INFORMATIVO 194

Nesta edição, você vai ler: – 1º Meeting Diretores ACAD Brasil reúne lideranças regionais de todo o país – INATI convoca gestores para a 2ª edição da pesquisa sobre atividades aquáticas – Pesquisa: oportunidades de crescimento para fitness na América Latina – Gestão de Pessoas: tema do podcast da Fitness Brasil 1º Meeting Diretores ACAD Brasil reúne lideranças regionais de todo o país Esta semana, foi realizado o Meeting Diretores ACAD Brasil, o primeiro dos encontros programados para 2025, reunindo lideranças de todas as regiões do país com o presidente da Associação, Ailton Mendes. Na pauta, um panorama de como está o mercado em cada região, quais são as metas da Associação para o ano de 2025 e como os gestores poderão contribuir para alcançá-las. Ailton Mendes também fez uma apresentação com a previsão de crescimento da ACAD, as mais recentes conquistas do setor através do trabalho da Associação e o quanto é importante… Leia mais INATI convoca gestores para a 2ª edição da pesquisa sobre atividades aquáticas Esta semana, o Instituto de Natação Infantil – INATI começou a levantar os dados para a realização da 2ª edição do diagnóstico sobre serviços e estruturas de escolas de natação e academias com piscinas. “Entendemos que os dados são fundamentais para a gestão de qualquer negócio e pedimos que todos os gestores de escolas de natação e academias com piscinas participem deste levantamento para que possamos ter um diagnóstico abrangente como instrumento de gestão”, disse Rafaele Madormo, presidente do INATI. O objetivo é gerar informação sobre o segmento aquático, com suas características… Leia mais Pesquisa: oportunidades de crescimento para fitness na América Latina De acordo com a Pesquisa de Consumo da América Latina de 2024, publicada pela Health and Fitness Association (HFA), latino-americanos gostam de exercícios ao ar livre, mas as academias estão ganhando força nos países do continente e há mais oportunidades de envolver clientes inativos e aqueles que nunca frequentaram uma academia. Algumas das evidências da pesquisa mostram que 78% dos latino-americanos nas principais áreas metropolitanas do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile praticam exercícios várias vezes por mês, incluindo 61% que se exercitam várias vezes por semana; 53% nunca foram… Leia mais Gestão de Pessoas: tema do podcast da Fitness Brasil Gestão de pessoas “Aprenda os segredos do sucesso” é o tema de um dos muitos episódios do FITBR Cast, o podcast da Fitness Brasil, que já está no ar. Comandado pela jornalista e editora Yara Achôa, o podcast teve em sua mais recente entrevista Cris Santos, fundadora e CEO da BrainFit, especialista em gestão de pessoal e consultoria de RH para empresas. O objetivo do podcast é oferecer conhecimento para profissionais de Educação Física e áreas correlatas, através de entrevistas com grandes nomes do mercado que abordam temas pertinentes nas áreas de… Leia mais
Gestão de Pessoas: tema do podcast da Fitness Brasil

Gestão de pessoas “Aprenda os segredos do sucesso” é o tema de um dos muitos episódios do FITBR Cast, o podcast da Fitness Brasil, que já está no ar. Comandado pela jornalista e editora Yara Achôa, o podcast teve em sua mais recente entrevista Cris Santos, fundadora e CEO da BrainFit, especialista em gestão de pessoal e consultoria de RH para empresas. O objetivo do podcast é oferecer conhecimento para profissionais de Educação Física e áreas correlatas, através de entrevistas com grandes nomes do mercado que abordam temas pertinentes nas áreas de saúde, mercado, empreendedorismo, bem-estar e muito mais! Para acompanhar este episódio, clique aqui:
Pesquisa: oportunidades de crescimento para fitness na América Latina

De acordo com a Pesquisa de Consumo da América Latina de 2024, publicada pela Health and Fitness Association (HFA), latino-americanos gostam de exercícios ao ar livre, mas as academias estão ganhando força nos países do continente e há mais oportunidades de envolver clientes inativos e aqueles que nunca frequentaram uma academia. Algumas das evidências da pesquisa mostram que 78% dos latino-americanos nas principais áreas metropolitanas do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile praticam exercícios várias vezes por mês, incluindo 61% que se exercitam várias vezes por semana; 53% nunca foram clientes, mas estão pensando em se inscrever em uma academia; as pessoas estão se exercitando para a saúde física e mental; e os consumidores jovens e ricos estão liderando o uso de academias na América Latina. O relatório diz que este é um mercado dinâmico e, para ter sucesso, as empresas de fitness devem desenvolver um profundo entendimento dos comportamentos e preferências dos consumidores locais, oferecer programas holísticos e considerar investir em equipamentos e espaços para atividades ao ar livre. A pesquisa foi conduzida pela J Wallin Opinion Research em nome da HFA e ABC Fitness. Cerca de 3.700 adultos foram entrevistados em setembro de 2024, das maiores áreas metropolitanas do Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile. Em todos os seis países, atividades ao ar livre – como ciclismo, corrida ou natação – foram as mais populares, com 42,8%. O motivo mais comum dado para se exercitar ao ar livre foi que isso melhorou a clareza mental e aumentou a energia e o engajamento – 52,5%. Quando a média é feita em todos os mercados, o treinamento de força ficou em segundo lugar, com 32,1%. Esta é a segunda atividade mais popular no Brasil, México, Argentina e Chile. No entanto, não figurou entre os quatro primeiros no Peru, onde a dança foi a segunda atividade mais popular, seguida por esportes coletivos não praianos. As pessoas estão se exercitando tanto para seu bem-estar físico quanto mental. O bem-estar físico geral foi o mais comum, com 52,3%; seguido pela redução do estresse, com 37,5%; prevenção de doenças, com 34,9%; aumento de energia, com 27,9%, e envelhecimento saudável, com 26,3%. Para ampliar o mercado e superar barreiras, o relatório faz uma série de recomendações. Preços flexíveis e ofertas com eficiência de tempo podem tentar atrair membros que não são mais membros. O alcance direcionado e as ofertas introdutórias podem atrair os 53% de nunca membros que estão pensando em se juntar. Confira a pesquisa completa clicando aqui!
INATI convoca gestores para a 2ª edição da pesquisa sobre atividades aquáticas

Esta semana, o Instituto de Natação Infantil – INATI começou a levantar os dados para a realização da 2ª edição do diagnóstico sobre serviços e estruturas de escolas de natação e academias com piscinas. “Entendemos que os dados são fundamentais para a gestão de qualquer negócio e pedimos que todos os gestores de escolas de natação e academias com piscinas participem deste levantamento para que possamos ter um diagnóstico abrangente como instrumento de gestão”, disse Rafaele Madormo, presidente do INATI. O objetivo é gerar informação sobre o segmento aquático, com suas características e práticas, para ajudar a compreender melhor o mercado e assim construir um ambiente de negócios mais forte para todos os players do segmento. Os principais pontos apontados no diagnóstico serão mostrados na apresentação do Rafaele Madormo no S4 – Swim Schools Strategic Summit, evento que será realizado nos dias 4 e 5 de abril, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. O preenchimento do questionário é sem identificação para garantir o anonimato do respondente. Não fique de fora desta pesquisa. Clique aqui e participe! Mais informações sobre o S4 – Swim Schools Strategic Summit clique aqui!
1º Meeting Diretores ACAD Brasil reúne lideranças regionais de todo o país

Esta semana, foi realizado o Meeting Diretores ACAD Brasil, o primeiro dos encontros programados para 2025, reunindo lideranças de todas as regiões do país com o presidente da Associação, Ailton Mendes. Na pauta, um panorama de como está o mercado em cada região, quais são as metas da Associação para o ano de 2025 e como os gestores poderão contribuir para alcançá-las. Ailton Mendes também fez uma apresentação com a previsão de crescimento da ACAD, as mais recentes conquistas do setor através do trabalho da Associação e o quanto é importante para o mercado nacional o envolvimento de cada um dos diretores e líderes. “Foi um encontro descontraído, entre pessoas que têm muitos objetivos comuns. Pudemos saber um pouco mais sobre cada região e uma das boas notícias é a percepção dos empresários de que o mercado está aquecido. Quando juntamos os sotaques do Norte, do Sul, do Centro Oeste e de todas as regiões desse imenso país, as contribuições para o nosso mercado são imensas, cheias de diversidade, como somos nós brasileiros. Temos muito ainda a fazer pelo fitness nacional, mas juntos podemos construir um futuro ainda mais positivo”, disse Ailton Mendes. O segundo Encontro de Diretores e Lideranças ACAD Brasil está marcado para o dia 3 de abril, em São Paulo, à véspera do Arnold Sports Festival, e será presencial. Acompanhe nas redes sociais da associação esse que será um encontro exclusivo!
INFORMATIVO 193

Nesta edição, você vai ler: – HFA Show 2025: Brasil marca presença no maior evento internacional do mercado – ACAD Brasil tem uma super agenda de eventos pós Carnaval – Happy Business ACAD Brasil volta com força total – Movement inaugura loja na Barra da Tijuca – Reino Unido: atividade física preveniu 28 mil problemas de saúde em 2023 HFA Show 2025: Brasil marca presença no maior evento internacional do mercado Saúde, fitness e bem-estar são as palavras de ordem da atualidade e o maior evento internacional deste mercado, HFA Show 2025, da Health & Fitness Association (HFA), será realizado em menos de um mês, reunindo mais de 10 mil profissionais, 150 palestrantes e 400 expositores, em uma área de mais de 28 mil m2. O encontro global será em Las Vegas, nos Estados Unidos, e este ano o Brasil marcará uma presença ainda mais significativa do que nos anos anteriores. Pela primeira vez em mais de 40 edições, este ano o… Leia mais ACAD Brasil tem uma super agenda de eventos pós Carnaval Em menos de 15 dias, o país vai parar para uma das maiores festas do mundo: o Carnaval. Depois dos agitados dias de Momo, o setor de fitness terá uma super agenda de eventos tanto no mercado interno como no internacional. Só nos meses de março e abril, serão sete eventos voltados exclusivamente para a indústria e a Associação marcará presença em todos eles, além de ser protagonista dos encontros regionais da marca ACAD Brasil Conexões. “Nossa participação em todos os mais importantes eventos do setor, aqui no país e, também, nos… Leia mais Happy Business ACAD Brasil volta com força total Você já faz parte do grupo do Happy Businnes ACAD Brasil no WhatsApp? Ainda não?! Então não perca tempo e entre agora mesmo para aproveitar ofertas e condições exclusivas e imperdíveis oferecidas por parceiros da Associação. O Happy Business é um grupo de vendas coletivas e uma oportunidade única para que proprietários e gestores de academias façam compras com condições especiais. A missão da ACAD neste grupo é buscar cada vez mais parceiros e empresas fornecedoras que possam garantir produtos e serviços com valores e condições muito especiais: só para associados! Não… Leia mais Movement inaugura loja na Barra da Tijuca Na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a Movement realizou um coquetel especialmente para a inauguração oficial do mais novo espaço da marca: uma loja na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. “Esta é uma notícia positiva, especialmente para o mercado carioca, que está novamente aquecido. O time da ACAD parabeniza a Movement, parceira da Associação há mais de duas décadas, por mais essa conquista e por toda a contribuição ao setor nacional de fitness. É um orgulho ver uma marca 100% brasileira tão bem-sucedida”, disse Andrea Rodrigues, gestora da ACAD… Leia mais Reino Unido: atividade física preveniu 28 mil problemas de saúde em 2023 Programas de exercícios direcionados a adultos mais velhos estão economizando milhões dos cofres da saúde pública. Um novo relatório pulicado pela Moving Communities mostra os benefícios significativos para a saúde que as academias oferecem no Reino Unido. Em 2023, o NHS (sistema público de saúde de lá) poupou cerca de 400 milhões de libras. Mais de 28 mil problemas de saúde dispendiosos foram prevenidos, incluindo fraturas de quadril, depressão, doenças cardíacas e câncer. Os idosos têm os melhores resultados de saúde e proporcionam o melhor retorno sobre o investimento. Leia mais
Reino Unido: atividade física preveniu 28 mil problemas de saúde em 2023

