No dia 10 de fevereiro, representantes da Associação Brasileira de Academias – ACAD Brasil e CREF-4/SP Conselho Regional de Educação Física do Estado de SP foram recebidos pela Secretária do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva, e pelo Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.
A reunião no Palácio dos Bandeirantes resultou em pontos positivos para o setor:
• Possibilidade de ter o horário de funcionamento estendido para 12 horas nas fases Laranja e Amarela do Plano SP. Os secretários já receberam uma carta assinada pela ACAD formalizando essa solicitação (Pedido formulado e sob análise).
• Autorização para que as pessoas que integram os chamados grupos de risco e que hoje estão proibidas de frequentar as academias possam voltar a treinar, desde que apresentem a carteira de vacinação comprovando que foram imunizadas. Assim, gradativamente idosos e pessoas com enfermidades, que já estão sendo vacinadas, poderão voltar às academias.
• Inclusão do setor de academias no Plano de Benefícios Financeiros que o governo de São Paulo está desenvolvendo. Essa medida poderá beneficiar e muito as pequenas e médias academias.
“Apresentamos aos secretários uma série de pesquisas, dados e estudos feitos nos Estados Unidos, em países da Europa e no Brasil, que mostram que a prática da atividade física aumenta a resposta imunológica, que academias são locais protocolados e seguros, e que podem ser aliadas no enfrentamento da Covid-19. Também solicitamos que a essencialidade do setor seja reconhecida, uma vez que as academias são promotoras de saúde”, diz Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil
Imprensa ACAD: Lilia Giannotti (21) 987544547