Relatório McKinsey: demanda ainda supera oferta na indústria global de bem-estar

Mais de 9 mil consumidores na China, Alemanha, Reino Unido e EUA foram entrevistados para a pesquisa McKinsey Future of Wellness 2024, que acaba de ser lançada. Os entrevistados foram questionados sobre seis dimensões do bem-estar, incluindo saúde, sono, nutrição, condicionamento físico, aparência e atenção plena. Os autores do relatório sugerem que as gerações mais jovens estão priorizando mais o bem-estar porque estão relatando níveis mais altos de esgotamento e pior saúde geral em comparação com pessoas mais velhas. Na quarta edição anual dessa pesquisa, os autores descobriram que os consumidores mais jovens veem o bem-estar como uma prática diária e personalizada, em vez de um conjunto de atividades ou compras ocasionais, e que o bem-estar está aparecendo em novos espaços. A Geração Y e a Geração Z estão redefinindo o cenário do bem-estar. Os pesquisadores estimam que, nos EUA, o bem-estar representa mais de US$ 500 bilhões em gastos anuais, com crescimento de 4% a 5% ao ano. E que 84% dos consumidores americanos afirmam que o bem-estar é uma prioridade “máxima” ou “importante”, em comparação com 79% no Reino Unido e 94% na China. Embora a Geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2012) represente pouco mais de um terço da população adulta nos EUA (36%), ela é a força motriz por trás de mais de 41% dos gastos anuais com bem-estar. Os consumidores com 58 anos ou mais (35% da população) representam apenas 28% dos gastos com bem-estar. Os dados sugerem que quase 30% da Geração Z e dos millennials (nascidos entre 1981 e 1996) nos EUA relatam priorizar o bem-estar “muito mais” em comparação com um ano atrás, em contraste com 23% das gerações mais velhas. Eric Falardeau, chefe do grupo de fitness e saúde da McKinsey, disse: “os consumidores continuam altamente focados em sua saúde e bem-estar, com 84% classificando isso como prioridade máxima. Há uma tendência macro de consumidores gastando cada vez mais tempo e dinheiro cuidando de si mesmos e, também, porque a definição desse ‘cuidado’ está sendo cada vez mais ampla.” Falardeau destacou a saúde cardíaca e a função cognitiva como as principais áreas de interesse dos consumidores e disse que ainda há uma enorme necessidade não atendida de serviços de bem-estar em termos de oferta e demanda, enquanto a prestação de serviços de qualidade e a disponibilidade de “prova de eficácia” são os principais motivadores para os consumidores na escolha dos serviços. Seis subcategorias de bem-estar que devem crescer Nutrição funcional Beleza Longevidade Experiências presenciais e viagens de bem-estar Controle de peso Saúde mental Acesse o relatório completo clicando aqui!
EUA: lei que tramita no Senado pode servir de modelo para o mundo

Nesta quinta-feira, dia 12 de junho, os Estados Unidos aprovaram na Câmara a Lei de Melhoria da Saúde Pessoal Hoje (Lei PHIT, na sigla em inglês), que agora segue em trâmite no Senado. Se sancionada, a Lei PHIT permitirá que indivíduos usem até US$ 500 por ano (US$ 1.000 para famílias) em fundos antes dos impostos para cobrir despesas qualificadas com atividade física, incluindo mensalidades de academia, aulas de ginástica e esportes para jovens. Essa vitória tem um trabalho importantíssimo da Health & Fitness Association (antiga IHRSA), que há uma década vem fazendo um trabalho sobre o tema junto às autoridades governamentais. A presidente e CEO da HFA, Liz Clark, comemora este marco: “A inclusão da Lei PHIT no projeto de lei de reconciliação aprovado pela Câmara é um passo importante para expandir o acesso a ferramentas de saúde preventiva para milhões de americanos. O PHIT ajudaria a reduzir as barreiras à prática de exercícios, apoiaria estilos de vida mais saudáveis e enfrentaria o crescente impacto das doenças crônicas.” O sucesso da HFA em garantir a inclusão do PHIT no projeto de lei da Câmara é o resultado direto de anos de defesa coordenada, engajamento estratégico com legisladores e a voz unificada dos membros da HFA, defendendo que a atividade física é um cuidado de saúde preventivo. Um exemplo que pode ser seguido por outros países, num movimento global para que políticas públicas de incentivo à prática da atividade física sejam uma realidade em todos os continentes.
