O mercado de pilates está aquecido com o nunca! Uma pesquisa global realizada pela Balanced Body, com mais de 800 instrutores, reforça o crescimento da modalidade e a destaca como uma carreira empolgante e gratificante. O levantamento mostra que estúdios ao redor do mundo seguem em expansão, com aulas frequentemente lotadas e alta demanda por novos instrutores.
Os principais insights da pesquisa foram:
- 77% dos estúdios de Pilates estão crescendo e 67% estão esgotando as aulas.
- 15% é o crescimento de novos instrutores entrando na indústria de Pilates.
- 40% dos proprietários de estúdios precisam de mais instrutores de Pilates e 30% estão contratando.
- 89% dos instrutores concordam fortemente que amam seu trabalho como instrutor de Pilates
- 92% dos instrutores recomendariam Pilates como uma ótima carreira para outros.
- 85% dizem que ensinar Pilates é bom para sua saúde física e condicionamento físico.
Uma outra pesquisa, realizada entre 2022 e 2024, confirma que o pilates experimentou um crescimento substancial, com um aumento de 141% nos checkins na plataforma Wellhub. Esse crescimento foi de 68% de 2022 para 2023, seguido por um aumento de 43% no ano seguinte. É neste cenário que a Mobilize Pilates oferece um modelo de negócios diferenciado, com franquia, metodologia própria e foco também na formação de instrutores. Para saber mais sobre esta modalidade e como anda este mercado, a equipe de Comunicação da ACAD Brasil conversou com Nanndo Garbelotti, fundador da Mobilize Pilates. Confira o resultado desta entrevista.
Em que ano a Mobilize Pilates foi criada e sob quais motivadores?
A empresa foi criada em 2010. Eu tinha um sonho de empreender na área e de colaborar com a minha profissão de Educação Física para melhorar a qualidade da vida das pessoas, através do que eu tenho como competência. Assim, em 2010, criei meu primeiro estúdio, que era uma proposta mais simples. Em 2015, a empresa ganhou corpo e uma marca registrada, passando a se chamar Mobile Pilates.
Vocês têm uma metodologia própria. Isso já é um diferencial de mercado?
Sem dúvida e a nossa metodologia tem como base a construção dos movimentos e alia o desempenho profissional do instrutor com as competências como olhar atento, correções e auxílio manual durante os exercícios e a construção dos movimentos: oferecer adaptações, modificações de acordo com o perfil do praticante, suas habilidades e potencial. Temos, então, essas abordagens personalizadas.
Mais do que um estúdio e uma franquia que aposta na capacitação de instrutores, a marca tem por proposta criar os Centros de Formação. Como funciona?
Em relação à formação, ao ensino que oferecemos, nós batizamos nosso material didático de “1ª apostila inteligente do Brasil”, nela tem Qr-code com as aulas completas, com detalhes e explicações sobre cada movimento etc. Toda a nossa metodologia é embasada em nosso curso de formação, que hoje está presente em 31 cidades e 15 estados. Nós temos um programa de licenciamento desses cursos, que tem sido um divisor de águas na vida de empresários e gestores. Neste programa, entregamos a estrutura pronta, completa, para que o dono de estúdio não ministre apenas um curso, mas sim insira um setor profissional em seu espaço. Fornecemos materiais didáticos, educação continuada online e nossa plataforma Pilates Academy, que já tem mais de 600 conteúdos extra, só de artigos, teses e dissertações, nós temos o maior acervo acadêmico do Brasil, sobre Pilates, em um único lugar.
Como está o crescimento do modelo de negócios de vocês?
Hoje, nós temos um modelo de franquia totalmente validado, adaptado para inserir nas operações dentro de academias, totalmente prático, com uma gestão simplificada e a menor taxa de franquia do mercado. Nossa meta com o licenciamento, que são os centros de formação, é chegar até o final de 2026 com 160 unidades formadoras, onde os gestores, donos de academia vão poder treinar o seu pessoal para serem instrutores de Pilates, para oferecerem educação continuada ao seu time.
Qual a importância de uma associação como a ACAD Brasil para este mercado?
A ACAD é fundamental para fomentar o setor, unir os gestores, desenvolver o mercado, trazer maturidade para o fitness e o wellness. É um porto seguro: temos onde recorrer. A Associação traz muitos diferenciais para a gestão dos negócios, redução de custos que são operacionais que não tem como fugir na nossa área, além de ser uma comunidade na qual temos maior segurança, inclusive jurídica, espaço para trocar informações com outros gestores… unidos, construímos a muitas mãos o futuro do setor de fitness e de wellness.