traz técnicas de venda desenvolvidas para o segmento fitness e dicas de atendimento.

 

  1. Entendendo Michael Porter – Joan Magretta
  • A visão de um especialista em competitividade: conceitos como criação de valor e vantagem competitiva, com dicas que podem ser colocadas em prática por qualquer empreendedor.

 

  1. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey
  • Traz uma série de lições para a transformação pessoal, entre as quais a importância em sermos seres humanos proativos, buscando sempre a melhoria e a evolução.

 

  1. A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne
  • O livro desafia o senso comum sobre o sucesso estratégico e fala sobre uma abordagem criativa para os negócios, com ênfase na inovação de valor e engajamento.

 

  1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg
  • Como funcionam os hábitos, como é possível transformá-los e até mesmo criar novos. Fazendo as mudanças no momento certo, é possível obter êxito até em suas atividades profissionais.

 

  1. Prepara… vai!: 7 competências para resultados duradouros no seu negócio – Gustavo Borges
  • O livro mostra a importância de gestores trabalharem em rede para o sucesso de seus negócios, além de apresentar um plano claro de execução e ambição genuína de crescimento.

 

  1. Gestão em Atendimento: manual prático para academias e centros esportivos – Fabio Saba
  • Um guia com respostas para os principais questionamentos dos gestores de academias, passando pelo relacionamento com os profissionais até a estratégia eficiente para o atendimento.

 

  1. A Arte da Guerra – Sun Tzu
  • O famoso livro do general chinês que mostra a principal característica do militar: ser um estrategista. O foco é o investimento em planejamento para alcançar bons resultados.

 

  1. Peter Drucker: Melhores Práticas – William A. Cohen
  • O autor traz as boas práticas de administração de forma prática, com exemplos de empresas renomadas que atingiram o sucesso e como aplicar esses conhecimentos na rotina dos negócios.

 

  1. Manual do Gestor de Academia – Fabio Motta Venlioles
  • Fala sobre técnicas de vendas e atendimentos especiais que podem fazer a diferença, ajudando a conquistar clientes e solucionar outros problemas comuns da rotina da academia.

 

  1. Academia na era do conhecimento – Jorge Gonçalves
  • Mostra como é essencial acompanhar as tendências do mercado fitness e como a experiência do cliente vai além de equipamentos de última geração.

 

  1. Vendas para academia – Augusto Gabriel
  • Um guia para o dono de academia aumentar suas vendas, converter mais alunos visitantes em fixos, utilizando estratégias adotadas por empresas do Vale do Silício.

 

  1. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason
  • Com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo, é um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros.

 

  1. Posicionamento – a batalha por sua mente – Al Ries e Jack Trout
  • Como ser visto e ouvido em um mercado supercompetitivo. Mostra que posicionamento não é o que você faz com um produto, mas o que você faz com a mente de seu potencial cliente.

 

A capacitação é a chave para que um gestor se torne cada vez mais eficaz e preparado para trazer resultados incríveis para a sua academia!

ACAD Brasil