Números da tragédia:
- Óbitos confirmados: 113
- Municípios afetados: 435
- Pessoas afetadas: 1.916.070
- Desalojados: 337.116
- Pessoas em abrigos: 69.617
- Feridos: 756
- Desaparecidos: 146
- Bloqueios totais: 75 trechos em 47 rodovias
- Escolas danificadas: 444 (onde estudam 184 mil alunos)
Até o fechamento deste Informativo, as chuvas no Rio Grande do Sul já haviam deixado 113 pessoas mortas, 756 feridos e 146 desaparecidos, segundo a Defesa Civil, em balanço divulgado hoje, dia 10 de maio, às 9 horas da manhã.
Frente a este cenário de calamidade, a ACAD Brasil convoca academias, parceiros, profissionais de Educação Física, empresários, gestores, instituições e empresas do setor a se engajarem na campanha SOS Rio Grande do Sul: o fitness nacional de mãos dadas.
Sob o modelo “Response, Recovery, Reconstruction”, da Organização das Nações Unidas – ONU para desastres naturais e emergências humanitárias, o time da ACAD tem se reunido, a cada dois dias, com empresários e profissionais do fitness, para debater e propor estratégias de ajuda às vítimas do Rio Grande do Sul.
Num primeiro momento, o foco é na “Response”, na resposta às demandas emergências que veio por meio de doações, especialmente de recursos financeiros para agilizar e viabilizar buscas, resgates e distribuição de alimentos nas áreas atingidas.
A segunda etapa “Recovery”, é a recuperação das pessoas, das vias de acesso, da vida nas centenas de municípios afetados. Nesta fase, os esforços de todos também são fundamentais para que as novas demandas – agora por água potável, roupas de inverno, roupas de cama, cobertores e produtos de higiene pessoal – possam chegar aos que precisam.
A etapa de “Reconstruction”, muito provavelmente, será a mais demorada, porque reconstruir a vida de mais de 2 milhões de pessoas será um desafio a longo prazo. E é justamente por isso que a proposta deste grupo de trabalho reunido pela ACAD Brasil é de continuar com as reuniões a cada dois dias, para manter ativas as estratégias de ajuda.