Informativo ACAD Brasil

Uma equipe feliz pode trazer mais resultados para negócios de academias

 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e pode vender 37% a mais em comparação aos demais. Outro estudo realizado pelo Instituto Gallup mostrou que além de melhorar o clima organizacional da empresa e proporcionar resultados positivos, empresas com funcionários satisfeitos tem 50% menos acidentes de trabalho.

Muitos colaboradores acabam passando mais tempo em seus empregos do que em casa. Dessa maneira, a saúde mental acaba sendo mais afetada pelas suas vivências no trabalho. Com academias é a mesma coisa, sem falar que a saúde mental de uma equipe pode impactar diretamente na produtividade.

Assim, investir na felicidade dentro da sua academia pode torná-la mais lucrativa e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores. Um dos pontos de partida para criar um ambiente favorável à essa tal felicidade é fazer com que cada pessoa da equipe se identifique com o propósito da academia e se sinta parte dela, para que o dia a dia de trabalho seja mais agradável e menos estressante.

Se o propósito maior de um negócio de academia é cuidar das pessoas, nada mais alinhado a este propósito do que cuidar muito bem da equipe, para que o bem-estar e a saúde mental tenham um efeito cascata nestes ambientes.

Mas como fazer da academia um ambiente saudável, acolhedor e preocupado também com a saúde mental dos seus colaboradores?

 

1. Promova a comunicação interna 

Crie materiais referentes à saúde mental, além de ações como palestras, treinamentos e eventos. Conte com profissionais capacitados para suas atividades, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas, para auxiliar nesta comunicação. Os colaboradores valorizam uma academia na qual podem compartilhar suas preocupações e buscar suporte em momentos de dificuldades emocionais.

2. Tenha um canal de comunicação sobre saúde mental

Falar sobre questões referentes à saúde mental ainda pode ser desagradável para muitas pessoas. Por isso, tente investir em um canal de comunicação em que seus colaboradores se sintam à vontade para falar sobre seus problemas emocionais. Certifique-se de transmitir à sua equipe a confiança de que este canal é seguro e está disponível para oferecer apoio, seja por e-mail, mensagem ou telefonema.

 

3. Ofereça benefícios corporativos direcionados à saúde mental 

Sua academia pode contribuir para o bem-estar de seus colaboradores oferecendo benefícios corporativos, como serviços de psicoterapia incluídos no plano de saúde. Além disso, pode promover cursos de capacitação, programas de bem-estar, como aulas de yoga, meditação ou práticas de mindfulness. Esses programas podem ser presenciais ou online, para se adequar às necessidades e preferências dos seus colaboradores.

 

4. Cuide do clima organizacional

Um ambiente de trabalho agradável, com boas relações entre todos os colaboradores e gestores, traz inúmeros benefícios para a saúde mental de todos. Um deles é que os colaboradores se sentem mais valorizados e motivados. Além disso, reconheça o trabalho dos seus funcionários. Celebre conquistas, promova programas de incentivo e recompense o bom desempenho. Demonstre que o trabalho deles é fundamental para o sucesso da sua academia.

 

5. Motive seus colaboradores com feedbacks positivos

Outra ferramenta importante para melhorar a saúde mental na sua academia são os feedbacks positivos. Eles irão orientar os colaboradores em que estão acertando, ou como podem melhorar, sentindo-se mais confiantes e motivados. Os feedbacks positivos também são essenciais, pois impulsionam não só os resultados da empresa, mas também reduzem a ansiedade e aumentam o controle dos profissionais sobre seu trabalho.


6. Invista na decoração


Investir em uma decoração temática pode ser útil para que as pessoas entendam a importância da ação sobre saúde mental. Cores suaves, iluminação adequada, música agradável e uma decoração acolhedora podem ajudar a criar um ambiente ainda mais relaxante. Além disso, você pode mostrar que sua academia está participando de uma grande campanha sobre saúde mental. Nesse cenário, o “Janeiro Branco” é uma campanha que pode ser trabalhada no ambiente profissional, propondo reflexões sobre a importância de se cuidar da mente.

 

7. Compartilhe experiências sobre saúde mental

Promova eventos com especialistas em saúde mental. Procure compartilhar informações importantes sobre como cuidar da saúde mental, lidar com o estresse, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais. Encoraje os participantes a compartilharem suas próprias vivências, criando um espaço acolhedor e de apoio mútuo.

8. Promova momentos de descontração

Os programas de saúde mental e bem-estar precisam ter um pouco de diversão no dia a dia da sua equipe. Isso pode ajudar a aliviar o estresse e mudar um pouco a rotina cansativa do trabalho. Você pode distribuir ingressos para eventos culturais, promover aulas de dança, jogos em grupos e outras vantagens que gerem momentos de descontração entre seus colaboradores. Ao promover essa união entre a sua equipe, você construirá um ambiente de trabalho produtivo e feliz, o que diminuirá a rotatividade de funcionários.

 

WhatsApp chat