Blog

A Importância da Gestão de Empresas para Pequenos e Médios Negócios

Uma Boa Administração Faz a Diferença

A gestão é definida como um conjunto de estratégias e ações que se fazem necessárias para que ocorra a administração e gestão de empresas e de todos os seus setores. 

Dessa forma, ela irá conduzir os negócios em busca dos melhores resultados, sendo estes através da administração dos recursos materiais e humanos, do controle financeiro, além do que se faz necessário para as manutenções.

Esse tem sido um tema de muito interesse para as empresas de todos os portes, contudo, daremos ênfase às pequenas e médias, onde as estratégias de gestão são ainda mais imprescindíveis, tendo em vista que muitas vezes as demandas são maiores que a quantidade de funcionários disponíveis, sendo necessário um cuidado maior com os planejamentos.

Inicialmente, no momento em que uma empresa é criada, já devem ser pautadas as missões, valores e visão desta organização, tal como planejamento financeiros e perspectivas de futuro. 

Por isso, para que ocorra o bom funcionamento da organização, é preciso uma gestão qualificada, alinhando as necessidades e melhorando a comunicação entre os setores.

A Importância da Gestão de Empresas

O bom funcionamento de uma empresa depende da qualidade de sua administração, pois uma gestão eficiente fará com que todas as áreas atuem em sincronia, caso contrário, a empresa passará por dificuldades em vários pontos, como desvio de funções, perda de capital e até mesmo ser levada à falência.

Cada setor depende de um conjunto de técnicas específicas para seus processos e funções, sendo que a aplicabilidade das mesmas dependerá de cada situação, ou seja, é preciso um aprofundamento do contexto inserido para tomadas de decisão. Portanto, para cada área será preciso utilizar a habilidade propriamente adequada.

Erroneamente, muitos ainda acham que a gestão de pequenas e médias empresas são mais fáceis, porém, como dito antes, a demanda é maior que a mão de obra, assim pode não ser possível que existam profissionais suficientes envolvidos em cada área de gestão

Dessa forma será preciso utilizar de boas estratégias para sobrepor esse déficit, como, por exemplo, oferecer treinamentos adequados para que os profissionais inseridos na academia possam ter bases teóricas e práticas para lidar com o público e contornar objeções de novos fechamentos de contrato. 

Tipos de Gestão

O âmbito da gestão empresarial possui algumas vertentes, as quais precisam estar funcionando de forma coordenada, pois uma irá depender da outra para que ocorra uma boa administração geral.

Abaixo iremos dar uma pincelada em cada uma delas:

Gestão financeira

Voltada a identificar os lucros e prejuízos da empresa, tal como se atentar a gastos excessivos para saná-los, como também buscar formas de aumentar o lucro. 

De forma mais básica, essa área irá gerenciar o que entra no caixa para saber o quanto poderá sair, identificando o valor pago pelo cliente e os gastos da empresa.

Gestão de marketing

Com base no planejamento, esse segmento deverá inicialmente entender a visão da empresa, para que assim possa realizar as atividades de marketing de acordo. 

É necessário que haja um plano de ação, visando o público alvo, a forma e o canal que usará, entre outras questões. 

Importante voltar-se à captação de clientes finais, pois mesmo que a mídia chegue a um número exorbitante de pessoas, não necessariamente a maioria se tornará cliente.

Gestão de produção

Sem produto ou serviço, não há empresa, portanto, essa área deve ser muito bem gerida. 

Quando se fala de produto, deve-se atentar para que não ocorram desperdícios do mesmo, pois isso é o mesmo que perder dinheiro, mas estando relacionado a serviço.

Uma vez que o serviço também pode ser considerado como um verdadeiro produto disponibilizado ao seu cliente, principalmente pelo fato de que, atualmente, os consumidores vêem a relação com as empresas como a vivência de experiências, podendo elas serem positivas ou negativas.

Tal pensamento deve ser amplamente conversado e analisado dentro do negócio, visto que sua aplicabilidade exige um bom planejamento de tempo e funcionários.

O mais importante a ser lembrado aqui é: quando não há qualidade no serviço e existe perda de tempo em algum tipo de demanda, você poderá acrescentar tais fatos à sua lista de prejuízos. Ou seja, cuide para que isso não aconteça!

Gestão logística

Não estando apenas relacionada aos processos de transporte e armazenamento de produtos, essa parte da gestão também visa sobre os desgastes dos materiais da empresa, tal como a vida útil dos mesmos, podendo assim fazer a previsão de manutenção ou troca de material com base no uso.

Gestão de pessoas

Sendo uma área de extrema importância e amplitude, este segmento irá controlar toda a equipe da empresa

Focando em elaborar treinamentos, palestras, entrevistas ou demais atividades relacionadas aos funcionários, além de voltar-se à análise de performance e desempenho geral do negócio.

Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Estar a frente de administrar empresas desses portes é saber que muitos desafios específicos poderão surgir, como é o caso de falta de recursos ou de mão de obra, contudo, a implementação de uma boa gestão fará com que a empresa prospere e fará com que a exista mais possibilidades da mesma sobreviver ao mercado e até mesmo crescer.

Investir na gestão não é uma opção a ser explorada esporadicamente, mas é um processo que exige continuidade. 

Esse pensamento vem por motivos de tudo estar em mutação, ou seja, sempre haverá mudanças em várias esferas, consequentemente fazendo com que novas propostas e estratégias surjam e sejam mais viáveis e adequadas.

Saber como e onde aplicar é fundamental, exigindo sempre a verificação da gestão atual e seus efeitos, estes devem ser benéficos aos setores, caso isso não esteja ocorrendo, será preciso reavaliar e implementar uma nova estratégia.

Sem a gestão de uma empresa o controle de seus setores e pessoal seria difícil, até mesmo impossível. Como consequência em não se preocupar com esse quesito, muitas empresas estão perdendo espaço para as que buscam crescer com a aplicação de uma administração eficiente.

Com o conhecimento adequado é possível construir e desenvolver estratégias que sejam apropriadas a cada desafio, formando ótimas opções de soluções para sua empresa e assim buscando a missão e visão pré estabelecidas.

Investir na gestão e implementá-la a sua empresa tornará os processos mais ágeis e rentáveis, além do controle das finanças, com os gastos e lucros. Não devendo esquecer também da necessidade de um bom ambiente de trabalho e o cuidado com o bem estar dos integrantes de toda a equipe.

Você conferiu alguns tópicos a respeito de gestão empresarial para pequenas e grandes empresas, agora, aplique no seu dia a dia para obter excelentes resultados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp chat