Informativo ACAD Brasil

Novas seções para o Informativo ACAD Brasil

  O Informativo ACAD Brasil está de cara nova! E todas as notícias serão reunidas em categorias pertinentes ao setor. São elas: – Dicas para academias – Entrevistas – Eventos e Assembleias – Mercado e pesquisas – Políticas públicas Novas seções para o Informativo ACAD Brasil Dicas para academias: seja sobre gestão, marketing, finanças, atendimento ou qualquer outro tema de relevância para as academias, este espaço será dedicado às melhores dicas, às boas práticas de mercado e aquele pulo do gato que pode fazer a diferença em um negócio. Dicas de especialistas, reunidas especialmente pelo time da ACAD Brasil para todos os associados. Clique aqui e confira esta seção! Entrevistas: O que eles têm a dizer? Periodicamente, a equipe jornalística da ACAD Brasil vai entrevistar especialistas do setor, influenciadores do mercado, autoridades governamentais, empresários de academias, representantes de empresas fornecedoras, além de referências nas áreas da Saúde, como médicos e profissionais de Educação Física. O objetivo é trazer o olhar diferenciado das maiores feras, em suas especialidades, para contribuir com os gestores do fitness. Clique aqui e confira esta seção! Eventos: um dos mais fortes movimentos de nacionalização do setor de academias é feito pelos líderes da ACAD Brasil, em todo o país. Os Encontros regionais da Associação são momentos fundamentais para que mais empresários e gestores de todos os estados possam conhecer esse trabalho, unindo esforços em prol de todo o setor. Além destes encontros próprios, a ACAD participa de eventos que já fazem parte do calendário oficial do setor.  Clique aqui e confira esta seção! Mercado e pesquisas: neste espaço, a equipe-ACAD reúne as informações mais recentes sobre o fitness no Brasil e no mundo. Apresentamos pesquisas, estudos, tendências e notícias do setor, acompanhadas por comentários e análises de especialistas. Entrevistas com influenciadores, autoridades, empresários e profissionais de saúde oferecem perspectivas diferenciadas para enriquecer o conhecimento dos gestores do fitness. Clique aqui e confira esta seção! Políticas públicas: fique por dentro de toda a movimentação da ACAD junto às autoridades governamentais Brasil afora, nas três instâncias: municípios, estados e governo federal. Acompanhe também o monitoramento nacional feito pela equipe-ACAD sobre os trâmites de projetos de lei que possam incidir sobre as atividades das academias. Clique aqui e confira esta seção! O Informativo ACAD Brasil se apresenta como uma fonte abrangente e especializada para todos os interessados no universo das academias e fitness. Comprometidos em fornecer informações relevantes e atualizadas, abrimos as portas para gestores, profissionais do fitness, autoridades governamentais e demais entusiastas do setor. Nosso compromisso é ser uma plataforma acessível, reunindo dados sobre políticas públicas, tendências de mercado, dicas práticas para academias e cobertura de eventos. Todos são bem-vindos a explorar esse espaço, onde a missão principal é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento contínuo do segmento, promovendo uma comunidade unida e informada. Juntos, fortalecemos o setor de academias, inspirando inovação e excelência.

Informativo ACAD Brasil: Como chegamos a 140 edições

    Em 9 de março de 2021, foi enviado o 1º Informativo ACAD Brasil, justamente às vésperas de completar um ano do lockdown das academias, com fechamento total de todo o setor, um dos mais prejudicados pela crise. A notícia principal daquela primeira edição tinha como título “ACAD se reúne com Governo de São Paulo e pede academias abertas”. As demais notas eram um recorte dos avanços em cada região: a essencialidade das academias e dos profissionais de Educação Física sendo reconhecida em leis municipais e estaduais, tramitando em todo o país. Foram 12 meses de esforços diários para que as atividades do fitness nacional pudessem voltar e a Associação – com total engajamento de lideranças regionais e empresários do setor – teve um papel decisivo para a retomada. A partir daquele movimento, os esforços de aproximação com autoridades governamentais, em todas as instâncias, não cessaram mais. A ACAD Brasil produziu conteúdos, reuniu resultados de pesquisas e estudos internacionais, criou plataformas online de suporte – jurídico e de informações – mudando a forma como o setor se comunicava. De lá pra cá, nos últimos 3 anos, o trabalho incansável das pessoas que prezam pelo desenvolvimento do setor foi registrado em 139 edições do Informativo ACAD Brasil. Semanalmente, as lutas e as conquistas deste mercado, bem como pesquisas, tendências e novidades que marcam o fitness, no Brasil e no mundo, são registradas em primeira mão.

