Informativo ACAD Brasil

Novembro Azul: academia é lugar de saúde preventiva!

Não há mais dúvida: academias são polos de saúde, cuidam do corpo e da mente, e promovem a saúde preventiva das pessoas. Por essa razão, neste mês, a ACAD apoia o Novembro Azul e incentiva todas as academias a se unirem na conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

A prática regular de atividades físicas pode contribuir para a saúde masculina, porque além de melhorar a qualidade de vida, o exercício ajuda a reduzir o risco de doenças e a manter um peso saudável.

Se você é gestor de academia, apoio o Novembro Azul e aproveite as dicas: 

  1. Realize ações de conscientização: organize palestras e workshops sobre saúde do homem e a importância de exames preventivos.
  2. Crie uma campanha Azul: Ofereça aulas especiais ou promoções durante o mês que remetam ao Novembro Azul.
  3. Desperte o engajamento: Incentive seus alunos a usarem algo azul em seus treinos e compartilhe fotos nas redes sociais com a hashtag #AcademiaAzul.

Mais sobre o Novembro Azul 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado “Movember” aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes cheios, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Para chamar a atenção à causa, o Instituto realizou mais de 2 mil ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Então! A sua academia já está pronta para apoiar o movimento Novembro Azul?

WhatsApp chat