Informativo ACAD Brasil

Outubro Rosa: autocuidado envolve também atividade física

 

 

“Mulher: seu corpo, sua vida”, esse é o tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa.

Simbolizada por um auto abraço, a campanha reafirma o protagonismo feminino e valoriza o autocuidado, buscando estimular a conexão das mulheres com a saúde, de forma que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam algo contínuo em suas vidas e não apenas no mês de outubro.

Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Prevenção, diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). O uso de preservativos é recomendado, mas a vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS. Além disso, o exame preventivo contra o HPV (Papanicolau) é um exame ginecológico comum para identificar de lesões precursoras do câncer do colo do útero.

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registrou 73,6 mil novos casos de câncer de mama só em 2024. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis, que incluem a prática da atividade física.

WhatsApp chat