Blog

Líder do RJ Marcelo Ferreira é repórter por um dia

Mais uma vez, o líder da ACAD Brasil no Rio de Janeiro, Marcelo Ferreira, cumpriu com eficiência o papel de “Repórter por um dia”. No caso do evento, por dois, três, quatro… Tradicionalmente, ele enfrenta uma verdadeira maratona para contar tudo sobre os destaques da Feira, do Congresso e dos temas abordados por mais de 150 palestrantes. Nesta edição, Marcelo precisou de ainda mais fôlego, porque além dos espaços tradicionais, as arenas cresceram de 4 para 6 e passaram a ser temáticas (fun, multiuso, esportes etc.), com uma proposta diferente de interação com o público e uma agenda sem fim de aulas práticas. Também foram criados o FitBR, com programação paralela, além de um espaço VIP lounge, que funcionou como um camarote exclusivo para quem comprou o passaporte, em uma entrega diferenciada de experiência.

Na programação, palestras, debates e painéis com as principais novidades do segmento e estratégias administrativas para expandir os negócios, atrair novos alunos, fixar marcas, modernizar métodos e obter lucro. Na pauta, marketing digital, inteligência artificial, personalização, engajamento, cultura e copywriting. O conteúdo abordado vai de liderança à expansão de redes, passando por programas aquáticos e motivação profissional. Ufa! Haja fôlego para cumprir essa maratona.

 

“Na abertura oficial do evento, Gustavo Almeida e Fabio Saba já mostraram ao que vieram. É muito interessante o propósito dos diretores da Fitness Brasil em conectar pessoas, observar práticas sustentáveis, desenvolver o compromisso com a educação como legado para todo o setor. Este ano, eles aumentaram o número de entregas com muitas palestras também gratuitas, além de toda a programação paga de cursos técnicos, certificações e capacitações em gestão. Fizeram um convênio com o Hospital Albert Einstein, uma referência nacional em saúde, como mais um reforço de que as atividades do setor de fitness fazem parte do setor de Saúde”, comentou Marcelo Ferreira.

A economista Camila Abdelmalack abriu a Conferência falando de macroeconomia e das boas possibilidades de crescimento do setor fitness, saúde e bem-estar. “Ela deu um overview de como se encontra o cenário econômico, apontando que a preocupação hoje é que os juros caiam, para permitir a aceleração econômica e que o controle das contas públicas precisa ser feito. Também falou que o mundo hoje é globalizado e que há um cenário de preocupação, porque há uma desaceleração econômica mundial.

Durante toda a programação, uma tendência muito forte que marcou dezenas de palestras foi a preocupação com o digital: presença nas redes, marketing digital, inteligência artificial presente nos negócios como ferramenta de suporte para melhorar processos, otimizar tempo etc.

Em meio a tantas abordagens sobre como inovações tecnológicas, o argentino Guille Velez, diretor da Mercado Fitness, pareceu estar na contramão desta tendência. “Valez chamou a atenção para a importância das relações interpessoais e dos encontros presenciais, porque os negócios de academias são baseados em pessoas, feitos essencialmente para cuidar das pessoas. Ele acredita que um mundo no qual todos estão o tempo todo no celular, são criadas barreiras para que as pessoas se conectem verdadeiramente, umas com as outras. O argentino deu dicas de como as academias podem se conectar com seus clientes, conquistar mais pessoas, e como isso pode ajudar nos negócios.”

Ainda falando de pessoas, Paulo Akiau, presidente da EVO, contou sobre sua trajetória de décadas no mercado. “Ele fala sempre com muita paixão e, depois de tantos anos a serviço do fitness, já é uma lenda do mercado nacional. A mensagem dele foi: ‘você não pode menosprezar a sua cultura, seu conjunto de valores e de atitudes, porque se você quer ter resultados, precisa ter uma estratégia e para que ela seja aplicada essa sua cultura precisa estar disseminada entre os seus colaboradores. Há uma preocupação legítima do Akiau em cuidar dos colaboradores, em estar conectado com seu time, e em ter boas atitudes e isso torna a estratégia muito sólida.”

Nesta esteira de paixão e encantamento, mais uma palestra teve como foco “gente”! O apresentador de televisão, Ciro Bottini, esbanjou carisma em um show de dicas de como conquistar clientes. “Sem apresentação, sem power point, só contando casos e com muita interação com o público. Ao tom de uma apresentação muito divertida, Bottini passa inúmeros conceitos sólidos e estratégias de vendas, entre os quais o Método CBV – características, benefícios e vantagens. Ele explicou como trabalhar gatilhos de vendas para que o consumidor faça a compra. E destacou que sim: o sorriso conecta as pessoas.”

Fernando Recco, diretor na Corporate Wellness Brasil, uma empresa de bem-estar corporativo apresentou uma perspectiva interessante. “A ideia é educar as pessoas para o hábito de fazer atividade física, para que elas se tornem ativas. Ele associa a Síndrome de Burnout (esgotamento profissional) e a queda de produtividade nas empresas à inatividade física. Assim, ele entra no mercado corporativo não para entregar exercícios, mas com plataformas educativas que ‘convencem’ as pessoas, com muito suporte, de que elas precisam procurar uma academia.

 

Sobre a feira e os expositores, Marcelo foi contundente: “contrariando os economistas que pregam cautela, eu pude ver um enorme otimismo nas pessoas. Corredores e estandes congestionados, com uma participação em massa de visitantes, o que gerou uma imensa expectativa de que o mercado poderá se reaquecer, com mais procura às academias numa fase de pós-pandemia. Essa procura tem se refletindo em um cenário otimista e até de euforia.”

As tendências apresentadas este ano em termos de serviços e equipamentos também foram registradas pelo repórter por um dia. “Ficou claro que a musculação é a grande protagonista. Os recursos para treinos de força individualizado estiveram em alta, com muitos estandes apostando nesse segmento. Também chamou a atenção a italiana Technogym, player internacional voltado para o mercado premium, com máquinas com muita tecnologia. Outra área consolidada é a de softwares de gestão, que vem crescendo muito, com altos investimentos em tecnologias, entre as quais a inteligência artificial, com modelos de gestão com muitas integrações. Hoje, é impossível uma academia gerir com produtividade, sem que tenha um software de gestão como ferramenta.”

Um outro produto que chamou a atenção do líder carioca foi a oferta de franquias de academias. “Esse movimento de expansão de redes, de transformação de algumas marcas em franquias para escalar tem ganhado força no mercado. Tem muitas marcas pensando nessa ação para que assim possam alcançar uma escala maior em seus negócios. Pude observar que novas empresas de franquia se apresentando na feira. Acredito que buscar franquear e escalonar seja uma tendência para academias, assim como vemos em outros segmentos como restaurantes.”

 

Em meio a tantas palestras, Marcelo reservou tempo para participar do Encontro Nacional ACAD Brasil, como líder as Associação no Rio de Janeiro, e falou da importância de todos estarem juntos, sendo fortemente representados por uma entidade de classe potente e que trabalha incansavelmente em defesa do setor de fitness, saúde e bem-estar.

“Para que o nosso setor tenha um crescimento exponencial, o associativismo se torna cada vez mais essencial. A ACAD Brasil assumiu um verdadeiro protagonismo, sendo reconhecida por outras instituições como aquela que representa o mercado nacional. Já tendo vivido inúmeros altos e baixos, ao longo de mais de duas décadas na ACAD, entendo que se faz necessário falar sobre a importância desta associação e de como cada um de nós, empresários e gestores de academias em todo o país, somos responsáveis por manter esse protagonismo. Nossa Associação precisa crescer ainda mais e se consolidar, para que assim possa ter ainda mais representatividade levando ao reconhecimento máximo do setor, como promotor de saúde”, finalizou Marcelo Ferreira.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp chat