Ministério Publica Nota Técnica sobre Academias e Promoção da Saúde

Essa foi uma das conquistas mais significativas de 2023, um ano de esforços imensuráveis para que as academias sejam reconhecidas como essenciais à saúde da população. Em audiência com a Ministra da Saúde, Nisia Trindade, a ACAD Brasil, com fundamental apoio do Deputado Felipe Carreras e representada por Patrick Aguiar, defendeu a importância da atividade física como política pública de saúde e a necessidade de incentivos fiscais. A atuação do deputado e da associação resultou na publicação da Nota Técnica Nº 70/2023, pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do ministério, reconhecendo a relevância do setor e concluindo que “políticas fiscais voltadas para efetivar atividade física e academias é um importante marcador e deve ser considerado na elaboração, aprimoramento e implementação de políticas públicas de saúde e políticas públicas tributárias no país.”   “O mundo cada vez mais avança com medidas que facilitem o acesso a essas atividades e adotam a isenção tributária. Atividade física é parte de um modelo de ampliação de eficiência na atenção primária, pois previne diversos problemas de saúde e é uma prática integrativa e complementar de baixo custo”, disse o deputado, Felipe Carreras, forte defensor do setor. Clique aqui e baixe a Nota Técnica na íntegra

Potencialize sua academia com estratégias vencedoras!

