A importância da atuação do nutricionista para a gestão de academias

Conheça os benefícios em integrar esse profissional nos processos da sua academia.

O interesse pela prática de atividade física é algo que está em grande ascensão no Brasil; uma vez que a população se mostra preocupada com o desempenho da saúde e melhora na qualidade de vida. Sendo assim, a atuação do nutricionista no espaço das academias é um excelente meio de promover confiabilidade de clientes, considerando o contexto da saúde e do esporte.

A nova realidade vivenciada pela população brasileira apresenta grande potencial de crescimento e desenvolvimento da gestão de academias, pois a mudança de hábitos da população abre espaço para atuação dos profissionais de saúde.

A seguir, falaremos mais sobre a importância da integração do profissional nutricionista no processo de gestão nas academias. Confira!

Atuação do nutricionista na prática esportiva

A nutrição é a ciência que estuda a alimentação e as suas formas de atuação nos mecanismos digestivos, bem como a importância dos nutrientes e as necessidades nutricionais que interferem diretamente no melhor desenvolvimento mental; afetando aspectos do bem-estar, qualidade de vida, emocional e desenvolvimento de patologias.

Considerando a preocupação com aspectos da saúde, a atuação do nutricionista no auxílio do equilíbrio alimentar para as práticas esportivas é extremamente necessário para que os alunos possam obter melhores resultados em suas atividades.

Sendo assim, o nutricionista esportivo é um profissional que pode desempenhar atividades por meio da orientação de um melhor equilíbrio e suprimento energético diário. 

Por isso, alinhar uma orientação correta quanto a alimentação antes da prática de exercícios pode ajudar o aluno a alcançar objetivos muito almejados, tais como: ganho ou perda de peso, massa e definição muscular.

Além disso, vale ressaltar que o nutricionista esportivo obtém uma formação complementar por meio de uma especialização na orientação de atletas; diferentemente da formação clínica convencional.

Atuação do nutricionista para gestão de academia

A atuação do nutricionista nas academias corrobora para o sucesso do desenvolvimento de indicadores como a fidelização de alunos e promove inúmeros benefícios na alimentação por meio do tratamento nutricional.

Sendo um alicerce para o desempenho físico, o nutricionista poderá elaborar um plano alimentar para o aluno e avaliar a necessidade de um suporte nutricional por meio do uso de suplementos, levando em consideração os objetivos do aluno e seu quadro de saúde individual; conforme orientação dada pelo Conselho Federal de Nutricionista.

Com isso, a presença de um nutricionista no quadro de especialistas de uma academia é algo necessário para oferecer suporte no aprimoramento dos processos de gestão.

Isso porque o acompanhamento nutricional evita quadros de lesões físicas, dores nas articulações, hipoglicemia, entre outras situações advindas da má alimentação associada à prática de exercícios físicos.

Vantagens de oferecer um atendimento nutricional na academia

Como vimos, a atuação do nutricionista em uma academia pode promover ganhos significativos no processo de gestão.

Uma vez que interfere em indicadores importantes como a fidelização de alunos, oferta de melhores serviços, atendimento de excelência e obtenção de um quadro de especialistas de qualidade.

A seguir, elencamos algumas vantagens em oferecer esse tipo de atendimento na sua academia.

Qualidade e aproveitamento nos treinos

A orientação do nutricionista esportivo alinhada à prática de exercícios, oferecerá ao aluno um direcionamento para melhora do seu desempenho físico

Sendo assim, a parceria entre o gestor de academia e o nutricionista é algo notável, dado que os alunos terão maior satisfação no desenvolvimento de seus treinos e o nutricionista terá maior visibilidade do seu trabalho.

Suporte no desempenho

Saber quais nutrientes são importantes para ingestão no pré e pós-treino é algo essencial para garantir um bom desempenho e manter o organismo funcionando com qualidade. 

Sendo assim, o nutricionista poderá orientar os alunos de forma individual sobre o que é preciso comer para garantir qualidade e eficiência nos processos físicos.

Destaque no indicador de confiabilidade e fidelização

Oferecer um serviço nutricional na academia evidencia aos alunos que o seu estabelecimento está preocupado no investimento em serviços de qualidade que sejam benéficos aos alunos. 

Com isso, a confiabilidade nos serviços da sua academia aumentará, uma vez que o atendimento nutricional é um grande diferencial e todos vão querer usufruir.

Devido à confiabilidade dos clientes, a sua academia poderá obter grande visibilidade e atingir altos níveis de fidelização de alunos.

Saiba como incluir a nutrição na academia

Agora que você já sabe alguns benefícios da atuação do nutricionista na obtenção de bons resultados na academia, saiba como incluir esse tipo de serviço no seu estabelecimento.

Primeiramente, é importante encontrar um nutricionista que atue no campo esportivo e esteja alinhado com os valores do seu negócio. 

Além disso, é interessante realizar uma consulta para conhecer como o serviço desse profissional é oferecido e saber a forma que ele poderá atuar no auxílio da gestão do seu negócio.

Oferecer palestras educacionais é uma ação promissora e que engaja os alunos na obtenção de informações para melhora da saúde. 

Portanto, proporcione um espaço de especial na sua academia para que os atendimentos possam acontecer, pois isso facilita o acesso das pessoas.

Elabore um contrato discriminando os números de atendimentos que serão oferecidos por mês e o tipo de serviço; sugira a elaboração de pacotes e firme esse compromisso com o profissional para assegurar confiança.

Por fim, pudemos observar que a atuação do nutricionista esportista na sua academia pode promover grandes benefícios no processo de gestão, considerando que o conhecimento dessa área auxilia na criação de vínculos muito positivos com os alunos. 

Além disso, esse tipo de parceria é capaz de enriquecer indicadores de métricas como marketing, inovação, confiabilidade e fidelização.

Logo, também considerando a preocupação com aspectos da saúde, a atuação do nutricionista no auxílio do equilíbrio alimentar nas práticas esportivas é extremamente necessário para que os alunos possam obter melhores resultados em suas atividades.

Agora que você sabe a importância da inclusão de um nutricionista esportivo no seu negócio, conheça mais processos eficientes de gestão para academia no blog da ACAD

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sem comentário ainda, deixe o seu abaixo!


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat