Blog

Tendências Fitness: o que esperar em 2023?

Tendências Fitness 2023

Há quase duas décadas, o American College of Sports Medicine (ACSM) publica anualmente a pesquisa “Worldwide Survey of Fitness Trends”, apontando não o que pode estar na moda, mas as atividades físicas que devem ser tendência mundial.

“Ainda que o mercado brasileiro tenha suas características próprias, essa pesquisa do American College sobre tendências é uma contribuição para que o setor de saúde e de fitness, em todo o mundo, possa tomar decisões críticas de negócios, levando em conta os desejos dos consumidores”, disse Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil.

Para 2023, o levantamento, recentemente publicado, aponta a Tecnologia Wearable no topo do ranking. Em sua 17ª edição consecutiva, a pesquisa mostra que a tecnologia continua a impactar a indústria de fitness.

Efeito pós-pandemia

Um dos fatos curiosos é a nova posição do treinamento on-line —

que em 2021 foi a tendência número 1 e agora caiu para a 23ª posição do ranking. As pessoas podem até fazer algum uso do treino on-line, mas, depois de tantos meses de isolamento, o que a maioria quer é mesmo treinar presencialmente, com todas as vantagens de uma academia ou um centro esportivo oferecem.

O Treinamento de Força com Pesos Livres foi o 2º colocado, o Treinamento com Peso Corporal ficou em 3º lugar e o Treinamento de Core e Treinamento em Circuito ficaram em 11º e 12º lugar, respectivamente. Esses resultados mostram que muitas academias estão apostando em treinos tradicionais.

Confira o ranking mundial para 2023

  1. Tecnologia Wearable (tecnologia vestível) — relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS, incluindo tecnologia que pode monitorar o coração, calorias, tempo sentado, sono e muito mais.
  1. Treinamento de Força com Pesos Livres — esta atividade incorpora o uso de barras, halteres e kettlebells.
  1. Treinamento com Pesos Corporais — técnica que se concentra no peso corporal como a principal resistência. O treinamento com pesos corporais usa o mínimo de equipamento e espaço.
  1. Programas de Fitness para Idosos — programação com foco no envelhecimento da população e suas necessidades.
  1. Treinamento Físico Funcional — treinamento para equilíbrio, coordenação, força funcional e resistência para melhorar as atividades da vida diária.
  1. Atividades ao ar livre — caminhadas em grupo, passeios de bicicleta ou treinos liderados por profissionais de saúde e fitness. As atividades podem ser eventos curtos, de um dia inteiro ou excursões planejadas de vários dias.
  1. Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) — esses programas geralmente envolvem repetidas sessões de exercícios de alta intensidade combinados com períodos de descanso.
  1. Exercício para perda de peso — essa tendência incorpora programas de perda de peso, como aulas de dieta e nutrição, com uma rotina de exercícios.
  1. Profissionais de Fitness Certificados — contratação de profissionais de saúde e fitness certificados que tenham concluído programas educacionais.
  1. Treinamento Pessoal — plano que inclui definição de metas, avaliação de condicionamento físico e programação de exercícios com um “personal”.

Ainda aparecem na lista, na sequência: (11) treinamento básico; (12) treinamento em circuito; (13) treinamento em casa; (14) treinamento em grupo; (15) exercício como “remédio”; (16) medicina do estilo de vida; (17) ioga; (18) licenciamento para profissionais de fitness; (19) coaching de saúde e bem-estar; e (20) aplicativos de exercícios.

Brasil: as 5 principais tendências para o mercado brasileiro

Pelo 4º ano consecutivo, o pesquisador Paulo Costa Amaral liderou a pesquisa de tendências no Brasil. Os top five brasileiros são:

  1. Personal training;
  2. Exercícios para perda de peso;
  3. Programas de exercícios para idosos;
  4. Treinamento funcional;
  5. Treinamento com peso corporal.

Os programas de condicionamento físico para idosos continuam sendo uma tendência popular para 2023 e apontam para uma estratégia promissora para profissionais de saúde e condicionamento físico com a capacidade de criar programas voltados à atividade física e socialização.

Essas tendências apontadas pela pesquisa podem contribuir para que gestores de academias criem mais ofertas para seus clientes, aumentando assim as oportunidades de bons negócios!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp chat