Programas de exercícios direcionados a adultos mais velhos estão economizando milhões dos cofres da saúde pública. Um novo relatório pulicado pela Moving Communities mostra os benefícios significativos para a saúde que as academias oferecem no Reino Unido. Em 2023, o NHS (sistema público de saúde de lá) poupou cerca de 400 milhões de libras. Mais de 28 mil problemas de saúde dispendiosos foram prevenidos, incluindo fraturas de quadril, depressão, doenças cardíacas e câncer. Os idosos têm os melhores resultados de saúde e proporcionam o melhor retorno sobre o investimento. Emma Bernstein, líder de projetos estratégicos na Sport England, diz: “as academias estão no coração de comunidades mais saudáveis. Este estudo mostra seu papel essencial em manter as pessoas ativas, felizes e independentes. Especialmente para adultos mais velhos, as academias podem transformar vidas, ajudando-os a permanecerem mais saudáveis por mais tempo e reduzindo a carga sobre o NHS. Ao oferecer programas amigáveis à idade, como ioga suave, hidroginástica e aeróbica de baixo impacto, as academias podem oferecer enormes resultados de saúde. Superar barreiras como medo de lesões, falta de confiança e percepções de que a boa forma é para pessoas mais jovens é crucial.” Foram analisados 8,8 milhões de usuários de 818 centros de lazer ou academias, e os resultados mostram que mais de 28 mil condições de saúde dispendiosas foram prevenidas, com os adultos mais velhos colhendo os maiores benefícios e proporcionando o maior retorno sobre o investimento para o NHS. Condições como demência e fraturas de quadril, que estão entre as mais caras e debilitantes de tratar, são significativamente reduzidas por meio de programas de exercícios direcionados, destacando uma oportunidade significativa para academias oferecerem mais programas para adultos mais velhos e idosos que geralmente são sub representados na participação em centros de lazer. Encaminhamentos de médicos, campanhas de marketing direcionadas e alcance comunitário são meios de atrair as pessoas e ampliar os benefícios à saúde da atividade física regular. As condições de saúde evitadas e as economias foram calculadas usando a ferramenta MOVEs, desenvolvida pelo University of East Anglia Health Economics Consulting Group para o Sport England. Esta ferramenta usa uma gama de dados de saúde e atividade física do mundo real para comparar a probabilidade de condições ocorrerem em participantes em seus níveis de atividade física anteriores e atuais, com foco em condições em que as evidências mostram que o exercício reduz significativamente o risco. A pesquisa estimou que o seguinte foi evitado: 12.946 fraturas de quadril. 4.724 casos de depressão. 4.368 casos de demência. 2.685 casos de doença cardíaca coronária. 1.127 casos de diabetes. 2.959 casos de acidente vascular cerebral. 229 casos de câncer de mama225 casos de câncer colorretal.
Movement inaugura loja na Barra da Tijuca

Na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a Movement realizou um coquetel especialmente para a inauguração oficial do mais novo espaço da marca: uma loja na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. “Esta é uma notícia positiva, especialmente para o mercado carioca, que está novamente aquecido. O time da ACAD parabeniza a Movement, parceira da Associação há mais de duas décadas, por mais essa conquista e por toda a contribuição ao setor nacional de fitness. É um orgulho ver uma marca 100% brasileira tão bem-sucedida”, disse Andrea Rodrigues, gestora da ACAD Brasil. A Movement Store é uma loja completa, com conceito inovador e muitas opções para montar espaços fitness, com um amplo portfólio de equipamentos para se adaptar às necessidades de cada negócio: academias, condomínios, hotéis, construtoras, estúdios, clínicas ou hospitais. A loja tem espaço para que os visitantes experimentem equipamentos profissionais de cardio, musculação e acessórios. Movement Rio de Janeiro: Av. Olegário Maciel, 30, Barra da Tijuca Clique aqui para saber mais sobre a nova loja!
Happy Business ACAD Brasil volta com força total

Você já faz parte do grupo do Happy Businnes ACAD Brasil no WhatsApp? Ainda não?! Então não perca tempo e entre agora mesmo para aproveitar ofertas e condições exclusivas e imperdíveis oferecidas por parceiros da Associação. O Happy Business é um grupo de vendas coletivas e uma oportunidade única para que proprietários e gestores de academias façam compras com condições especiais. A missão da ACAD neste grupo é buscar cada vez mais parceiros e empresas fornecedoras que possam garantir produtos e serviços com valores e condições muito especiais: só para associados! Não deixe de participar deste grupo e, também, convide outros empresários e gestores de academias, porque quanto mais pessoas aderirem, maior serão os descontos e facilidades. Não perca a chance de aproveitar essas ofertas únicas. Se você é associado da ACAD e ainda não aproveita as oportunidades do Happy Business, está na hora de mudar isso. Clique aqui e faça parte desta turma!
ACAD Brasil tem uma super agenda de eventos pós Carnaval

Em menos de 15 dias, o país vai parar para uma das maiores festas do mundo: o Carnaval. Depois dos agitados dias de Momo, o setor de fitness terá uma super agenda de eventos tanto no mercado interno como no internacional. Só nos meses de março e abril, serão sete eventos voltados exclusivamente para a indústria e a Associação marcará presença em todos eles, além de ser protagonista dos encontros regionais da marca ACAD Brasil Conexões. “Nossa participação em todos os mais importantes eventos do setor, aqui no país e, também, nos internacionais, está relacionada ao compromisso da Associação em estreitar o relacionamento com cada entidade do nosso mercado, ampliando nossa representatividade. E a realização dos eventos próprios, a série ACAD Brasil Conexões, é uma das mais fortes ações para manter cada uma das regiões deste país conectadas com o que há de mais atual sobre negócios de academias. Vamos juntos construir um mercado ainda mais conectado”, disse Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil. Confira a agenda pós Carnaval e não deixe de participar dos eventos: Clique aqui para conferir a agenda completa da ACAD Brasil!