Informativo ACAD Brasil

Três perguntas para o presidente: Ailton Mendes fala sobre desafios e oportunidades

O ano de 2025 foi muito especial para o mercado nacional do fitness e, também, para a Associação. Muitas conquistas e um crescimento inegável marcaram as atividades dos últimos meses. “Há o que se comemorar, mas é preciso avançar ainda mais”: esse é o olhar do presidente da ACAD Brasil, Ailton Mendes, que respondeu às três perguntas especialmente para este informativo.

 

O que a ACAD fará em 2026 em prol do setor?

 

O ano mal começou e já estamos trabalhando: realizamos reuniões de diretoria; estivemos com parceiros estratégicos; definimos uma agenda nacional dos encontros ACAD Conexões; na próxima semana teremos Assembleia Extraordinária para decidir sobre importante questão de política pública. O ano de 2026 será importante para que possamos otimizar tudo o que já viemos experimentando nos últimos anos e para ver na prática nossas vitórias como a da Reforma Tributária, do crescimento na Associação, do alcance em cidades de todas as regiões do país, abrangendo capitais e interiores. A responsabilidade da ACAD e a necessidade de estabelecer conexões para difundir conhecimento são cada vez mais importantes.

 

Todo esse trabalho vem fazendo com que a ACAD seja reconhecida internacionalmente, se tornando uma referência para outras associações mundo afora. É cada vez mais comum recebermos contato de instituições fora do Brasil que consultam nossa Associação sobre políticas públicas e ações protetivas e de desenvolvimento voltadas para negócios de academias. Estamos construindo pontes e estreitando relacionamento com entidades de vários países para que, juntos, possamos construir um fitness forte, representativo e percebido pela população como algo verdadeiramente essencial. O ano de 2026 será de descoberta de novas lideranças, de crescimento da ACAD e com muitas novidades que vão surpreender nossos associados.

 

Quais são os principais desafios desse setor em expansão?

 

O mercado está cada vez mais profissionalizado e competitivo, exigindo dos gestores uma entrega de altíssima qualidade. Nos últimos anos, as academias atraíram investidores estratégicos do setor financeiro, recebendo capital externo com mais know-how, gestão e sinergia, o que é extremamente positivo, mas demanda mais resposta dos negócios. Definitivamente, não somos mais um setor movido apenas pela paixão, a vontade de cuidar, de forma amadora. É um mercado que depende de muito conhecimento técnico e de gestão, com empresas cada vez mais preparadas.

 

Especialistas têm se mostrado otimistas em relação às oportunidades para este ano. O que se pode esperar?

 

Em meio a tantas opções de nicho, academias espacializadas com foco em diferentes públicos, com possibilidades da entrada de novos investidores e com tanta inovação à disposição do setor, acredito que a verdadeira oportunidade que deve ser abraçada é a sensibilização da população quanto à importância da prática regular da atividade física. isso já é consenso, falta colocar em prática. Os profissionais da área da Saúde indicam a atividade física como um dos fatores preponderantes não só para a melhoria da qualidade de vida, como para a garantia da saúde física, mental e social. Também já se sabe que uma pessoa não sedentária é mais produtiva, o que pode diminuir custos do sistema de saúde pública. Existe um público imenso a ser conquistado, com inúmeras possibilidades de ofertas e diferentes modelos de negócio. Vale a pena apostar no fitness nacional.

ACAD Brasil