Entre junho e outubro de 2023, a Active Insight coletou dados de mais de 35 mil entrevistados em 49 academias, abrangendo 619 locais. A Pesquisa de Experiência do Cliente revela uma janela para as preferências e comportamentos dos clientes que se envolvem com instalações de lazer. Um dos dados comprovados é que o exercício em grupo está ganhando popularidade.
“Os insights da pesquisa fornecem um roteiro estratégico para o setor, garantindo que ele permaneça ágil, competitivo e preparado para o sucesso a longo prazo”, disse Mike Hill, diretor da Active Insight.
A seguir, os sete principais insights da pesquisa.
1. Forte apetite para ser fisicamente ativo: os dados mostraram consistentemente que 8,5 em cada 10 pessoas desejam ser mais ativas fisicamente. É essencial que as academias adaptem sua mensagem de marketing e campanhas relacionadas a preços para que demonstrem o valor da atividade física, a fim de ajudar a preencher a lacuna entre desejo e ação.
2. Continuação e desejo de conexão social: acredita-se que a necessidade de conexão social esteja por trás do aumento de 3% na participação em exercícios físicos e em grupo. Além disso, o Net Promoter Score para atividades em grupo tem uma pontuação consistentemente mais alta do que para as individuais. Isso representa uma oportunidade significativa para as academias e os centros de lazer capitalizarem a alegria das atividades compartilhadas.
3. O impacto do custo de vida: 40% dos entrevistados disseram que o aumento do custo de vida teve um impacto significativo, ou algum impacto negativo, em sua capacidade de serem ativos e 31% disseram que teve um impacto significativo, ou algum impacto negativo, no uso de instalações esportivas, de lazer e de saúde e fitness. Isso é ainda mais apoiado pelos entrevistados que dão mais importância à relação custo-benefício, que aumentou de 82% para 98%. Mais do que nunca, a pressão é para fornecer um ótimo serviço e resultados pelo preço certo.
4. A geração do milênio tem os padrões mais difíceis de se alcançar: a faixa etária de 25 a 34 anos teve o maior declínio na satisfação das visitas às academias – 69% relataram estar satisfeitos, em comparação com 93% entre a faixa etária de mais de 85 anos. Reconhecendo a ênfase da geração do milênio em experiências e soluções baseadas em tecnologia, nossa pesquisa sugere um argumentoconvincente para as academias integrarem tecnologias inovadoras e planos de treinamento personalizados.
5. Exercite-se fora da academia: variedade é o nome do jogo, com um número crescente de clientes complementando o que fazem nas academias com outras atividades – 42% dos entrevistados praticaram esportes e exercícios fora dos centros de lazer, demonstrando oportunidades para as academias e os centros de fitness estenderem seu alcance além das instalações.
6. Net Promoter Scores em baixa: a pesquisa indica que a média do setor para NPS caiu para 20 anos, que é a mais baixa em 15 anos. Isso está sendo impulsionado principalmente por homens e faixas etárias mais jovens, e os tipos de questões de serviço referenciadas incluem limpeza e níveis reduzidos de pessoal. A limpeza é o elemento de serviço que tem a maior lacuna entre a importância e a qualidade da entrega.
7. De transacional a significativo: embora ainda haja desafios de recrutamento, houve uma mudança notável no número de academias que buscam desenvolvimento para suas equipes. É vital que todos os membros da equipe entendam o papel que desempenham no apoio a seus clientes na criação de novos hábitos ativos. Oferecer experiências positivas que levem a visitas de retorno garantirá que os relacionamentos sejam formados e normalmente vemos pontuações NPS mais altas quando as conexões sociais são feitas.