  O sucesso de uma academia não é definido apenas pelos equipamentos modernos ou instrutores de alta qualidade, mas também por uma estratégia de marketing e vendas eficaz. Se você é um dono ou gestor de academia, este post é para você. Aqui, vamos mergulhar profundamente em oito estratégias essenciais que podem transformar a maneira como você atrai e retém seus alunos. 1. Conhecendo Seu Cliente No competitivo mundo do fitness, entender profundamente seus clientes é a base para qualquer estratégia de marketing e vendas bem-sucedida. Perfil do Cliente: Faça uma análise detalhada dos seus alunos. Quais são suas idades? Preferências de treino? Objetivos de saúde e fitness? Ao criar um perfil detalhado de cliente, você pode desenvolver ofertas e programas que se alinham diretamente às suas necessidades. Feedback Regular: Implemente sistemas para coletar feedback regular dos seus alunos. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, caixas de sugestões ou até mesmo conversas informais após as aulas. Adaptação às Necessidades: Com base no feedback e no perfil do cliente, adapte seus serviços, aulas e instalações para melhor atender às necessidades dos seus alunos. 2. O Poder do Planejamento Ter um planejamento sólido é a chave para o sucesso de qualquer estratégia de marketing e vendas. Calendário de Marketing: Desenvolva um calendário de marketing que destaque promoções, eventos especiais e lançamentos de novos programas. Isso ajudará sua equipe a se preparar com antecedência e garantirá que nada seja esquecido. Revisões Periódicas: Faça revisões periódicas do seu plano para garantir que ele ainda esteja alinhado com seus objetivos de negócio e as necessidades de seus alunos. Metas Claras: Estabeleça metas claras e mensuráveis para sua equipe. Isso não apenas direcionará seus esforços, mas também permitirá que você avalie a eficácia de suas estratégias ao longo do tempo. 3. Redes Sociais como Ferramenta de Engajamento As redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para academias. Elas não apenas ajudam a atrair novos alunos, mas também a engajar e reter os atuais. Publicações Regulares: Mantenha uma presença ativa nas redes sociais com publicações regulares. Isso pode incluir dicas de treino, destaques de alunos, ou informações sobre novas aulas e programas. Interação: Não basta apenas postar; é crucial interagir com seus seguidores. Responda a comentários, participe de conversas e esteja aberto a feedbacks. Promoções e Desafios: Use as redes sociais para promover desafios de fitness ou promoções especiais. Isso pode incentivar os alunos a visitar sua academia com mais frequência e atrair novos clientes. 4. Maximizando o E-mail Marketing O e-mail marketing, quando usado corretamente, pode ser uma ferramenta incrivelmente eficaz para se conectar com seus alunos e potenciais clientes. Segmentação: Não envie a mesma mensagem para toda a sua lista. Segmentar seus contatos com base em seus interesses e comportamento passado pode aumentar drasticamente as taxas de abertura e conversão. Newsletters Regulares: Mantenha seus alunos informados sobre novas aulas, eventos e promoções através de newsletters regulares. Automação: Use ferramentas de automação para enviar e-mails de boas-vindas a novos alunos, lembretes de renovação ou mensagens de aniversário. 5. A Importância de Mensurar o Churn Churn, ou taxa de cancelamento, é um indicador crítico para academias. Ele mede quantos alunos estão deixando sua academia em um determinado período. Identifique as Causas: Use pesquisas e feedbacks para entender por que os alunos estão cancelando suas matrículas. Programas de Retenção: Desenvolva programas específicos para reter alunos que estejam considerando cancelar ou que tenham diminuído a frequência. Acompanhamento Pessoal: Se um aluno regular parar de frequentar, faça um acompanhamento pessoal. Um simples e-mail ou telefonema pode fazer a diferença. 6. O Poder do Upselling e Cross-Selling na Estratégia de Vendas Upselling e cross–selling são técnicas cruciais de vendas que, quando bem implementadas, podem alavancar significativamente a receita da sua academia sem a necessidade de atrair novos alunos. Up-selling: Essa técnica envolve incentivar o cliente a comprar uma versão mais cara ou premium do item que ele já está considerando. O objetivo é aumentar o valor da venda. Por exemplo, se um aluno está considerando aderir a um plano mensal básico, o upselling envolveria apresentar os benefícios de um plano VIP, que pode incluir acessos a áreas exclusivas, aulas adicionais ou outros benefícios. Ofereça Promoções Temporárias: Outro exemplo para aplicar o up-selling é oferecendo upgrades temporários, como acesso a áreas VIP ou aulas especiais, por um preço promocional. Esse incentivo pode convencer o aluno a experimentar o plano mais caro e, possivelmente, adotá-lo a longo prazo. Cross-Selling: Esta estratégia envolve oferecer ao cliente produtos ou serviços complementares ao que ele já está comprando. A ideia é aumentar o valor total da compra ao mostrar como outros produtos ou serviços podem beneficiar o cliente em conjunto com sua compra original. Ofertas Complementares: Se um aluno se matricula em uma aula de yoga, a técnica de cross-selling envolveria oferecer um pacote com desconto para sessões complementares de meditação ou massagem. Bundling: Outra forma de aplicar cross-selling é combinando diferentes serviços em pacotes a preços atrativos, incentivando os alunos a experimentar algo novo. Por exemplo, um pacote que combina aulas de musculação, pilates e uma sessão de massagem por um preço menor do que se esses serviços fossem adquiridos separadamente. 7. Área de Vendas Consultivas para Mais Matrículas Ao pensar em estratégias de vendas, muitas academias ainda operam sob uma abordagem transacional. No entanto, o cenário está mudando e a abordagem consultiva está ganhando destaque. Mas o que exatamente são essas abordagens? Vendas Transacionais: Esta forma tradicional de venda foca principalmente na própria transação – no ato de vender um produto ou serviço. O objetivo primário aqui é concluir a venda de maneira rápida. O foco reside no produto ou serviço em questão, e não necessariamente nas necessidades ou desejos específicos do cliente. As interações tendem a ser breves, muitas vezes impessoais, e os principais diferenciais são frequentemente o preço e a rapidez da venda. Vendas Consultivas: Nesta abordagem, o vendedor ou representante age mais como um consultor do que como um simples vendedor. Ele se esforça para entender profundamente as

