Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que recompensas imediatas são mais eficazes na mudança de comportamentos. Incentivos de curto prazo ao exercício, como a utilização de lembretes diários, recompensas ou jogos, podem levar a aumentos sustentados da atividade.
A pesquisa “Efeito da gamificação, incentivos financeiros ou ambos para aumentar a atividade física entre pacientes com alto risco de eventos cardiovasculares” mostrou que um simples lembrete diário encorajava as pessoas a movimentarem-se mais, ao mesmo tempo que oferecer incentivos financeiros ou recompensas baseadas em pontos era ainda mais eficaz.
A combinação dos dois foi a mais poderosa e fez com que os participantes registrassem melhorias nos níveis de atividade seis meses após o término das recompensas, sugerindo que a intervenção ajudou a formar hábitos.
Apoiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) – o equivalente ao SUS, no Brasil –, o estudo foi realizado entre 2019 e 2024 e foi publicado na revista Circulation. Mais de 1.000 adultos, com idade média de 67 anos, que apresentavam risco elevado de eventos cardiovasculares graves foram monitorados por meio de rastreadores de condicionamento físico.
A contagem diária de passos aumentou em mais de 1.500 por dia após um ano no programa e eles fizeram 40 minutos extras de exercícios moderados por semana. Isto é suficiente para uma redução de 6% no risco de morte prematura e uma redução de 10% no risco de mortes relacionadas com doenças cardiovasculares.
“Mesmo o exercício moderado pode reduzir drasticamente o risco cardiovascular, portanto, encontrar maneiras de baixo custo de fazer as pessoas se movimentarem e permanecerem em um programa de condicionamento físico que possam fazer em casa, se necessário, é uma grande vitória para a saúde pública”, disse Alison Brown, responsável pelo programa no Instituto Nacional do Coração do NIH.
Como resultado, os pesquisadores recomendam apoiar as pessoas a mudarem os seus comportamentos, encontrando formas de proporcionar benefícios imediatos ou recompensas pelo movimento, incluindo a utilização de aplicações de exercício que fornecem lembretes diários, recrutando familiares e amigos para apoio e até mesmo criando cenários em que doam dinheiro se o fizerem não atingem suas metas.