Blog

Inédito: presidente do Senado recebe presidente do CREF4-SP

Na semana passada, um encontrou em Brasília foi um verdadeiro marco na trajetória do setor nacional de fitness: pela primeira vez na história o presidente do Senado recebeu o presidente de um dos Conselhos Regionais de Educação Física.

Nelson Leme, presidente do CREF4-SP, sentou-se no sofá-namoradeira, peça célebre da coleção imperial do Congresso Nacional, no qual são recebidos chefes de estado e outras autoridades. Ao seu lado, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, escutou as demandas do setor e se colocou inteiramente à disposição.

“Só o fato de nos sentarmos naquele sofá é um marco emblemático e de muita representatividade para o nosso setor! O senador Pacheco foi muito receptivo, tanto que estava previsto 15 minutos para o nosso encontro, que durou mais de uma hora”, disse Nelson Leme.

Sobre os temas abordados na conversa entre os presidentes, Reforma Tributária, Essencialidade das academias e atividades da Educação Física, Lei do Esporte e a criação de um Fundo Nacional para Pessoa Com Deficiência. Abaixo, as mais expressivas falas do presidente Nelson Leme sobre as temáticas em pauta no encontro.

Reforma Tributária   

“Destacamos a importância da não taxação sobre os serviços, uma vez que o setor não suportaria mais impostos. Pacheco explicou como está o andamento da Reforma, a posição do Senado de não aumentar a taxação de serviços, mas apontou que a decisão vai a plenário, onde a questão vai se desenrolar. O senador reafirmou a importância de a sociedade escolher líderes que represente suas causas, de as categorias, como a nossa, escolheres seus defensores em todas as casas legislativas.”

Lei da Essencialidade

“Também conversamos sobre a Lei da Essencialidade, evidenciando que a atividade física é essencial para toda a população. Que a lei seja uma medida que se antecipe às novas possíveis epidemias, atestando em lei que a Educação Física, as academias e clubes esportivos são essenciais para a saúde da população, desonerando o setor da Saúde Pública. As academias precisam funcionar plenamente para cumprir o papel delas, assim como os profissionais devem atuar na prevenção e nos cuidados com a população.”

Lei Geral do Esporte

“Desde o ano passado, estamos trabalhando junto à Comissão do Esporte, nos esforços para ampliação da carga horária de aulas de Educação Física nas escolas. Pleiteamos 150 horas. Tratamos da importância do tema desde a educação infantil até o ensino médio. Sabemos que a atividade física regular é um fator chave de proteção para prevenção e o controle das doenças não transmissíveis e aumentar e garantir a carga de aulas nas escolas é uma forma a construir o hábito de um estilo de vida ativo e saudável, contribuindo para um estado pleno de bem-estar físico, mental e social. Estimular a prática da atividade física desde a mais tenra idade até a fase adulta favorece o hábito de frequentar a academia, praticar esporte e tudo mais.”

Fundo Nacional para Pessoa Com Deficiência – PCD

“Uma pauta diferenciada sobre a qual também conversamos foi a criação de um Fundo Nacional para Pessoa Com Deficiência, entendendo que essa medida pode auxiliar que as academias possam receber PCD e estimular a prática da atividade física para este público, que requer ainda mais cuidados para a garantia de uma vida saudável.”

Participaram do encontro senadores, presidentes de outros Conselhos e representantes do setor nacional do fitness

Também fizeram parte do célebre encontro os Senadores Alexandre Luiz Giordano, de São Paulo, e Omar Aziz, do Amazonas, além de presidentes de CREFS de outras regiões, entre as quais Bahia, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e de Brasília.

Estiveram presentes os presidentes dos CREFs Nicole Azevedo, CREF7-DF, Alessandro Gamboa, CREF2-RS; Lúcio Brandão, CREF12-PE; Rogério Gonçalves CREF13-BA; Paulo Ferreira, CREF10-PB; Gustavo Brandão, CREF9-PR; e Eliana de Mattos, CREF11-MS.

Patrick Aguiar, representante da ACAD Brasil e um dos mais importantes defensores e colaboradores das pautas do setor no Congresso, também esteve neste encontro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp chat