Os estereótipos tradicionais de aposentados estão ultrapassados. É isso que mostra a pesquisa “The New Ageing Index 2024”, realizada pela empresa Home Instead. O estudo revela que 89% dos maiores de 75 anos querem permanecer ativos e se concentrar no próprio bem-estar; 58% sentem que não são encorajados a serem fisicamente ativos; 61% querem permanecer sexualmente ativos; 66% acreditam que dieta e exercícios são capazes de retardar o envelhecimento.
Os aposentados de hoje estão vivendo estilos de vida mais ativos, saudáveis e dinâmicos do que nunca e estão ligados cultural e tecnologicamente, mas ainda assim se sentem excluídos. O estudo também mostra que 35% dos entrevistados acreditam que ser velho é como ser cancelado. Isso sobe para 43% entre mulheres com mais de 75 anos, que frequentemente têm uma sensação de isolamento e solidão.
Apesar de ser o grupo de crescimento mais rápido na sociedade, 60% dos idosos se sentem ignorados pelas marcas de moda. Eles também se sentem culturalmente excluídos, com mais da metade sentindo que a TV, o cinema e a música raramente, ou nunca, são direcionados a eles.
Martin Jones, CEO da Home Instead, diz que a sociedade precisa atualizar a percepção dos idosos: “a imagem que podemos ter de aposentados cujos horizontes encolheram para apenas um pouco de TV durante o dia e uma xícara de chá simplesmente não replete a realidade. Precisamos desafiar urgentemente como os idosos são percebidos e tratados. Os estereótipos tradicionais se tornaram completamente ultrapassados. Pessoas mais velhas podem fazer uma grande contribuição e está claro em nossa pesquisa que elas querem abraçar a vida e ser atendidas em todos os níveis.”