
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, um grupo de onze empresários de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Brasília esteve reunido em um hotel na Barra da Tijuca, bairro carioca, para uma imersão no planejamento estratégico da Associação, biênio 2026-2027.
O encontro foi de muito trabalho, com horas dedicadas às questões que irão nortear as ações da ACAD brasil para os próximos dois anos. Uma das pautas que fizeram parte das discussões foi aprofundar a verdadeira missão da Associação, com desdobramento dos seus principais papeis fundamentais, entre os quais o de proteger o mercado de academias e o setor como um todo. Também foi debatida a necessidade de uma campanha nacional, que possa ter a força e o sucesso de “Somos Essenciais” e que ganhe mais uma vez todo o país em torno de uma causa pertinente aos esforços da Associação para o desenvolvimento do mercado.
O setor terá surpresas inspiradoras e ações concretas, já nos próximos meses, como resultado deste encontro. O próximo passo será o de envolver cada um dos diretores e líderes regionais, em todo país, para colocar em prática as ações do biênio. Enquanto isso, reunimos aqui um pouquinho do que foi o Planejamento Estratégico 2026-2027, através dos depoimentos de diretores da ACAD Brasil que estiveram presentes. Com a palavra: Ailton Mendes, Arethusa Salomão, Carlinhos Califórnia, Carlos Eduardo Rodrigues, Estelio Risuenho, Leandro Batista, Marcelo Ferreira, Monica Marques, Patrick Aguiar, Richard Bilton e Wescley Garcia.
“Nesses dois dias de imersão, discutimos a atividade física em nível nacional e mundial, debatemos sobre o que vem acontecendo, aqui e fora do Brasil, dentro e fora dos nossos ambientes de negócios. Nos reunimos para entender, planejar e transformar em ação o que é possível entregar a mais para os associados e para a sociedade. Esse primeiro comitê estratégico deu início à construção do que que será escalonado para toda a diretoria e lideranças regionais, para que possamos trabalhar com detalhamento o nosso plano de ação. A ACAD Brasil não é mais apenas uma associação: está se consolidando como um movimento, nacional, mundial, que tem como pilares a promoção da saúde, o combate ao sedentarismo e a defesa dos negócios de academias. Quem já faz parte da ACAD, tem orgulho de pertencer.”
Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil
“O grupo que esteve reunido no Rio de Janeiro para construir o planejamento estratégico de atuação para 2026 e 2027 é de pessoas genuinamente comprometidas em melhorar não só a Associação, mas todo o mercado fitness. É fundamental que tenhamos momentos como esse, em que representantes de várias regiões do país deixam seus negócios para dedicar tempo em prol do setor, de fazer ainda mais pelo mercado, de construir algo que seja um legado, não apenas para o setor fitness, mas para todo o país. É formidável o que está acontecendo em nosso mercado e esse movimento promovido pela ACAD não tem preço.”
Marcelo Ferreira, diretor da ACAD e representante no Rio de Janeiro
“É incrível o que a ACAD cresceu. Imagine sair de cerca de 250 associados, há dez anos, e hoje ter mais de 2.600. Sempre apostei muito na força do associativismo e por isso assinei a ata de constituição da criação dessa Associação, lá em 1999. Desde então, participo dos encontros, reuniões e de tudo mais que envolve a ACAD, porque posso contribuir com o desenvolvimento do setor, compartilhando nossas experiências, mas também aprender a cada dia com novos empresários, que estão há menos tempo neste mercado, mas com muito comprometimento. Mesmo para nós da CIA Athletica, depois de 40 anos de mercado, é sempre um grande aprendizado estar com essas pessoas.”
Richard Bilton, diretor da ACAD Brasil
“Esse grupo que foi reunido aqui no Rio é extremamente engajado e experiente. Cada um de nós vive as operações das academias, no dia a dia, e experimentamos todos os movimentos desse mercado. É um grupo com muito conteúdo rico, assertivo e verdadeiro, porque traduz as experiências acumuladas ao longo dos anos, as dores dos donos de academias, os anseios, as expectativas… Dedicamos tempo aqui para pensar juntos de que maneira a Associação pode contribuir para facilitar a vida dos gestores de academias. Eu fico sempre encantada e honrada de participar desses encontros da ACAD e não desperdiço nenhuma oportunidade.”
Monica Marques, diretora nacional da ACAD Brasil
“Para mim, esse encontro se traduz em ambiência e transbordo. O ambiente proporcionado pela ACAD é muito forte e contribui imensamente para que cada um de nós possa elevar a mentalidade, olhando para nós mesmos. Nossos encontros são muito provocativos nesse sentido e nos instigam a subir a régua, a subir o nível. E o transbordar é “quem eu vou ajudar a subir também?” Queremos transbordar para outras pessoas esse desejo que esse grupo tem de estar juntos, porque é genuíno. Esse encontro é a prova disso, porque não estava na agenda de ninguém, foi uma convocação de última hora, com uma semana de preparação, e cada um viajou de um lugar do país para estar aqui, movidos pelo desejo de estarmos juntos e construir o melhor para o setor. Precisamos fazer com que mais pessoas estejam conosco, nessa mesma frequência.”
