
Criada em 2005, a Metodologia Gustavo Borges (MGB) teve como ponto de partida a percepção do medalhista olímpico, Gustavo Borges, e dos demais sócios, Renato Ramalho, Gustavo Pinto e Felipe Malburg, de que a academia deles precisava de um sistema estruturado de ensino, capaz de formar professores, engajar alunos e gerar resultados consistentes para o negócio.

“Em algum momento do desenho inicial daquele projeto, eles perceberam que o método estruturado seria útil não só para a piscina deles, mas para qualquer escola de natação ou academia”, garante Rodrigo Vidal Ferraz, head de operações na MGB.
Ele conversou com a equipe de comunicação da ACAD Brasil e o resultado você confere abaixo.
Quais foram os principais motivadores para a criação da Metodologia?
A motivação inicial dos sócios foi ter a de ter um sistema de ensino para suas próprias academias. A MGB nasceu da união entre a experiência prática do Gustavo Borges como atleta, a experiência dos quatro sócios como empreendedores no mundo fitness e da natação, o conhecimento técnico de uma equipe multidisciplinar, com peso muito forte na parte pedagógica, e a necessidade do mercado por padronização, eficiência e resultados. Estamos em um momento muito especial, comemorando nossos 20 anos, inclusive com alguns dos nossos clientes que estão conosco desde o início. O propósito era, e ainda é, transformar o ensino da natação no Brasil.
Como a MGB contribui para o desenvolvimento da natação brasileira?
Primeiramente, são 20 anos de história, mais de 400 escolas de natação em todo Brasil, administrando quase 700 piscinas com mais de 200 mil alunos utilizando o nosso método, sempre trabalhando a inclusão, a segurança aquática e o desenvolvimento da saúde. Educamos através da natação, ou seja, além da técnica dos nados, os alunos aprendem valores virtuosos, a importância da disciplina no esporte e na vida, o convívio em grupo, o olhar para a saúde e o prazer pela prática esportiva. Desenvolvemos diversos estudos, pesquisas, trabalhos e artigos científicos todos os anos, usados internamente para melhorar o nosso método, mas também compartilhando com o mundo através de apresentações em congressos nacionais e internacionais. Com isso, contribuímos diretamente para o crescimento do número de praticantes, para o fortalecimento das academias e clubes, e para a qualificação de professores e gestores, mostrando que é possível unir qualidade pedagógica, gestão eficiente e resultado de negócio.
Para vocês, qual a importância de ser parceiro da ACAD Brasil?
A ACAD tem um papel fundamental representando e fortalecendo o setor fitness. Unindo empreendedores, profissionais e marcas em torno de um propósito comum: fazer o Brasil se mover mais e melhor. Para nós, essa parceria é natural, faz todo o sentido, além do fato de que é muito bom saber que temos alguém cuidando dos interesses do setor e fazendo parcerias estratégicas. Acreditamos que a transformação acontece quando o setor trabalha junto, compartilhando boas práticas, defendendo pautas coletivas e estimulando a prática de atividade física como um valor de vida. A união entre ACAD e MGB vem de longa data e continuará a se fortalecer a cada ano, pois reforça uma missão compartilhada: promover saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para todo o ecossistema fitness e aquático.