Les Mills: “as pessoas continuam desenvolvendo relações e formando comunidades”

“Ajudar as pessoas a se apaixonarem pela atividade física para que possam se exercitar!” Essa é a missão da Les Mills e para saber um pouquinho sobre o desafio em realizá-la, a equipe do Informativo ACAD, lançou 3 perguntas para Rafael Zimak, diretor de Marketing na Les Mills Brasil. Ele nos conta que essa missão é: “algo com propósito muito forte, que une todo o time. Ela não é fácil, mas seguimos firmes.” Segundo o diretor, os maiores desafios ainda estão relacionados à conscientização e motivação das pessoas, principalmente a aderirem ao exercício. A Les Mills tem 55 anos de mercado! O que mudou no mundo fitness nas últimas cinco décadas? É uma linda e longa história. O fitness mudou porque o mundo mudou. Partimos de um passado completamente analógico para uma sociedade digital. São diferentes gerações e hábitos de consumo em constante mudança. Em nosso entendimento, o fitness passou pelo mesmo processo. Temos um público mais exigente, com mais acesso à informação e opções para se exercitar. Mas tem uma coisa que sabemos que não mudou: o desejo de estar em grupo.1- As pessoas continuam buscando pessoas, desenvolvendo relações e formando comunidades. O treino em grupo é nossa essência e para todas as outras mudanças a empresa vem se reinventando para estar sempre na vanguarda do fitness. Seja no presencial ou 2- No virtual, a Les Mills continua entregando exercícios de excelência e incentivando que as pessoas se mantenham ativas. Quais são os mais recentes lançamentos da marca no mercado? A Les Mills está lançando uma série de programas. O mundo está mudando rápido e demanda inovação. 3- E, através de muitas pesquisas e desenvolvimento novos programas são criados por nós para atender a estas demandas do mercado e, também, para criar opções para os praticantes. Temos o recente lançamento do Les Mills Pilates, que mantém as bases propostas por Joseph Pilates e inclui um tempero Les Mills, diminuindo o tempo necessário para a formação do professor, mantendo a qualidade e incluindo a música. Também temos os novos programas de força como Strength Development e Functional Strength e o novo produto de dança o Les Mills Dance. Todos trazem elementos encontrados nas constantes pesquisas realizadas pela empresa para atender a um mundo em constante evolução. Como a Les Mills vê o papel do associativismo para os negócios de fitness? É fundamental para o desenvolvimento da indústria, pois envolve a troca e a construção de ideias e iniciativas. Quanto mais parceiros e maior a participação, melhores serão os resultados e o crescimento do mercado como um todo. No final, todos ganham.
Casa cheia: 3ª edição do Fit Connect PE teve ampla participação do mercado nordestino

O dia de hoje foi de muita troca, aprendizado e conexões para empresários, gestores de academias, fornecedores de equipamentos e profissionais do mercado de fitness, saúde e bem-estar, não apenas do Recife, mas da região Nordeste. A 3ª edição do Fit Connect PE, realizada pela parceria Sebrae Pernambuco e ACAD Brasil, foi um verdadeiro sucesso! Estiveram presentes representantes do Grande Recife e empreendedores do Agreste e do Sertão pernambucano, além de empresários e profissionais de outros estados, como Alagoas, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. A programação contou com um dia inteiro de palestras e oficinas com o propósito de conectar empresários com informações valiosas sobre empreendedorismo, inovação, marketing, gestão de negócios e tendências para o setor em larga expansão no país. O Fit Connect PE contou com o apoio do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco e do Sindicato das Academias de Pernambuco. A seguir, depoimentos de alguns dos especialistas de mercado presentes no evento. “Como sempre, aqui em Pernambuco esse encontro é fantástico, com um padrão muito alto e essa parceria entre ACAD e Sebrae é sempre muito boa. Vocês vão poder conferir nas fotos e vídeos de registro desse evento, nas redes sociais. O público aqui esteve muito engajado, os empresários e gestores aqui de Recife, e de todo o estado de Pernambuco, estão de parabéns! Também tivemos a presença do Lúcio, presidente do CREF, o que foi fantástico porque somos todos representantes deste setor. Estamos levando esse formato para vários estados, levando conhecimento e networking para todo o país. Hoje, eu falei sobre o futuro do fitness e como devemos olhar para os próximos cinco, dez anos. Foi um dia extremamente rico.” Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil “Dentro dos setores prioritários que o Sebrae trabalha, a gente tem a área da Saúde e essa parceria com a ACAD Brasil, que é muito importante para o Sebrae. O Fit Connect é um evento único aqui para o estado, porque a gente fala sobre gestão totalmente voltado ao setor de fitness, buscando movimentar e trazer muitos empresários da área, além de grandes nomes deste mercado. É também uma forma de entender melhor como o setor vem funcionando, atualizar o estado sobre as novidades.” Alane Guimarães, analista do Sebrae, gestora estadual de comércio e serviço “O ABC EVO sempre foi parceiro da ACAD e viajar pelo país com grandes parceiros é ótimo, porque a gente encontra o cliente bem de perto e não fica só no contato online. Toda vez que a gente se encontra presencialmente, tem a possibilidade de estar mais perto e isso, também, através de conhecimento, o que gera muito mais valor. Criamos uma conexão para que ela gere conteúdo para o cliente. Sobre o tema da minha palestra, vendas, o mundo mudou, mas, será que as academias estão olhando para isso? Ou ainda estão no modelo antigo de esperar o cliente chegar até o balcão? As academias precisam ter uma presença online, que não é só responder uma pergunta pelo WhatsApp ou estar nas redes sociais. É preciso ter uma fachada digital! Eu brinco que a rede social é uma portinha, como se fosse uma portinha da sua academia e não aquela fachada linda, grande e virada para a avenida. Então cadê você nessa avenida para que gere mais leads, gere mais venda e expanda seus resultados? É sobre isso.” Carol Rocha, head de Vendas ABC EVO “Eu estive nas três edições do Fit Connect e é muito importante a gente ver o crescimento do evento, não só no número de participantes, mas também na sofisticação. Acho que tem uma demanda grande, cada vez mais as pessoas necessitando de informação e o nosso papel aqui é tentar oferecer melhores condições para as pessoas operarem suas academias. Eu vejo uma necessidade crescente de informação e de capacitação dos gestores, no nosso mercado. Minha contribuição hoje aqui foi a de tentar trazer o que está acontecendo no mundo e no Brasil, para que os gestores possam adequar a sua oferta de serviços para essa nova população, para essa nova demanda. O consumidor mudou e todas as academias precisam se adaptar.” Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company “A oficina que eu ministrei foi sobre como impulsionar e escalar seu negócio. Abrir um negócio pode ser muito fácil, rápido… subir o prédio, comprar máquinas, mas, para que uma empresa cresça de forma sustentável e lucrativa é um processo um pouco mais complexo. Começamos trabalhando a pessoa, a figura do empreendedor, do empresário, do profissional de Educação Física e do grande sonhador. Depois, trabalhamos as equipes, os indicadores, os números para que o empresário possa ter uma empresa não de dois, três anos, mas sim por décadas, deixando seus negócios para gerações futuras e poder crescer realmente de uma forma sustentável. A ideia é estruturar um projeto não de curto prazo, mas algo perene que tenha muita solidez em tudo, com foco em treinar pessoas e transformar times que realmente estejam engajadas e vistam a camisa da empresa e o sonho do grande empreendedor.” Leandro Batista, diretor Regional ACAD Brasil CE, diretor CREF12-PE e palestrante “A principal entrega que fizemos hoje aqui foi uma expansão de consciência de gestores e profissionais sobre a importância, não só da capacitação de treinamento, mas também do desenvolvimento profissional para que seja possível melhorar a retenção dos colaboradores em toda a jornada dentro da empresa. Uma verdade absoluta numa empresa é que a pessoa tem um começo, meio e fim. Todo mundo entra e todo mundo sai. Mas, se ‘o durante’ for construído numa jornada na qual o colaborador perceba que é treinado apenas para entregar produtos, mas para desenvolver sua própria carreira, isso tende a aumentar o LTV dele. Isso faz com que a empresa tenha uma melhor manutenção da cultura, diminuindo custos e com clientes mais satisfeitos. Assim, o negócio prospera. São estratégias para reter o colaborador a partir do desenvolvimento dele e de uma liderança moral, baseada no desenvolvimento humano.” Luiz Carnevali, especialista em gestão de