Arethusa Salomão, diretora ACAD no Mato Grosso
“Viajei do Pará até o Rio de Janeiro para contribuir com esse pontapé inicial do que vamos fazer juntos em prol do setor de academias, nos próximos dois anos. É um encontro de planejamento, mas sobretudo de aprendizado, de comprometimento e de poder olhar para o que realmente importa: as pessoas que querem um mercado fitness ainda mais forte, próspero, desenvolvido, conectado. Já temos um próximo encontro de diretores e lideranças de todo o país, no qual mais empresários com esse propósito de profissionalizar o fitness nacional vão aderir à construção das ações para este ano. Em abril, nos encontraremos um dia antes do Arnold Sport Festival, com ainda mais diretores e lideranças regionais, para fortalecer ainda mais a nossa missão.”
Estelio Risuenho, diretor ACAD no Pará
“Um encontro extremamente importante para a reflexão sobre o que queremos para o nosso setor. Reunimos aqui pessoas experientes, que atuam com negócios de academias, com muita experiência em gestão e que cuidam verdadeiramente de pessoas. Dedicamos tempo para traçar uma estratégia de profissionalização desse mercado, que está crescendo, mas que não pode crescer a qualquer custo, porque há um risco real para a sociedade se não olharmos para quem está oferecendo esse serviço. O que fizemos nesse encontro foi fortalecer um dos propósitos da ACAD que é o de quebrar as barreiras para que mais pessoas possam praticar atividade física e, também, buscar formas de estruturar até onde esse mercado pode chegar.”
Patrick Aguiar, diretor da ACAD em Brasília
“O crescimento da ACAD, tanto o exponencial do número de associados, como do interesse dos parceiros em estar junto à Associação, reflete todo o trabalho que vem sendo feito e a entrega de benefícios tem impactado o mercado. A ACAD tem viajado dezenas de quilômetros, rodando o Brasil todo, e isso tem feito muita diferença para aquela academia “não-rede”, de uma cidade do interior, que às vezes não tem outras oportunidades de acesso a um conteúdo de excelência. Nesse encontro aqui no Rio, consumamos um forte projeto para 2026-2027, com uma visão clara e estruturada de onde queremos chegar. É daqui que parte essa avalanche ACAD, que vai impactar ainda mais o mercando, alcançando cada região desse país, e contribuindo com o resultado de cada academia Brasil afora.”
Carlos Eduardo Rodrigues, diretor da ACAD em Minas Gerais
“O encontro foi muito rico. Através das contribuições individuais, a gente pôde criar um grande mapa coletivo de intenções, ações e projetos para o futuro do mercado fitness, definindo atividades fundamentais para a ACAD, nos próximos dois anos de atuação da Associação. Já em 2026, já tem muita para acontecer, mais uma vez a ACAD vai trazer inovações nos nossos eventos, mais solidez do ponto de vista de conteúdo e no final, todo mundo ganho: tanto os associados como todo o mercado.”
Carlinhos Califórnia, diretor da ACAD Brasil
“É um privilégio e uma responsabilidade gigante estar aqui. Desejo que você, que ainda não está na ACAD, comece a pensar nessa casa como uma possibilidade de evolução constante. Essa Associação provocou em mim uma evolução imensa, não só como profissional, mas como pessoa. Eu nunca imaginei me sentar à mesa com os CEOs da Companhia Athletica, SmartFit, Bodytech. Muitas vezes ouvir a experiências destes mestres vale muito mais do que um MBA e pode ser a chave da virada. Nesse planejamento, todos nós tivemos a oportunidade de falar, de expor ideias, o que nos faz sentir pertencentes. Eu convido você empreendedor que quer ser ouvido, quer contribuir e quer aprender sempre mais a se juntar a esse time, porque juntos estamos construindo um legado sensacional para o nosso mercado.”
Wescley Gracia, diretor da ACAD no Rio Grande do Norte
“É um imenso prazer fazer parte desse grupo e poder evoluir junto numa construção contínua em prol do mercado. Hoje, precisamos de mais pessoas engajadas com esse espírito de contribuição para o coletivo, que como nós possa doar tempo e energia. Essa é a energia do profissional de educação física, do empreendedor, de quem sonha um fitness ainda mais forte. Eu comecei pequeno, com uma academia dentro de uma garagem, fui crescendo e, depois que entrei na ACAD, caminhei ainda mais, hoje com doze unidades e estou aqui, ao lado de quem tem 300 unidades, com o propósito também de ajudar o próximo, aquele ‘cara’ que está começando neste mercado ou quem quer crescer ainda mais.”
Leandro Batista, diretor da ACAD no Ceará