Saiba como ele pode se adaptar aos treinos on-line e evitar o cancelamento.
Se antes a presença da sua academia na Internet era restrita às redes sociais, hoje a história é outra.
Não teve jeito: com a pandemia, o seu aluno precisou encontrar o seu serviço de forma on-line para continuar praticando atividades físicas em casa. Por isso, você começou a oferecer aulas nas plataformas de vídeo mais conhecidas do momento.
Porém, essa realidade é nova para muitos estabelecimentos e clientes. Então, o que fazer para ajudar o seu aluno a se adaptar aos treinos on-line e evitar o cancelamento de matrículas?
Continue lendo o artigo para descobrir. Boa leitura!
#1 – “Acho que treino on-line não é pra mim…”
Em primeiro lugar, vamos derrubar esse mito: todos podem fazer atividade física pela Internet!
Há quem goste de natação, há quem goste de musculação… e o seu aluno? Ou seja, você precisa entender quais são as suas preferências!
É verdade que o fato de estar em casa reduz o número de exercícios que podem ser praticados, mas nem por isso a atividade precisa deixar de ser prazerosa.
Além disso, muitos estabelecimentos estão oferecendo apenas vídeos de treinos genéricos, que não estão exatamente adequados a sua realidade. O fato de você oferecer um treino personalizado já é um passo à frente para que sejam traçadas as estratégias certas!
Por isso, é importante avaliar com o aluno qual é a melhor forma de atingir os objetivos, enquanto ele não se sente pronto para retornar ao estabelecimento físico.
#2 – Você já ouviu o feedback do seu aluno?
Nós sempre falamos sobre a importância da comunicação em todos os relacionamentos. Seja com os alunos, equipe ou com os fornecedores, saber ouvir é fundamental!
Quantas vezes já falamos sobre a importância de se colocar no lugar daqueles que estão presentes na rotina da sua academia? Várias!
Inclusive, no artigo a seguir, você pode conferir algumas dicas sobre isso:
É sempre relevante lembrar que o cenário atual é novo e atípico para todos! Por isso, entender onde o serviço prestado pode ser melhorado é a melhor opção para garantir a retenção de alunos na academia.
Como avaliar a satisfação com as aulas on-line?
Para coletar o feedback do seu aluno e entender melhor esse momento de adaptação ao ambiente digital, nós sugerimos duas possibilidades:
A primeira é orientar o seu colaborador a conversar com o aluno sobre a opinião dele em relação aos treinos, avaliar a dedicação do aluno e se há dificuldades na execução ou em adaptá-los na rotina, por exemplo.
Além disso, essa conversa não deve acontecer apenas no dia de trocar a série, pois muitos alunos acabam desistindo da prática de atividades físicas antes desse momento.
Já a segunda possibilidade é enviar um questionário curto por WhatsApp para avaliar a adaptação do aluno. Preparamos um modelo curtinho que pode ser aplicado em sua academia. Veja:
“Olá, NOME DO ALUNO! Aqui é o/a NOME DO COLABORADOR, da academia NOME DA ACADEMIA.
Estou entrando em contato porque vi que você aderiu à modalidade de exercícios on-line e gostaria de entender um pouco melhor o seu nível de satisfação com o serviço. Lembrando que você pode justificar a sua resposta em todas as questões.
1 – De 1 a 10, como você avalia o atendimento realizado pelos professores da academia?
2 – De 1 a 10, qual é o nível de satisfação com o treino que você recebeu?
3 – Você conseguiu introduzir o treino on-line em sua rotina? Sentiu alguma dificuldade?
4 – Como você acha que a academia pode melhorar o serviço prestado para a modalidade em questão?
5 – Você gostaria de fazer algum comentário, crítica ou sugestão em relação à equipe ou à academia?
Saiba que o feedback será analisado pela equipe em breve e faremos o possível para trazer as melhorias apontadas nas respostas.
Agradecemos a sua disponibilidade para responder as perguntas!”
#3 – Motive o seu aluno para ajudá-lo a se adaptar aos treinos on-line
Não há como negar: a motivação é uma peça-chave para o seu aluno se manter cada vez mais comprometido com a academia.
Além de demonstrar que a distância física é a única que separa o público do seu estabelecimento, motivá-lo irá ajudar a praticar exercícios de forma constante e a manter a saúde em dia.
Por isso, reforçamos a importância da sua equipe estar ainda mais próxima do aluno, ajudando ele a descobrir que pode ir além do que considera como limite atualmente.
Uma ideia, por exemplo, é escolher um dia para avaliar o treinamento do aluno por meio de uma videochamada, avaliar como anda a execução dos movimentos e incentivar o aluno a evoluir cada vez mais na prática.
Outra sugestão que pode ser adotada já foi dita por nós em algumas ocasiões: todo mundo concorda que o bom e velho aulão nunca sai de moda?
É aquela boa oportunidade de reunir vários alunos na mesma sala virtual, realizar uma atividade fora da rotina e até mesmo convidar pessoas que ainda não se matricularam para conhecer o ambiente da sua academia e o quanto as aulas on-line são boas!
Não se esqueça: priorize o relacionamento com o público
Parece uma dica simples e óbvia, mas a verdade é que muitas empresas passam por sérios problemas porque não sabem atender bem o seu cliente.
Além disso, um bom trabalho de base pode ser tão importante quanto (ou até mais) que as tecnologias mais recentes para academias.
Por isso, nossas dicas finais são:
- Não se restrinja a simplesmente oferecer um treino;
- Vá além do esperado! Produza dicas de bem-estar, saúde e alimentação nas redes sociais;
- Entenda quais são os desafios do seu aluno;
- Valorize a presença digital: o seu site e as mídias sociais precisam estar atualizados!
Não deixe de ler o conteúdo que preparamos sobre como encantar o seu cliente a partir do bom atendimento:
E, claro, explore os diferentes tipos de serviço que o seu negócio pode oferecer
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Repassando o que vimos neste post
- Não teve jeito: com a pandemia, o seu aluno precisou encontrar o seu serviço de forma on-line para continuar praticando atividades físicas em casa;
- É importante derrubar o mito de que o exercício on-line é para poucas pessoas: todos podem fazer atividade física pela Internet!;
- Algumas dicas para o aluno se adaptar aos treinos on-line de forma definitiva são:
- Entenda as necessidades e desafios do seu aluno para oferecer treinos cada vez personalizados;
- Ouça o feedback do seu cliente;
- Motive o seu aluno para que ele pratique exercícios de forma constante.
- Nunca deixe de priorizar o relacionamento com o seu aluno;
- Explore as possibilidades de serviços on-line que podem ser oferecidas pela sua academia.
Esperamos que as dicas deste artigo ajudem o seu aluno a se adaptar aos treinos on-line e que o risco de cancelamento esteja cada vez mais distante do seu negócio!
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Estamos juntos!