Inscrições abertas: ACAD Brasil Conexões RJ especial no Rio Sport Show

Faltando menos de um mês para o tão esperado Rio Sport Show, que volta à cidade maravilhosa depois de oito anos, a diretoria da ACAD Brasil convoca empresários e gestores, não apenas do Rio de Janeiro, a comparecer neste encontro que promete ser o maior espaço de networking do ano! A Associação fará uma edição especial do ACAD Conexões, dentro do evento, e as inscrições já estão abertas. O ACAD Brasil Conexões RJ no Rio Sport Show terá entre os palestrantes já confirmados Ailton Mendes, Monica Marques e Carlinhos Califórnia, empresários com ampla experiência no mercado de academias e membros da diretoria da Associação. Monica Marques, sócia na Companhia Athlética, vai falar sobre “Longevidade saudável: tendências, métodos, tecnologias e programas para o público 60+ em academias”. Já a palestra de Carlinhos Califórnia terá como tema estratégias de marketing e growth. Ailton Mendes fará uma explanação sobre o panorama setorial. O carioca Marcelo Ferreira, diretor da ACAD Brasil, será o anfitrião do Conexões RJ e garante: “será um momento de networking, para encontrar vários empresários, fornecedores e amigos, uma boa oportunidade para troca, com palestras muito interessantes. Imperdível!” ACAD Brasil Conexões RJ Data: 10/07/2025 Horário: 8h às 13h Local: Sala a confirmar Endereço: Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova – Rio de Janeiro Rio Sport Show Data: 10 a 12 de julho de 2025 Horário: 12h às 20h Local: Expo MAG Endereço: Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova – Rio de Janeiro Não fique de fora do ACAD Brasil Conexões RJ. Inscreva-se aqui e garanta o seu acesso gratuito ao Rio Sport Show 2025:
INFORMATIVO 208

Nesta edição, você vai ler: – Rio Sport Show: credenciamento de academias em alta! – ACAD Conexões especial no Rio Sport Show – Portaria sobre trabalho em domingos e feriados não afetam academias – Pesquisa: exercícios são melhores do que medicamentos para impedir a recaída do câncer Rio Sport Show: credenciamento de academias em alta! Finalmente o maior evento carioca está de volta e faltam apenas 34 dias! Um dos eventos mais badalados do fitness nacional está de volta! De 10 a 12 de julho, o Rio Sport Show promete um retorno em grande estilo e ser tudo aquilo que diz um dos slogans de 2025: “não é sobre mais uma feira. É sobre fazer parte da retomada de um evento que é referência!” “Ficamos oito anos sem fazer esse evento que sempre foi tão prestigiado pelo público e por todos os profissionais deste mercado. Preparamos… Leia mais ACAD Conexões especial no Rio Sport Show Aproveitando a super agenda que marcará a volta do Rio Sport Show, a ACAD Brasil fará uma edição especial do ACAD Conexões Rio de Janeiro, desta vez dentro do evento. As inscrições para esse encontro imperdível estarão abertas já na próxima semana. O ACAD Brasil Conexões RJ no Rio Sport Show terá entre os palestrantes já confirmados Ailton Mendes, Monica Marques e Carlinhos Califórnia – empresários com ampla experiência no mercado de academias e membros da diretoria da Associação. Monica Marques, sócia na Companhia Athlética, vai falar sobre “Longevidade saudável: tendências, métodos,… Leia mais Portaria sobre trabalho em domingos e feriados não afeta academias No dia 1º de julho de 2025 entrará em vigor a Portaria MTE 3665/2023, que altera as regras para o trabalho em domingos e feriados em certas atividades do comércio e serviços. A ACAD Brasil orienta que quanto à esta questão, não houve alteração, entretanto, na autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados nas “academias de esporte de todas as modalidades”, a qual permanece vigente no item VIII, 4, do Anexo IV da Portaria MPT 671/21. Nada muda, portanto, para o setor de academias. Leia mais Pesquisa: exercícios são melhores do que medicamentos para impedir a recaída do câncer Uma nova pesquisa que acaba de ser apresentada na Conferência Americana de oncologia confirma que exercícios podem reduzir o risco de recidiva do câncer de forma mais eficaz do que medicamentos. A meta semanal de exercícios era o equivalente a três a quatro caminhadas de 45 a 60 minutos. Publicados no New England Journal of Medicine os resultados do estudo mundial foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago. Foi dito aos delegados que as descobertas provavelmente mudarão os conselhos que os oncologistas dão aos seus… Leia mais
Pesquisa: exercícios são melhores do que medicamentos para impedir a recaída do câncer

Uma nova pesquisa que acaba de ser apresentada na Conferência Americana de oncologia confirma que exercícios podem reduzir o risco de recidiva do câncer de forma mais eficaz do que medicamentos. A meta semanal de exercícios era o equivalente a três a quatro caminhadas de 45 a 60 minutos. Publicados no New England Journal of Medicine os resultados do estudo mundial foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago. Foi dito aos delegados que as descobertas provavelmente mudarão os conselhos que os oncologistas dão aos seus pacientes, com a observação da diretora médica da ASCO, Dra. Julie Gralow: “os exercícios ainda têm a vantagem adicional de não serem tóxicos, não terem efeitos colaterais e serem muito mais baratos do que medicamentos.” O estudo envolveu pacientes dos EUA, Reino Unido, Austrália, França, Canadá e Israel e foi liderado pelo Dr. Christopher Booth, da Queen’s University em Kingston, Canadá. Os pesquisadores descobriram que um regime de exercícios estruturado, com a ajuda de um personal trainer, após o tratamento do câncer, resultou em um risco 37% menor de morte após oito anos e em um risco 28% menor de cânceres recorrentes em comparação com pacientes que receberam apenas aconselhamento médico. As descobertas levaram a apelos para que os governos se concentrem em apoiar pacientes com câncer a adotar estilos de vida mais saudáveis. Comentando as descobertas, Huw Edwards, CEO da UK Active, disse: “Este estudo mostra que o exercício é vital em nossa batalha para vencer o câncer e a chave é uma atividade física estruturada e apoiada, como aulas de circuito, natação e ciclismo. O Governo do Reino Unido tem uma grande oportunidade em seu Plano de Saúde de 10 anos para reconhecer essas evidências e integrar totalmente academias, piscinas e centros de lazer aos programas de tratamento para alcançar todas as comunidades com seus benefícios de melhoria de vida. Os centros de lazer já fornecem 66% dos serviços de reabilitação e pré-reabilitação do câncer, então o governo também deve usar a próxima revisão de gastos para proteger e expandir as instalações de fitness do nosso país ou correr o risco de aumentar os custos para o Sistema Público de Saúde e o Tesouro.” Liz Terry, editora da HCM, disse: “Esta pesquisa comprova o impacto transformador que o exercício regular tem na saúde e ajuda a construir a base de evidências de que precisamos para sermos aceitos como um parceiro válido na área da saúde. Seria interessante entender o papel que os personal trainers desempenharam nesses resultados. Os resultados teriam sido tão bons se a intervenção com exercícios tivesse sido realizada por meio de um aplicativo, por exemplo? Acredito que ter contato humano regular e incentivo dessa forma traz benefícios inquestionáveis para o moral, a adesão aos exercícios, os níveis de esforço e a saúde mental, e precisamos ter isso em mente quando pesquisamos o impacto das intervenções de exercícios, para que possamos valorizar e reconhecer plenamente o poder do elemento humano.”
Portaria sobre trabalho em domingos e feriados não afeta academias

No dia 1º de julho de 2025 entrará em vigor a Portaria MTE 3665/2023, que altera as regras para o trabalho em domingos e feriados em certas atividades do comércio e serviços. A ACAD Brasil orienta que quanto à esta questão, não houve alteração, entretanto, na autorização permanente para trabalho aos domingos e feriados nas “academias de esporte de todas as modalidades”, a qual permanece vigente no item VIII, 4, do Anexo IV da Portaria MPT 671/21. Nada muda, portanto, para o setor de academias.
ACAD Conexões especial no Rio Sport Show

Aproveitando a super agenda que marcará a volta do Rio Sport Show, a ACAD Brasil fará uma edição especial do ACAD Conexões Rio de Janeiro, desta vez dentro do evento. As inscrições para esse encontro imperdível estarão abertas já na próxima semana. O ACAD Brasil Conexões RJ no Rio Sport Show terá entre os palestrantes já confirmados Ailton Mendes, Monica Marques e Carlinhos Califórnia – empresários com ampla experiência no mercado de academias e membros da diretoria da Associação. Monica Marques, sócia na Companhia Athlética, vai falar sobre “Longevidade saudável: tendências, métodos, tecnologias e programas para o público 60+ em academias”. Já a palestra de Carlinhos Califórnia terá como tema estratégias de marketing e crescimento de growth. Ailton Mendes fará uma explanação sobre o panorama setorial. “Temos que celebrar o retorno do Rio Sport Show, que sempre foi um evento muito tradicional e o mercado de Rio de Janeiro é importante no cenário nacional. Estávamos carentes de um evento como esse, então ficamos muito contentes de participar, entendendo o tamanho e a importância do retorno desse evento ao Rio. E ainda teremos o nosso encontro da Associação dentro do evento! O ACAD Conexões vai ser muito especial! Será um momento de networking, para encontrar vários empresários, fornecedores e amigos, uma boa oportunidade para troca, com palestras muito interessantes!”, disse Marcelo Ferreira, diretor da ACAD Brasil. Não fique de fora do ACAD Conexões Rio de Janeiro no Rio Sport Show. Inscreva-se aqui:
Rio Sport Show: credenciamento de academias em alta!

Finalmente o maior evento carioca está de volta e faltam apenas 34 dias! Um dos eventos mais badalados do fitness nacional está de volta! De 10 a 12 de julho, o Rio Sport Show promete um retorno em grande estilo e ser tudo aquilo que diz um dos slogans de 2025: “não é sobre mais uma feira. É sobre fazer parte da retomada de um evento que é referência!” “Ficamos oito anos sem fazer esse evento que sempre foi tão prestigiado pelo público e por todos os profissionais deste mercado. Preparamos uma programação de excelência para reestrear na cidade maravilhosa, com tudo o que temos direito! Será uma retomada muito especial patra todos nós que atuamos nesse universo do fitness, saúde e bem-estar”, disse Ana Paula Leal, idealizadora do Rio Sport Show e realizadora de todas as edições do evento. “Nossa Associação tem uma forte relação com este evento carioca e muitas histórias para contar da parceria. Uma delas está registrada na foto histórica, quando em 2016, a diretoria comandada pelo nosso medalhista olímpico, Gustavo Borges, assumiu a responsabilidade de sair dos cerca de 200 associados. Um marco! Agora, com mais de 2 mil associados, celebramos a volta do Rio Sport Show e estamos certos de que ainda teremos muitas histórias juntos, em nossa caminhada em prol do setor de fitness, saúde e bem-estar. Este ano, o evento será ainda mais especial e também no nosso ACAD Conexões, que acontece no Rio Sport Show”, disse Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil. Segundo os organizadores, são esperados cerca de 5 mil gestores de academias; 200 congressistas; mais de 30 expositores e milhares de visitantes. “Rio Sport Show é um encontro ideal para empresários que buscam criar conexões significativas e expandir seus negócios. É uma plataforma estratégica para que empresas de todos os portes – desde pequenas marcas até grandes players do mercado – se conectem e fortaleçam o setor”, disse Ana Paula Leal, diretora da Savaget Group. Faltando pouco mais de 1 mês para a realização do evento, os organizadores já anunciaram quem poderá se credenciar para entrar gratuitamente: Gestores e coordenadores técnicos de academias, clubes, hotéis e condomínios; Profissionais, personal trainers, professores e alunos de Educação Física e Nutrição; Atletas, esportistas; Dirigentes de federações e confederações; Lojistas de material esportivo; Fabricantes de produtos e serviços esportivos; Importadores. Não deixe de visitar o Rio Sport Show Data: 10 a 12 de julho de 2025 Horário: 12h às 20h Local: Expo MAG Endereço: Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova – Rio de Janeiro Clique aqui e credencie a sua academia: