Informativo ACAD Brasil

Reino Unido: médica defende atividade física para melhorar a saúde

 

Com mais de vinte anos de experiência na área clínica, a Dra. Davina Deniszczyc diz que é hora de o setor de fitness se mobilizar para trabalhar junto com os médicos na prevenção e cura de doenças. “Acredito firmemente que a indústria do fitness tem um papel vital a desempenhar no futuro da prestação de cuidados de saúde”. 


Os dados de saúde mais recentes do Reino Unido mostram que:

  • 20 milhões de pessoas vivem com problemas de saúde de longo prazo.
  • 2,8 milhões de pessoas são economicamente inativas devido a doenças de longo prazo e números recordes de espera por tratamento médico.

Em todo o mundo, a pressão atual sobre o sistema de saúde e a economia não tem precedentes. A inatividade é um dos principais fatores de risco quando se trata de desenvolver problemas de saúde de longo prazo, e dados da pesquisa publicado pela Nuffield Health, o Healthier Nation Index (www.hcmmag.com/HNI24) mostram que 3 em cada 4 pessoas não estão atingindo o nível recomendado de exercícios diários para manter sua saúde.

Mas se a inatividade é a causa de muitos problemas de saúde, a boa notícia é que o movimento, além de ser preventivo, pode ser uma das melhores curas. Em 2019, os Chief Medical Officers do Reino Unido disseram que “se a atividade física fosse uma droga, nós nos referiríamos a ela como uma cura milagrosa, devido às muitas doenças que ela pode prevenir e ajudar a tratar”.

“Não estou sugerindo que as pessoas devam parar de tomar medicamentos, mas mesmo um pouco de movimento pode reduzir a quantidade de medicamentos necessários, além de melhorar seus sintomas e sua saúde a longo prazo, enquanto os níveis recomendados de exercícios podem ser transformadores,”, garantiu a Dra. Davina Deniszczyc.

Segundo a especialista, a indústria do fitness percorreu um longo caminho em pouco tempo, desde a obsessão original com desempenho e estética até o foco atual em saúde e bem-estar. “Há uma enorme energia em todo o setor para impulsionar essa mudança e, com essa oportunidade diante de nós, podemos mudar a vida das pessoas e transformar as sociedades em comunidades mais saudáveis”. 

WhatsApp chat