Informativo ACAD Brasil

Segasp Sport: seguro para academias garante proteção e define quem paga a conta

O SEGASP SPORT foi criado em 1996 a partir do entendimento de que as apólices oferecidas no mercado não atendiam completamente as atividades de clubes, academias e escolas de esportes. Prestes a completar 30 anos atuando no setor, a empresa reformulou as tradicionais apólices de responsabilidade civil, com um especial olhar sobre o segmento de condicionamento físico. Para falar sobre esse tema, a equipe de Comunicação da ACAD Brasil conversou com Maurinho Lovalho, diretor da empresa.

 

O SEGASP SPORT foi criado sob quais motivações?

Em 1996, após tomarmos conhecimento de um acidente em uma aula de judô dentro de um clube, quando um aluno, ao tomar um golpe, caiu sobre outro aluno que sentado assistia a aula. O aluno que estava sentado no tatame sofreu fratura na coluna cervical e ficou tetraplégico. A família ingressou com ação judicial contra o clube pleiteando indenização para as custas de tratamento, medicamentos, cuidados e danos morais. O clube então recorreu a apólice de seguro de responsabilidade civil (RC) que havia contratado, mas o seguro tinha como risco excluído a prática e competições esportivas e não deu amparo a indenização.

A partir daí nós passamos a estudar as apólices de RC e identificamos que todas elas, independentemente da seguradora, tinham a mesma característica e não atendiam completamente as atividades de clubes, academias e escolas de esportes, como: práticas esportivas, competições, eventos externos, acidentes com visitantes em suas dependências, entre outras. Reformulamos essas condições gerais da apólice tradicional de RC com o olhar do segmento de atividades físicas, lazer e competições; e fomos atrás de uma Seguradora que aceitasse assumir conosco esse novo modelo e aprová-lo nos órgãos responsáveis pela regularização de seguros no país.

Quais são os principais benefícios de um seguro para academias?

São muitos, entre os quais:

  • Coberturas para indenizações em caso de acidentes que atribuam às Academias a responsabilidade por essas ocorrências;
  • Danos pessoais em acidentes com alunos e visitantes, com reembolso de despesas com tratamento em decorrência de acidente de responsabilidade da academia (exames de imagens, suturas, internações, cirurgias, medicamentos, fisioterapias, honorários médicos e de dentistas etc.);
  • Danos morais em consequência dos mesmos acidentes, incluindo morte e invalidez por acidente;
  • Cobertura de indenização por responsabilidade civil danos pessoais e danos morais em caso de morte ou invalidez por acidente de funcionários, estagiários e prestadores de serviços;
  • Indenizações sem franquia.

3. Quais são os acidentes mais comuns nas academias? A incidência de casos é alta?

Os mais comuns são quedas em esteiras e quedas de anilhas e barras sobre os pés, principalmente.
Nos últimos dois anos, tivemos 27 ocorrências desses tipos entre as academias seguradas. Também são significativas as ocorrências no rosto e boca (com quebra de dentes).

4. Quais são as principais soluções que vocês oferecem às academias?

Além do seguro de responsabilidade civil (RC) específico para o segmento, o SEGASP SPORT também oferece às academias o seguro de acidentes pessoais para alunos e funcionários, que diferencia a academia entre concorrentes e pode se transformar em uma fonte alternativa de receita para o negócio, já que os custos das coberturas são extremamente baixos, a partir de R$ 1,66, e a eles cabem margem pela gestão da cobrança.

5. Para vocês, qual a importância de uma associação neste setor?

O SEGASP entende como fundamental o papel da ACAD no setor, já que ela ocupa um espaço fundamental, contribuindo para a gestão das academias e defesa dos interesses dos empresários do segmento.

ACAD Brasil