Fundada em 1987, a gigante norte-americana National Academy of Sports Medicine – NASM, uma das instituições mais respeitadas na formação de profissionais dos setores esportivo e de fitness, chegou ao mercado brasileiro há apenas seis meses e o primeiro contrato de parceria no país foi com a ACAD Brasil. A empresa será lançada oficialmente no Brasil no final de agosto, durante a Fitness Brasil Expo 2025. No evento, a NASM vai apresentar o curso técnico voltado a profissionais de Educação Física:
“Perda de Peso na Era GLP-1: Ciência, Estratégia e Prática Integrada”, marcado para o dia 29 de agosto, das 8h30 às 17h, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Para saber mais sobre essas novidades, a equipe de Comunicação da ACAD Brasil conversou com Cecilia Varjal, gerente de expansão da NASM no Brasil.
A empresa tem 35 anos de mercado. Quais são os resultados mais positivos dessa trajetória?
Somos líderes em educação profissional nas áreas de fitness, nutrição e bem-estar.
A empresa foi criada com a missão de elevar o nível de profissionalismo nesses segmentos e, hoje, é a maior certificadora de Personal Trainers dos Estados Unidos, além de uma referência internacional em conteúdo técnico baseado em evidências científicas. As principais redes de academias que operam nos Estados Unidos e exigem certificação para personal trainers, na maioria das vezes, escolhem a nossa. Já certificamos mais de 1,5 milhão de profissionais, estamos presentes em cerca de 100 países, e 12 mil academias utilizam o nosso sistema de treinamento.
Vocês têm muita força no setor esportivo. Pode dar um exemplo desta atuação?
Sim. Podemos dizer que 100% das ligas profissionais de esportes como hóquei, basquete e futebol americano contam com profissionais certificados pela NASM em suas equipes técnicas. Um exemplo marcante é o do jogador de basquete Grant Hill: ele já considerava a aposentadoria, mas, após ser contratado pelo Phoenix Suns, retomou a carreira e viveu mais alguns anos de alto desempenho — algo que ele mesmo atribui, em parte, ao impacto da nossa metodologia. Há testemunhos dele e de outros atletas nas redes sociais destacando esse diferencial.
O que vocês já estão trazendo para o Brasil como novidade?
Somos uma empresa com mais de 35 anos de mercado, mas ainda pouco conhecida no Brasil. Apenas a “velha guarda” do fitness nacional — profissionais mais antigos ou aqueles que buscaram certificações no exterior — conhece a NASM. Porém, mesmo com apenas seis meses de atuação no país, já estamos estabelecendo diversas conexões e temos grande expectativa para entrar de forma sólida neste mercado estratégico. Nosso lançamento oficial será durante a Fitness Brasil Expo, onde vamos apresentar o curso sobre a nova classe de medicamentos para perda de peso e seus efeitos na massa muscular. Será um curso voltado a profissionais de Educação Física, com foco nos medicamentos da classe GLP-1 (como semaglutida e liraglutida), abordando seus mecanismos de ação, efeitos esperados e adversos, além de orientações práticas para o acompanhamento de alunos que utilizam esses medicamentos no processo de emagrecimento. Contaremos com a presença da especialista Kat Barefield, que virá dos EUA para ministrar o treinamento (em inglês, com tradução simultânea) e, também, com o médico Rodrigo Gibin, referência no tema no Brasil.
Como você vê o papel da ACAD Brasil no setor nacional?
É um papel de extrema relevância. Chegamos ao Brasil há apenas seis meses e, desde o início, a ACAD foi nosso primeiro parceiro oficial como patrocinador. Mesmo com pouco tempo de relacionamento, já me sinto parte das iniciativas da Associação e percebo o impacto direto que elas têm nos associados, nas academias e nos alunos — em temas como regulamentação, benefícios fiscais e valorização da profissão. Confiamos totalmente na imagem da ACAD, na sua respeitabilidade no mercado nacional e na capilaridade com seus associados.
Estamos formando uma rede de distribuidores para os nossos treinamentos e disseminando conteúdo qualificado para profissionais de Educação Física, Nutrição e Treinamento Esportivo, de forma estruturada e estratégica. Aliás, a parceria com a ACAD foi o primeiro contrato que assinamos no Brasil, e podemos afirmar com segurança: onde a ACAD estiver, a NASM estará também.