Fundada em 2010, a Trendx ficou conhecida por trazer ao país a tecnologia da marca KEISER, com soluções avançadas em bike indoor e equipamentos pneumáticos. Hoje, a empresa reúne também as marcas GOPER, RAE e SPIVI, oferecendo muito mais do que equipamentos, mas soluções completas para transformar a experiência de treino e impulsionar resultados. Para falar sobre o mercado, as inovações e o futuro do fitness, a equipe de Comunicação da ACAD Brasil conversou com Marília Canevari, diretora comercial e de marketing da Trendx Brasil.
A Trendx tem 15 anos de mercado. O que mudou no mundo fitness desde 2010?
Durante esses anos, o fitness passou por transformações profundas e quebra de paradigmas como, talvez, em nenhum outro momento de sua história. Vimos a chegada das academias low price, a multiplicação dos estúdios e suas incríveis e luxuosas versões no formato boutique. A chegada dos treinos online impulsionada pela pandemia, e finalmente a consolidação da tecnologia como parte essencial da jornada do aluno, aumentando a motivação e o nível de mensuração de resultados para ajudar a tomarem as melhores decisões. Mais recentemente, nesse último ano, a Inteligência Artificial também chegou com força e abriu portas para novas possibilidades, como personalização de treinos, mensuração de desempenho e engajamento inteligente. O mercado está mais competitivo, mas também mais maduro e inovador.
Quais são os mais recentes lançamentos da Trendx?
A Trendx foi fundada com base na crença de que a inovação e a tecnologia são fundamentais para a evolução do fitness. Foi assim que começamos, há 15 anos, trazendo a linha KEISER de pneumáticos e bike indoor. Hoje não é diferente! Com a ajuda da tecnologia, diversificamos e criamos produtos que auxiliam pessoas a se motivarem para treinar e impulsionar os resultados. Entre os nossos lançamentos mais recentes, estão:
– Esteiras GOPER Pro MAX Comfort Run e bikes indoor modelo GOPER Experience com telas touchscreen: equipamentos que oferecem uma experiência imersiva com aulas ao vivo ou sob demanda que utilizam inteligência artificial para personalização de treinos, onde o professor em tela treina junto com o aluno, incentivando, orientando e o motivando a ir até o fim da forma correta, oferecendo aplicativos de entretenimento.
– Gameficador Metrics para aulas coletivas com bikes KEISER: 100% brasileiro, o sistema oferece diferentes modos de visualização (potência, cadência, distância, frequência cardíaca), tornando as aulas mais engajantes para o aluno e facilitando a condução para o professor, sempre com alto grau de precisão nas métricas.
– Gameficador Metrics com frequencímetro Smart Band: são perfeitos para acompanhar a intensidade de treino dos alunos por F.C. (frequência cardíaca). A Goper Smart Band é nossa pulseira que capta a FC do aluno e mostra sua intensidade a ele através de cores apontadas em seu mostrador e ao mesmo tempo conecta com Goper Metrics que gera um painel de resultados coletivos e individuais que são projetados em uma tela ou TV, trazendo um elemento ao mesmo tempo bonito, inovador e que ajuda o professor a ter uma visão clara do desempenho da turma.
A grande inovação será lançada na Fitness Brasil Expo 2025, não é isso?
Sim! É a esteira GOPER Pro MAX com reconhecimento facial e inteligência artificial, a primeira esteira do Brasil com essa tecnologia. Mais do que uma inovação de impacto, ela oferece um benefício direto para as academias: automatiza e personaliza a experiência de treino de cada aluno, desde o momento em que ele sobe na esteira. Graças ao sistema de inteligência artificial integrado, a esteira reconhece automaticamente o aluno, identifica seus dados e preferências, e inicia a sessão no Goper com base em treinos personalizados, histórico de uso e metas individuais. É uma maneira de oferecer praticidade, inovação e uma experiência surpreendente para o aluno. E, ao mesmo tempo, ajudar os gestores de academia a melhorar a fidelização e a percepção de valor do serviço.
Como você vê o papel do associativismo para os negócios de fitness e para esse mercado?
A ACAD tem papel fundamental em levar conhecimento, fomentar o mercado, conectar os diferentes players e defender os interesses da categoria. Mas ela vai além disso. Atua de forma estratégica, criando conexões entre operadores, fornecedores e profissionais, com foco no crescimento sustentável do ecossistema fitness brasileiro.