Treino funcional e a diferença entre HIFT e HIIT

Duas modalidades que estão super em alta nas academias e no treino funcional

Quando pensamos em atividade física, várias modalidades vêm à tona, mas, atualmente, existem dois nomes que estão movimentando o treino funcional: HIFT e HIIT.

Antes de mais nada, vamos às siglas:

HIIT quer dizer Treino ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, enquanto HIFT é um Treinamento Funcional de Alta Intensidade

Pelas nomenclaturas podem até parecer bem semelhantes, mas vamos nos aprofundar em cada um deles para que se torne ainda mais fácil compartilhar essas informações com seus alunos.

Principais diferenças entre HIFT e HIIT

O interesse pela prática de exercício físico tem crescido na população, uma vez que existe a comprovação de que podem beneficiar o organismo.

Estudos ganharam mais espaço e ampliaram a forma como as pessoas vêem o sedentarismo e as possíveis comorbidades associadas. 

Segundo a OMS, as atividades físicas oferecem diferentes benefícios aos adultos: 

  • Melhoria na mortalidade por todas as causas, inclusive por doenças cardiovasculares.
  • Redução da possibilidade de hipertensão, câncer e diabetes tipo 2. 
  • Redução de sintomas relacionados à saúde mental, como ansiedade e depressão.
  • Melhoria da saúde cognitiva e do sono.

Para que esses índices possam ser observados, os adultos devem fazer de 150 a 300 minutos de atividades com intensidade moderada ou atividade física aeróbica.

Também é indicado como alternativa, pelo menos, 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa ou uma combinação equivalente de intensidade moderada e vigorosa e outras atividades durante a semana.

Também é recomendada a prática de atividades de fortalecimento muscular em intensidade moderada (ou maior) que envolvem todos os principais grupos musculares, sendo divididos em 2 ou mais dias por semana, pois estes fornecem benefícios adicionais à saúde.

Lembre-se de que seus alunos precisam ter em mente que fazer algum tipo de exercício físico é bem melhor do que viver no sedentarismo. 

Por isso, incentive-os a começar com pequenas quantidades, para que seja possível aumentar a frequência, a intensidade e a duração ao longo do tempo. Isso é muito importante!

Vale ressaltar que os números e indicações citados ao longo do texto variam de acordo com as condições de saúde e idade da pessoa que está praticando a atividade. 

 

Explicando o que é HIIT

Seus alunos sabem o que estão praticando como atividade física? Essa aproximação é crucial para manter o diálogo e o interesse constante na prática. 

O HIIT é muito interessante para aqueles que não possuem muito tempo, visto que seus intervalos são menores, demandando um esforço em alta intensidade. 

Inclusive, podem ser realizados em apenas 15 minutos!

Os intervalos de descanso, nesse caso, podem ser ativos ou em repouso, para relaxamento após um esforço máximo. 

Esse tipo de exercício tende a queimar mais gordura e caloria, uma vez que aumenta a necessidade do corpo por oxigênio, bem como demanda mais durante a fase de recuperação, o que é conhecido como EPOC. 

Como os exercícios levam o corpo à sua capacidade máxima, o EPOC tende a estar presente como um efeito benéfico, pois o corpo tende a ultrapassar a sua capacidade máxima de batimentos cardíacos, o que aumenta esses efeitos.

Veja um exemplo: caminhar por 1h prolonga o EPOC por até 12h, enquanto o HIIT tem a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a taxa metabólica em até 48h, fazendo com que haja queima de gordura até mesmo em repouso. 

Pode ser que um treino HIIT queime menos calorias do que um treino aeróbico quando praticado de forma constante, mas o interessante da modalidade é que ela tende a queimar mais gordura, uma vez que o seu impacto no metabolismo é muito maior. 

Confira algumas características presentes no HIIT:

  • Economia de tempo: rápido e ágil e perfeito para quem tem pressa. Suas práticas completas podem ser executadas de 15 a 20 minutos, de duas a três vezes na semana. 
  • Maior resistência: eficácia na utilização do oxigênio e transformação do metabolismo.
  • Aceleração da queima de gordura: o corpo continua funcionando até voltar à inércia, consumindo energia para a queima de calorias e gordura (o que pode durar horas).

Saber quais são os objetivos relacionados à prática é essencial para a indicação de cada uma delas.

Características da prática HIFT

O HIFT utiliza exercícios multiarticulares como: agachamentos, flexões, deslocamentos e saltos, por exemplo. 

Todos eles podem ser combinados com outras atividades aeróbicas e voltadas para o fortalecimento muscular.

Nesse caso, eles tendem a possuir variações distintas, pois são constantemente variados, podendo, inclusive, ter ou não momentos voltados para o descanso. 

Quer ver uma modalidade que trabalha muito a prática HIFT? O Crossfit. 

O tipo de treinamento pode variar de acordo com a utilização de acessórios, que podem ser de leves a pesados.

Mesmo sendo considerado de alta intensidade, os movimentos ainda são funcionais, sendo projetados para o fortalecimento de músculos e do sistema cardiovascular, como falamos anteriormente.

Geralmente, variam de 5 a 10 minutos, tendo como base um dos participantes da tarefa que, quando completa, automaticamente se inicia uma nova rodada.

HIFT e HIIT, diversos benefícios para o organismo

Independente da modalidade escolhida, ambas oferecem impacto extremamente positivo na saúde e na qualidade de vida:

  • Redução de peso corporal;
  • Melhoria das atividades enzimáticas nos músculos;
  • Aumento da motivação;
  • Tonificação dos músculos;
  • Melhoria da atividade cardiorrespiratória e cardiovascular;
  • Melhoria da capacidade aeróbica.

Esses tipos de treinos oferecem riscos reduzidos de lesão, com uma ampliação das condições físicas, como força, flexibilidade, potência, resistência muscular e agilidade.

Converse com seus alunos sobre o tema e mostre a capacidade desses dois tipos de exercícios agregados ao treino funcional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat