Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, a doença mental masculina é frequentemente negligenciada, mas o fato é que o número de suicídios é maior entre homens do que entre mulheres e as academias podem ajudar com a crise de saúde mental masculina.
De acordo com o Office of National Statistics, em 2023 a taxa de suicídio masculino no Reino Unido foi de aproximadamente 17/100.000, em oposição a pouco menos de 6/100.000 para mulheres. As mulheres são propensas a relatar estar deprimidas do que os homens (19% versus 14%), no entanto, os homens raramente procuram ajuda, então este pode não ser um número representativo.
Psicólogo da Universidade de Sunderland diz que precisamos ouvir melhor o que os homens estão dizendo. À medida que mais pessoas se inscrevem em academias para cuidar da saúde mental, fica claro que alguns homens precisam de apoio adicional, já que a taxa de suicídio masculino no Reino Unido é atualmente a mais alta desde 1999.
Em resposta a essa crise, a Universidade de Sunderland realizou uma palestra pública para falar sobre a saúde mental masculina. O evento abordou a crise na saúde mental masculina e questões sobre masculinidade e identidade, taxas de suicídio, isolamento social e expectativas culturais, além de como elas podem ser mais bem apoiadas.
Ord disse: “Homens e meninos têm uma psicologia complexa e cheia de nuances. Mudanças rápidas na estrutura social, especialmente em torno do significado atribuído à masculinidade e aos homens, frequentemente representam muitos desafios para a saúde mental masculina. Isso cria desafios únicos de saúde mental que frequentemente não recebem a atenção que requerem.”
A universidade também está executando um projeto para examinar que tipo de ajuda as organizações oferecem para a saúde mental masculina em Sunderland e espera poder fazer sugestões mais específicas sobre como apoiar o bem-estar mental masculino quando o projeto for concluído.
As academias já estão ajudando. Pesquisas mostram que a atividade física pode aliviar os sintomas de depressão e ansiedade ao liberar endorfinas que fazem você se sentir bem, aumentando a confiança e dando a oportunidade de interação social. Para ter mais impacto, o setor precisa ampliar seu alcance para homens que não estão ativos no momento e capacitar profissionais de fitness para falar com os homens sobre seu bem-estar mental, bem como encaminhá-los para outras agências se precisarem de ajuda.