Como aproveitar melhor o espaço da academia

  Otimizar o espaço da sua academia é fundamental para que seus alunos e funcionários estejam sempre seguros e confortáveis. Muitos empreendimentos estão fora dos padrões que foram pensados inicialmente, pelo menos no campo das ideias. Algumas áreas costumam ser pequenas, principalmente no caso de grandes metrópoles, onde não é muito comum encontrar o imóvel ideal. Caso você ainda não tenha dado início ao seu projeto ou esteja procurando um local para abertura, preocupe-se em seguir de fato o projeto, pois ele fará toda a diferença. Sem contar que a quebra de expectativas dos clientes que estão chegando agora, pode oferecer um desânimo logo de cara. Fuja disso! A sua academia precisa ter um estilo próprio, afinal, a ampla concorrência tem nos mostrado que muitas delas são “mais do mesmo”. Quando um aluno se identifica com o ambiente, dificilmente ele irá mudar o local de treino. Isso porque você terá feito um bom trabalho a respeito do visual e do clima do ambiente. De preferência, utilize as cores da sua identidade visual, que já são aplicadas em uniformes, placas, sinalizações, redes sociais e demais materiais. Isso fará com que exista um fortalecimento de marca, ou seja, onde quer que o seu aluno esteja, quando bater o olho e observar seus materiais, ele saberá que está sendo falado a seu respeito. Além disso, as cores influenciam muito na forma como as pessoas são impactadas, uma vez que são capazes de gerar diferentes tipos de sensação. Tons de azul, por exemplo, são muito agradáveis para acalmar e manter a concentração, podendo ser utilizados na área de pilates e yoga, por exemplo. No caso do amarelo, ele pode ser energizante, alegre e estimulante, oferecendo um ambiente bastante aconchegante para que os treinos aconteçam. O laranja reforça a ideia de movimento, sendo ideal para ambientes que necessitam de maior disposição. Já os tons mais neutros, como preto, cinza, branco e marrom, devem ser predominantes naqueles ambientes em que você deseja demonstrar ousadia ou modernidade, trabalhando também com uma iluminação que valorize o local e forneça maior destaque. Para a recepção, essas são cores muito indicadas (tons neutros), uma vez que a presença de muitas cores pode confundir o cliente, sendo que você deseja que ele passe mais tempo, a fim de obter maiores informações sobre a academia, bem como feche o contrato. Três dicas fáceis poderão lhe auxiliar, mesmo que já tenha o seu negócio muito bem estruturado. 1. Planeje um espaço seguro e confortável para seus alunos. O espaço precisar estar em compatibilidade com as modalidades oferecidas e é extremamente importante que seja descontraído e muito seguro. É necessário que exista um fluxo para que a circulação se dê da melhor maneira, evitando que os alunos trombem em aparelhos ou tropecem em itens espalhados. Até porque, dessa forma, acidentes podem acontecer, independentemente da idade das pessoas que estão realizando o treino, podendo inclusive acometer os próprios funcionários. Ou seja, a otimização de espaço é crucial e extremamente importante! Além disso, também é preciso oferecer uma boa visualização de todos os itens, para que os riscos sejam minimizados. 2. De atenção às paredes e ao piso Academias menores podem contar com instalações de nichos, prateleiras e armários, uma vez que podem comportar itens necessários para as práticas, acessórios e objetos pessoais dos próprios alunos. Espelhos também tendem a oferecer uma maior amplitude, além de serem decorativos e criarem a uma atratividade para as famosas fotos postadas nas redes sociais. Além disso, a decoração pode conter objetos que sejam a cara da academia, como cartazes, quadros, suportes e pôsteres, por exemplo. Outro detalhe importante que deve ser observado é o piso, pois as escolhas certas possibilitam muito mais durabilidade e estética, fazendo com que os gastos com manutenção periódica sejam menores. A escolha do piso vai depender muito do local onde ele será instalado, por isso, criamos um post voltado apenas para esse assunto: “Melhor piso para academia, como escolher?” 3. Organize os aparelhos por setores Os grupos musculares a serem trabalhados devem ter seus aparelhos em ambientes separados por setor. A modalidade de exercício e o perfil da atividade física de cada um deles também deve ser levado em consideração. Um bom exemplo é ter em um setor todos os aparelhos que sejam destinados aos músculos das pernas, enquanto em um outro local ficarão agrupados os aparelhos referentes ao braço. Dessa forma, é possível oferecer aos alunos uma maior facilidade enquanto estão treinando, além de evitar o deslocamento dentro da academia e a constante troca de aparelhos. Lembre-se de não deixar várias coisas acumuladas em um único local, pois dessa forma a movimentação pode ser afetada, dificultando a circulação de pessoas e funcionários. Essas são apenas algumas pequenas dicas para que você possa organizar a sua academia e aproveitar cada espaço de maneira muito mais eficiente.

