Com quase 40 anos de mercado como desenvolvedores e fabricantes de equipamentos de fitness, a Movement é reconhecida mundialmente como uma das mais fortes marcas do fitness e bem-estar. Para saber mais sobre a empresa, a equipe de comunicação da ACAD Brasil conversou com Weskley Mendonça, gerente comercial nacional da Movement. Confira o resultado.
Em que ano a Movement foi criada e quais foram os principais motivadores?
A Movement nasceu em 1988, fruto da inquietação criativa do Sr. Takashi Nishimura, impulsionada pela necessidade de diversificar a produção da Brudden Agro, cuja demanda por equipamentos de jardinagem era altamente sazonal. Com a linha de produção ociosa durante os meses de baixa demanda por equipamentos de jardinagem, surgiu a necessidade de diversificar a operação. Foi nesse momento que Edith Wagner, convidada por Masahiro Hara, executivo da Jacto, visitou Pompeia para colaborar com ideias de novos produtos metálicos que pudessem ser fabricados na mesma estrutura, como móveis de aço ou carcaças de eletrodomésticos. Foi então que surgiu a inspiração: um estudo sobre o crescimento da prática de atividades físicas no Brasil, influenciado pela popularização do Cooper nos Estados Unidos. A ideia de produzir equipamentos fitness ganhou força e se consolidou como uma nova frente de negócios, marcando o início da Movement como uma marca visionária e conectada com uma tendência global de saúde e bem-estar em ascensão.
O que há de mais moderno hoje na Movement e que não pode ficar de fora das academias?
Hoje, uma academia moderna precisa oferecer mais do que bons equipamentos, ela deve proporcionar uma experiência completa, unindo tecnologia, design inteligente e durabilidade. A Movement incorporou tecnologia NFC em seu mais novo lançamento, as esteiras Aria. Basta somente aproximar seu smartwatch para fazer check-in na Aria e ter seus treinos registrados automaticamente no app. Simples, rápido e inteligente. Reúne conectividade, interatividade e praticidade, sistema Lubfree (dispensa lubrificação), carregamento por indução e programas exclusivos como Swift, Kinomap e Treinos de Corrida. Na musculação, a linha NEXT, desenvolvida em parceria com o Grupo Smart Fit, é referência em performance, conforto e durabilidade, com estrutura em aço carbono, estofados anatômicos e soluções inteligentes como contadores digitais e botão de ajuda integrado. Mais do que tecnologia, a Movement entrega eficiência, segurança e uma experiência premium para gestores e usuários.
Como vocês enxergam a evolução do mercado fitness, especialmente no Brasil?
O Brasil se consolidou como um dos maiores mercados fitness do mundo, impulsionado por um público que busca saúde, bem-estar e experiências personalizadas. A Movement acompanhou essa evolução com um portfólio completo e conectado, que atende desde grandes redes até hotéis e condomínios, unindo engenharia robusta, ergonomia e tecnologia. A expansão das Lojas Movement nas capitais brasileiras e a inauguração da loja no Chile reforçam nossa presença regional e internacional, enquanto eventos como a FIBO consolidam nossa posição global. O futuro do fitness é híbrido, digital e centrado no bem-estar, e a Movement está preparada para liderar essa transformação.
Qual a importância de uma associação neste setor?
A ACAD Brasil é essencial para fortalecer e profissionalizar o setor fitness, representando toda a cadeia produtiva e promovendo boas práticas e políticas que impulsionam o mercado. Para a Movement, estar ao lado da ACAD é reafirmar o compromisso com um setor mais unido, sustentável e inovador, sob uma liderança próxima e atuante que escuta o mercado e transforma demandas em ações concretas.