Blog

3 Dicas Essenciais Para o Controle Financeiro do Seu Negócio

A importância do controle financeiro e como aplicar

O controle financeiro é uma tarefa necessária desde a vida pessoal. Manter a organização dos gastos e da renda fará com que você estabeleça o domínio monetário, e isso não seria diferente para as empresas, tendo em vista o maior volume do fluxo financeiro.

Primeiramente, é preciso entender que o controle financeiro independe do tamanho da empresa, pois, erroneamente, muitos pensam que apenas as grandes empresas precisam ter esse tipo de preocupação, porém, esse assunto também abrange pequenas e médias empresas, pois a má gestão pode levar até mesmo à falência.

Gerir a parte financeira é o mesmo que evitar surpresas indesejáveis, pois esse controle proporciona uma visão abrangente das condições financeiras do negócio de forma realista, trazendo consigo as entradas e saídas de dinheiro, tais como recebimento, pagamentos diversos, funcionários, manutenções, entre outras operações.

A Importância do Controle Financeiro

Com a execução correta do controle financeiro, é possível que as empresas possam averiguar como andam suas reais condições, dessa forma torna-se mais fácil a previsão dos próximos passos a serem tomados.

Uma boa gestão financeira tornará a empresa capaz de gerenciar o que entra em caixa e o que poderá sair, identificando lucros, prejuízos, além de sanar gastos excessivos e buscar formas de aumentar seus ganhos.

Quando se consegue administrar com eficiência o capital de giro da empresa, é praticamente possível que se resolvam todos os problemas relacionados às questões financeiras. Pois é fundamentalmente importante esse conhecimento para tomada de decisões futuras, baseando-se nas informações geradas a partir desse controle.

Como Implementar o Controle Financeiro

Todas as movimentações financeiras da empresa deverão estar relatadas. Para facilitar na hora de buscar o fluxo do caixa, pode ser viável catalogar e registrar as notas e recibos, da mesma forma estabelecer previsões de lançamentos futuros.

Criar planilhas poderá ser uma solução prática para acompanhar todos os processos envolvidos, trazendo uma melhor forma de visualizar em um único lugar as áreas importantes e proporcionando uma forma mais fácil e constante de atualização das informações.

Tendo em mente o padrão dos gastos, permitirá a criação de uma estrutura apta a solucionar imprevistos, buscando cortes de despesas desnecessárias e até mesmo criar fundos de reservas. 

É muito importante a empresa saber passar por situações difíceis de forma assertiva, aprendendo e crescendo com possíveis erros, mudando assim a estrutura e estratégia de acordo.

Dicas para um bom Controle Financeiro

Para ajudar com a estruturação do controle financeiro algumas dicas poderão ser importantes, e sua aplicação poderá fazer a diferença.

1- Organização de Informações

O controle das finanças começa com a organização das informações, avaliando os relatórios e realizando a separação dos dados necessários.

Para elaborar esse planejamento é de suma importância que se conheça as condições da empresa, buscando um panorama geral.

Assim, iniciando a separação dos gastos, atente-se em manter o capital de giro suficiente para as operações cotidianas, e fundos reservas para não ser pego de surpresa. 

2- Planejamento Financeiro

Após organizar as informações e torná-las mais acessíveis, é hora de iniciar o planejamento das finanças, com isso estabelecer os objetivos e metas.

Como dito anteriormente, todos os processos que envolvam dinheiro devem ser registrados, e através disso realizar o levantamento de gastos fixos e variáveis, devendo evitar o máximo possível criação de dívidas, além de criar estratégias para todos os cenários previstos.

Se possível, é aconselhável antecipar pagamentos de contas, ainda mais se essas oferecerem descontos por pagamentos antes do prazo de vencimento, assim poderá gerar economia de valores e aumentar a credibilidade com fornecedores.

3- Acompanhamento

A melhor forma de manter as despesas sob controle é manter um acompanhamento assíduo. 

O fluxo de caixa pode estabelecer uma visão ampla sobre as finanças, podendo mostrar o período determinado que deseja analisar, dessa forma possibilitando criar projeções de longo prazo, estabelecendo estratégias previamente pensadas. 

Dessa forma, é aconselhável que se crie o hábito de manter o acompanhamento do fluxo, e também elaborar relatórios periódicos.

Uma organização essencial para bons resultados

Após conhecer a importância do controle financeiro e algumas dicas, poderá iniciar a implementação em sua empresa

Caso julgue necessário e viável, esses processos podem ser realizados ou auxiliados pela tecnologia através de softwares específicos.

Lembrando que, como em qualquer atividade, o que vale é persistir, pois erros e acertos fazem parte do processo, e o crescimento da empresa virá de acordo com a forma que lidará com eles. Além de que, no decorrer do tempo irá se habituar com a tarefa, tornando-a mais consistente e fácil de lidar.

A saúde financeira possui um peso considerável, da mesma forma que ela contribui em como a empresa é vista no mercado. 

Portanto, essa disciplina e organização farão toda a diferença dentro e fora da academia, diferenciando daquelas que não julgam necessário esse papel.

Esperamos que essa publicação tenha sido útil para você e sua academia, busque se inteirar mais de assuntos que podem auxiliar no progresso de seu negócio.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp chat