Como realizar um atendimento humanizado na sua academia

  Saiba como se aproximar dos seus alunos com um atendimento humanizado. Por que o atendimento humanizado é considerado um diferencial para o sucesso de tantas empresas? Isso acontece porque vivemos em um momento cada vez mais influenciado por tendências digitais. Muito se fala em inteligência artificial, bots, deep learning, machine learning…, mas não adianta pensar nesses avanços se o básico não estiver funcionando perfeitamente bem. Quando falamos em básico, nos referimos ao atendimento do seu negócio. Afinal, é preciso construir uma base sólida antes de pensar em implementar ferramentas cada vez mais complexas. Então, como anda o relacionamento com o seu aluno? Para ajudar a avaliar essa questão, pense: Meu cliente está satisfeito com o meu serviço? Eu sei onde devo melhorar para oferecer uma experiência melhor? Eu escuto o meu aluno? Lembre-se: estamos cercados de novas tecnologias, mas também vivemos a era da experiência. Isso significa que a empresa que se importa com o seu cliente já está em vantagem competitiva! Por isso, hoje nós vamos mostrar como você pode humanizar o atendimento da sua academia e transformar de uma vez por todas o relacionamento com o seu aluno. 1 – Para um atendimento humanizado, você já ouviu falar em rapport? Esse é o nome dado à técnica que tem como objetivo criar uma conexão com o cliente. Mas como você consegue fazer isso ao atender um aluno? Veja algumas dicas: – Preste atenção aos sinais, gestos e linguagem corporal: não tente imitar, mas seja sutil ao reproduzir alguns movimentos; – Observe o tom de voz e ritmo de fala: responda com a mesma intensidade; Seja empático; – Atente-se à linguagem utilizada: adapte a sua abordagem de acordo com a forma de se comunicar do seu consumidor, com as devidas proporções. – Além disso, também vale a pena estudar um pouco mais sobre linguagem corporal para um rapport ainda mais completo! – Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, a linguagem corporal representa 55% da comunicação, superando as palavras que são ditas de fato e o tom de voz. 2 – Fidelizando o cliente: da recepção à gestão Para oferecer um atendimento humanizado aos alunos, toda a sua equipe precisa garantir que será entregue o melhor atendimento possível ao aluno. Da recepção até você, gestor, é importante que todos sejam cordiais e garantam o melhor tratamento. Algumas atitudes que são importantes: sorriso, cordialidade, chamar o aluno pelo nome e conversar olhando nos olhos. Até hoje, muito se fala em “o cliente sempre tem razão”, mas nem sempre é assim! Há casos em que o aluno pode ser grosseiro ou inconveniente. Como lidar? Algumas dicas são: – Procure manter sempre o tom de voz; – Escute o cliente antes de responder; – Mantenha a gentileza; – Atente-se à postura corporal; – Não estenda a discussão. – A capacitação profissional também pode ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente. 3 – Demonstre empatia em suas ações Como? Escutando de verdade o seu aluno! Assim como acontece em qualquer empresa, a sua também está sujeita a cometer erros. Colocar-se no lugar do aluno é fundamental para conseguir resolver a situação e não perder o vínculo profissional. Vamos imaginar a seguinte situação: um recepcionista realizou uma cobrança indevida da mensalidade da academia e o cliente foi realizar uma reclamação na recepção. Alguns pontos são importantes para contornar a situação: – O colaborador precisa deixar claro que está ali para ajudar o aluno a resolver o problema para que isso não cause mais transtornos; – Mantenha a transparência: seu cliente precisa ser informado sobre o andamento da solução; – Como se trata de uma situação isolada, uma ideia para fidelizar o aluno é oferecer, por exemplo, um mês de aula grátis em uma modalidade que ele não está inscrito. 4 – Mantenha os pilares de um bom atendimento vivos Empatia, gentileza e, sobretudo, eficiência precisam estar presentes em todos os atendimentos. Seu aluno é um ser humano, não um número de matrícula. Por isso, é importante que você saiba como tratá-lo. Quando há uma dúvida ou um desafio a ser solucionado, todo mundo só quer ver a questão completamente resolvida. Por isso, ser eficaz e ágil é fundamental. Outro ponto importante é a presença. Onde a sua academia está presente? Facebook? Instagram? WhatsApp? E-mail? Se você oferece pontos de contato diferentes ao seu cliente, é importante que tenham profissionais atendendo em todos, pois a demora e a falta de resposta demonstram falta de comprometimento com o aluno. 5 – Não deixe a tecnologia “robotizar” o seu atendimento A nossa última dica vem com um lembrete: pessoas se relacionam com pessoas! Ou seja, não adianta utilizar diversas tecnologias se isso não solucionar o problema do seu cliente. Vamos utilizar o exemplo dos chatbots no Facebook: eles podem ser ótimos para sanar algumas dúvidas, mas ainda há casos que demandam uma ajudinha humana. Por isso, é importante que o chatbot da sua página ofereça a alternativa de falar com um atendente e uma estimativa de tempo realista para a pessoa ser atendida. Caso contrário, ela se sentirá enganada pela sua empresa. As novas tecnologias devem ser vistas como facilitadoras do excelente atendimento, não substitutas de todo o trabalho humano. Não tem como falar sobre atendimento humanizado sem indicar um dos materiais mais acessados pelo nosso público: o Guia whatsapp para academias! Gratuito, o e-book mostra como você pode garantir um atendimento diferenciado a partir do aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo. Clique aqui e acesse!

2023: ano marcado por encontros com autoridades governamentais

Em 2023, foram muitas as reuniões da ACAD com autoridades das três instâncias, desde representantes do Congresso Nacional, passando por Ministros, Senadores, deputados Federais e Estaduais, Secretários de Estado e outras autoridades em dezenas de municípios Brasil afora. Muitos destes encontros foram essenciais para avançar em pautas determinantes às atividades do setor de academias. A seguir, confira alguns destaques, apenas do 1º semestre. 25/01 – Agenda cheia em Brasília: Senador Veneziano recebe ACAD e CREF Logo no início do ano de 2023, esteve em Brasília, no Congresso Nacional, uma comitiva formada por Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, e dos representantes do CREF4-SP, Nelson Leme, presidente, Humberto Panzetti, 2º vice-presidente, e Patrick Novaes, conselheiro do CREF7-DF. Um dos encontros mais importantes foi com o Senador Veneziano Vital, vice-presidente do Senado, que recebeu a comitiva para tratar de temas impactantes, entre os quais a Reforma Tributária. “Nossa rodada de compromissos com representantes do Senado e da Câmara mostra o quanto estamos trabalhando para que as atividades das academias e dos profissionais de Educação Física sejam reconhecidas por sua essencialidade e para que possamos desenvolver ainda mais o setor”, disse Ailton Mendes. 27/01 – ACAD no lançamento do Programa VidAtiva do Governo do Estado de SP Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, representou as academias do país no lançamento do Programa VidAtiva, onde conversou com Helena dos Santos Reis, secretária dos Esportes do governo do Estado de São Paulo, pasta responsável pela iniciativa. O VidAtiva é um incentivo do Governo para a prática de atividades físicas dentro das academias. Pessoas com mais de 60 anos, inscritas no programa, recebem um cartão magnético, com valor pré-pago de até R$ 100 por mês. O beneficiado deve ter frequência comprovada mínima de 75% da carga horária mensal das atividades em que estiver matriculado para seguir recebendo o recurso. 24/03 – Presidente do Senado recebe presidente do CREF4-SP e comitiva Encontro em Brasília foi um verdadeiro marco na trajetória do setor nacional de fitness: pela primeira vez na história o presidente do Senado recebeu o presidente de um dos Conselhos Regionais de Educação Física. Nelson Leme, presidente do CREF4-SP, liderou uma comitiva com presidentes de outros conselhos regionais, e foi recebido, em encontro de mais de uma hora, por Rodrigo Pacheco, para uma conversa sobre as demandas das academias e dos profissionais de Educação Física. 19/04 – Audiência Pública no Congresso Nacional reúne setor A Audiência Pública “o impacto da pandemia do Covid-19 no esporte”, proposta pelo deputado federal Diego Garcia, foi realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, com a participação de representantes do setor de fitness, entre os quais: Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, Nelson Leme, presidente do CREF4-SP, Gustavo Brandão, presidente do CREF9-PR, e Monica Marques, consultora da International Health Racquet & Sportsclubs Association e diretora da ACAD. Ailton Mendes e Patrick Aguiar, vice-presidente do CREF7-DF e líder da ACAD em Brasília, também cumpriram uma extensa e produtiva agenda no Congresso Nacional, na qual as pautas prioritárias foram a essencialidade do setor de fitness e bem-estar na saúde e a Reforma Tributária. A agenda contemplou encontros com os senadores Veneziano e Efraim Filho, e os deputados federais Júlio César, Ricardo Abrão e Daniel Soranz, ex-secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro. 15/06: Arthur Lira recebe comitiva ACAD na residência oficial da Câmara O deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, recebeu o presidente da ACAD Brasil, Ailton Mendes, e o deputado federal Felipe Carreras para uma conversa sobre o papel estratégico das academias e dos profissionais de Educação Física. A comitiva entregou à Lira um dossiê que comprova que atividades de condicionamento físico contribuem para a saúde primária e desonera o estado, uma vez que garante a saúde física e mental das pessoas, as torna mais produtivas, além de diminuir os gastos no SUS.  

INFORMATIVO 139

Nesta edição, você vai ler: – Balanço 2023 – 2024: ACAD Brasil completa 25 anos com mais representatividade – Boas festas!     Balanço 2023 Em meio a um ano de muitos desafios, diretoria, lideranças, equipe da ACAD Brasil e parceiros da Associação trabalharam incessantemente em prol do setor. Políticas públicas: foram muitas as reuniões da ACAD com autoridades das três instâncias, desde representantes do Congresso Nacional, passando por Ministros, Senadores, deputados Federais e Estaduais, Secretários de Estado e outras autoridades em dezenas de municípios Brasil afora. Muitos destes encontros foram essenciais para avançar em pautas determinantes às atividades do setor de academias. Encontros regionais da ACAD Brasil e participação em eventos do setor: as lideranças da Associação reuniram empresários e gestores do fitness para os já tradicionais encontros regionais – que foram intensificados em 2023, com a realização de 13 encontros. A Associação também marcou presença em eventos do setor, entre os quais IHRSA Fitness Brasil São Paulo; Recifitness, Encontro Internacional de Natação; Brasil Trading Fitness Fair e Congresso Brasileiro de Natação.     2024: ACAD Brasil completa 25 anos com mais representatividade Em 1999, um grupo de empresários cariocas fundava a Associação de Academias do Estado do Rio de Janeiro, embrião do que em apenas alguns meses seria oficialmente a representante nacional de todo um setor. No ano que vem, a ACAD Brasil completa ¼ de século e muitas histórias serão contadas sobre essas mais de duas décadas. “Somos mais de 1500 associados e nossa representatividade e força só aumentam. Em 2024, a Associação vai completar 25 anos e temos muitos planos para comemorar a data e conquistar ainda mais vitórias em prol do setor, colocando as academias definitivamente como protagonistas de um movimento de combate nacional ao sedentarismo, atuando como promotoras de saúde e das soluções para que a sociedade seja mais ativa”, disse Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil.     Boas Festas! A equipe da ACAD Brasil deseja a todos boas festas, feliz Natal e um Ano Novo repleto de oportunidades! Que em 2024, possamos estar ainda mais próximos para juntos crescer nossos negócios e desenvolver o setor nacional de fitness. O informativo ACAD Brasil entrará em recesso durante e retomará suas publicações semanais no dia 19 de janeiro. Até lá e boas festas!  

Encontro ACAD Minas Gerais

    Logo na primeira semana de outubro, a Associação reuniu o mercado mineiro de fitness em um evento recheado de conteúdos e de confraternização. No dia 5, foi realizado o Encontro ACSAD Minas Gerais Na programação, Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, comandou a palestra “Panorama Setorial do Fitness”; Gustavo Fleming abordou o tema “Relações trabalhistas e sindicais”; a temática “Como as estratégias de anúncios on-line para academias podem aumentar o seu lucro” ficou a cargo de Braulio Dias Freire. Depois da rodada de palestras, foi realizada uma mesa-redonda, com a mediação de Carlos Eduardo, líder da ACAD Brasil em Minas Gerais. O tema deste debate foi: “Boas práticas nos diversos modelos de negócios”. Este encontro foi mais uma oportunidade de networking, aprendizado e troca de experiências para todos os profissionais do setor de fitness.

INFORMATIVO 138

Nesta edição, você vai ler: – Encontro Nacional dos CREFs reúne representantes de todo o país – Academia: um negócio que gira em torno de pessoas – 2ª edição do evento SUAR reuniu atletas e profissionais de Educação Física – Indústria global do fitness mostra seu impacto na saúde preventiva     Encontro Nacional dos CREFs reúne representantes de todo o país Desde ontem, o Museu do Futebol, em São Paulo é campo para mais uma edição do Encontro Nacional dos Conselhos de Educação Física – ENAC. Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil e conselheiro do CREF4-SP, esteve no evento como debatedor e comunga das ideias propostas no ENAC. “O ENAC nasceu de uma conversa de um grupo de presidentes que perceberam a necessidade de discutir as regionalidades dos conselhos de todo o país. Criamos este espaço para identificar o que cada estado tem de interessante, o que é possível compartilhar como boa prática e os principais desafios. É importante entendermos as particularidades, como por exemplo a administração das academias em cada região, no que tange legislação e outras características. Este encontro é fundamental para que possamos juntos construir uma Educação Física mais progressista” disse Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4-SP.     Academia: um negócio que gira em torno de pessoas Herb Lipsman, autor do livro “Caring (The Sequel): Valuable Insights Into Effective Club and Hospitality Management”, considerado um dos maiores nomes mundiais na formação de lideranças do mercado de fitness, é categórico: “uma coisa que não mudou ao longo desses 40 anos em que atuo: esse negócio gira em torno das pessoas e as academias bem-sucedidas se tornaram mestres em lidar com questões relacionadas a pessoas.” Para Lipsman, que esteve há alguns meses no Brasil como palestrantes do 15º Seminário Internacional de Gestão de Academias, cultura e equipes fortes são o segredo para o sucesso de uma academia. “As pessoas fazem a maior diferença, em vez de instalações, equipamentos ou qualquer outra coisa. O negócio de academia sempre foi e sempre será sobre pessoas. Isso significa encontrar as pessoas certas, capacitá-las com as ferramentas e treinamento necessários para criar ótimas experiências para os clientes e apoiar o crescimento pessoal e profissional delas para retê-las.”     2ª edição do evento SUAR reuniu atletas e profissionais de Educação Física No último sábado, dia 9 de dezembro, foi realizada em São Paulo a 2ª edição do evento SUAR, experiência imersiva para atletas, profissionais de Educação Física e pessoas conectadas à performance, promovido pela marca americana Under Armour. A programação envolveu corpo e mente, com destaques como: debate entre o atleta de Mountain Bike, Henrique Avancini, e a psicóloga do Comitê Olímpico do Brasil, Carla di Pierro. Um treinão foi conduzido por Juliana Hitomi, Lucas Pretto e Luciano D’Elia, e num box de treino foi apresentada a coleção de vestuário, com alta tecnologia para a prática intensa de exercícios. “Criamos o SUAR com o desafio de nos conectar e nos relacionar de verdade com a comunidade de treino e oferecer a eles uma experiência completa, um dia para sentir a energia da performance humana e discutir a fundo sobre treinamento e performance”, diz Márcio Callage, Diretor de Marketing da Vulcabras, representante da marca no Brasil.     Indústria global do fitness mostra seu impacto na saúde preventiva Já está comprovado: cerca de 85% das doenças são preveníveis e o exercício é uma das formas mais eficazes de prevenção. Nas últimas semanas, a indústria global do fitness mostrou seu impacto: o Global Wellness Summit (GWS), em Miami, evidenciou que a economia global do bem-estar vale 5,6 bilhões de dólares, envolvendo atividade física, saúde pública, prevenção, medicina personalizada e alimentação saudável. Já na 1ª Conferência do Exercício para Saúde da EuropeActive, em Madrid, o ponto alto foi a defesa da atividade física no centro da agenda da saúde e da prevenção, em 2024. “Temos provas inconteste e detalhadas de que que o exercício previne doenças e aumenta a longevidade, fazendo desta indústria algo ainda mais valoroso e que precisa receber incentivos governamentais”, disse o professor I-Min Lee, da Divisão de Medicina Preventiva da Harvard Medical School.    

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