Blog

Conheça as principais tendências fitness para 2022

Saiba quais são as principais formas de praticar atividade física e ofereça aos seus alunos manutenção da saúde e bem-estar

A pandemia relacionada ao novo coronavírus trouxe à tona a importância da prática de atividade física regular, devido aos benefícios físicos e mentais que ela proporciona. Sendo assim, as tendências fitness auxiliam na busca por qualidade de vida e melhora na saúde.

A prática de atividade física pode ser considerada um tratamento não medicamentoso, apresentando efeitos imediatos e a longo prazo na saúde. 

Por isso, diferentes organizações de saúde do Brasil e do Mundo divulgaram diretrizes para se manter ativo no período da pandemia.

A Organização Mundial da Saúde, OMS,  passou a recomendar atividades aeróbicas moderadas de 150 a 300 minutos por semana, além da realização de treinamento de força duas vezes na semana. 

Reforçando ainda a realização de atividades físicas regulares de forma remota.

Sendo assim, podemos dizer que ser fitness vai além da busca pelo corpo perfeito, pois a prática de atividade física reflete diretamente no cuidado com a nossa saúde; favorecendo o controle das doenças crônicas, comorbidades e melhorando a resposta imunológica a infecções.

Sabendo disso, neste post falaremos sobre as principais tendências fitness para o ano de 2022, para que você possa começar o ano promovendo qualidade de vida e bem-estar. Confira!

Tendências fitness e o treinamento on-line

O modelo de aulas on-line é um grande destaque dentro do levantamento de tendências fitness para 2022, uma vez que a pandemia proporcionou um crescimento fundamental para esse segmento, garantindo segurança, comodidade e economia de tempo e dinheiro.

Desse modo, muitas academias procuraram adaptar-se e promover aulas gravadas ou ao vivo, podendo ser transmitidas em redes sociais como Instagram ou Youtube. 

Conforme especialistas da área, todas as modalidades de atividades terão espaço entre os praticantes.

Ainda, as redes sociais proporcionam a vantagem de permitir que o conteúdo fique gravado, de forma que o aluno possa acessá-lo no momento mais oportuno para as práticas; além de abranger públicos de diferentes cidades e estados.

Exercícios ao ar livre

Com o avanço da vacinação global contra a Covid-19, os exercícios ao ar livre ganharam espaço entre as tendências fitness do ano. 

Isso porque, o contato com a natureza aumenta a sensação de bem-estar e garante um reflexo no fator “socialização” – importante após o longo período de isolamento recomendado pela OMS.

Com a popularidade da busca por exercícios ao ar livre, pode ser interessante para as academias promover aos alunos aulas de yoga e alongamento nas praças, por exemplo. 

Além disso, atividades como corrida, caminhada, pular corda e realizar abdominal, também podem ser executadas e trazer um diferencial.

High-Intensity Interval Training (HIIT)

O High Intensity Interval Training (HIIT, sigla em inglês), pode ser traduzido como treinamento intervalado de alta intensidade, sendo outra grande tendência fitness para o ano de 2022 por apresentar vantagens na economia de tempo na sessão de treinamento.

O HIIT é um modo de esforço físico que baseia-se na prática de exercícios cíclicos e repetitivos, sendo realizados em uma intensidade alta e com momentos alternados entre esforço e recuperação.

Com isso, esse tipo de treino faz com que o organismo trabalhe mais rápido, garantindo um metabolismo acelerado e, consequentemente, uma maior queima de calorias. 

Logo, enquanto exercícios aeróbicos como a esteira, por exemplo, tendem a ter uma duração de uma hora, o HIIT pode ser realizado em um tempo médio de 30 minutos.

Treinamento com Personal Trainers

Personal Trainer (treinador pessoal), é a prestação de serviços de treinamento físico personalizado conforme os objetivos do cliente, sendo uma das grandes tendências fitness por ter se tornado mais acessível on-line.

É um método de treinamento pessoal em que o profissional elabora a melhor forma de aplicar treinos específicos para aprimorar o condicionamento físico do cliente, estabelecendo metas para alcançar as necessidades e objetivos individuais de cada cliente.

Tecnologia Wearable

A tecnologia Wearable está ganhando espaço no mercado e sendo cada vez mais aclamada, à medida que torna-se mais acessível ao público. 

Logo, destaca-se pela monitoração e rastreamento de indicadores básicos de saúde, por meio de dispositivos como relógios inteligentes e monitores de frequência cardíaca, por exemplo.

Esses acessórios tendem a determinar quantidade e qualidade de sono, calorias queimadas, tempo sentado, níveis de condicionamento físico, medição de frequência cardíaca, passos dados em um dia, nível de oxigênio no sangue e até apresentar sensores de eletrocardiograma (ECG) que podem nos alertar se nossa saúde está em risco.

Academias híbridas

O surgimento de academias híbridas é uma das novas tendências fitness para 2022, isso porque as academias tiveram que adaptar-se ao cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus e passaram a oferecer aulas híbridas no intuito de possibilitar aos alunos a continuidade das práticas de atividade física.

Sendo assim, essa tendência oferece tanto a praticidade das aulas on-line quanto um modelo de práticas presenciais na academia física, conforme reabertura dos espaços.

Agora que você conhece as principais tendências fitness para 2022, não deixe a saúde dos seus alunos de lado e procure oferecer os serviços que estão em alta no mercado. Proporcione saúde e bem-estar!

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat